BOVA11: O que é e como investir neste fundo?

BOVA11: O que é e como investir neste fundo?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

05/05/2021 • Atualizado: 25/01/2022

4 minutos

Compartilhar:

BOVA11: Saiba como comprar e vender um dos fundos mais negociados em Bolsa

Salve rapaziada! Pit Money na área!

Hoje estou aqui para falar sobre o BOVA11, um fundo muito negociado na Bolsa de Valores e bastante atrativo para quem quer diversificar seus investimentos.

Além disso, também é ideal para o investidor que deseja ficar mais tranquilo e sem ter o trabalho de escolher quais empresas vai investir, uma a uma.

BOVA11: O que é?

O BOVA11 é um ETF (Exchange Traded Fund):um fundo negociado em Bolsa com  a intenção de replicar o Índice Bovespa. Ele é administrado pela Black Rock, a maior gestora mundial de recursos.Você pode investir no BOVA11, que detém ações das maiores empresas do Brasil, através do Home Broker ou do aplicativo da Clear

Ou seja, é basicamente um produto que visa acompanhar da forma mais fiel possível o Índice Bovespa, e para isso investe exatamente nos mesmos ativos que compõem o Índice com uma proporção muito similar ao indicador que ele se baseia.

Além disso, também importante saber que a taxa de administração cobrada pela gestora para investir neste fundo é de 0,3% ao ano.

Falando em custos…

Em 2019,  o BOVA11 estava custando por volta de R$101 por cota.

Ou seja, a partir deste valor você já podia comprar sua participação neste fundo e assim investir indiretamente nas 65 maiores empresas do Brasil, como Vale, Bradesco, Petrobras, B3, Ambev, Banco do Brasil, entre outras.

Como comprar o BOVA11 na Clear?

Eu garanto: investir no BOVA11 é muito simples e rápido!

Se você estiver no celular, basta baixar o app da Clear.

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

1º Passo

Pelo aplicativo, clique no menu superior esquerdo.

2º Passo

Escolha a opção Renda Variável -> Básico.

3º Passo

Digite Bova11 no campo Código do Ativo e clique no símbolo de + para adicionar o BOVA11 à sua lista de ativos.

4º Passo

Clique no quadrado de BOVA11 e insira um preço igual ou superior ao primeiro preço de Venda (que estará em vermelho).

5º Passo

Insira sua assinatura eletrônica e clique em comprar.

Como vender o BOVA11?

Para vender, basta fazer o contrário da operação anterior.

Ou seja, colocar um valor igual ou inferior ao que aparece na coluna azul, que é a coluna de Compra.

Afinal, você venderá para alguém que está querendo comprar de você.

Diferença entre BOVA11 e BOVA11f

Se você for comprar ou vender menos de 10 unidades de BOVA11, é necessário inserir a letra F (de fracionário) após o código.Portanto, caso queira comprar 7 cotas, por exemplo, o código será BOVA11F, e a quantidade, 7 cotas.

Como acompanhar o BOVA11?

A partir do momento que se investe no BOVA11, o lucro e prejuízo que você está tendo é automaticamente calculado pelo App da Clear, basta você clicar em “Ver Detalhes” no menu inferior direito da tela inicial.

Caso você esteja usando o Home Broker, para acompanhar a situação basta clicar em “Meus Ativos” e localizar o BOVA11 na lista que está em ordem alfabética.

Como é um produto que visa replicar o Índice Bovespa, que é o índice mais famoso da Bolsa de Valores, você inevitavelmente ouvirá a respeito do desempenho do Índice, até mesmo pela mídia não especializada.

E esta é uma grande vantagem dos ETFs: sabendo como está indo o índice, você acaba tendo uma boa ideia de como está indo seus investimentos.

Bom, acho que já deu para ter uma ideia das vantagens de se investir neste produto:

Diversificação, facilidade e rapidez de se investir em Renda Variável sem ter que saber como está a saúde financeira de cada empresa.

Com a Renda Fixa pagando cada vez menos, o BOVA11 pode ser uma excelente porta de entrada e de transição na busca do investidor por rentabilidades mais interessantes.

Um beijo em Vossos Corações e BORA GANHAR UNS DIN!

* Algumas operações estão sujeitas a cobranças. Confira nossos custos em: clear.com.br/site/custos