5 dicas infalíveis de Day Trade para iniciantes

5 dicas infalíveis de Day Trade para iniciantes

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

12/06/2019 • Atualizado: 23/02/2022

6 minutos

Compartilhar:

Bea Aguillar separou dicas indispensáveis para quem quer superar os desafios dessa modalidade promissora e desafiadora

O Day Trade é uma das principais formas que os traders profissionais usam para ganhar dinheiro no mercado financeiro. Porém, Day Trade para iniciantes pode representar uma aventura. Lucrar em operações que duram apenas poucas horas ou minutos requer habilidades técnicas, intelectuais, psicológicas e emocionais afiadas. Por isso, separamos 5 dicas que podem ser muito valiosas para evitar que os novatos caiam em uma cilada. Confira!

5 dicas infalíveis de day trade para iniciantes

Um bom trader não precisa necessariamente ter um curso formal, mas deve compreender que o aprendizado nesta área exige muita dedicação. O objetivo é conseguir identificar oportunidades para fazer transações rápidas e com boas probabilidades de acerto. Há várias escolas que podem ser utilizadas para auxiliar na tomada de decisão.  O trader iniciante precisa se dedicar para dominar essas técnicas e identificar qual delas se adapta melhor ao seu perfil como investidor. Entre as principais escolas de análise, podemos destacar o Tape Reading, a Análise Técnica e o Price Action.

O Tape Reading permite identificar a movimentação dos preços por meio da análise das ordens de compra e venda no mercado. Os traders fazem a leitura dos negócios fechados (Times and Trades) e da dinâmica do Book de Ofertas para identificar mudanças nos movimentos dos preços criadas pelos grandes players e se posicionar na mesma direção.

A Análise Técnica estuda os movimentos do mercado por meio de gráficos. Com ela, o trader busca mapear situações que aconteceram no passado e que podem se repetir no presente.  Sua base gráfica dos preços sinaliza os pontos de resistência, suporte e tendência.  É uma estratégia muito apropriada para tentar saber quando o preço vai subir, cair ou se manter.

O Price Action é um tipo de Análise Técnica que não utiliza indicadores. As decisões dos investidores fazem o preço se movimentar, criando uma trilha no gráfico sob a forma de candles. Esses desenhos revelam a disposição do mercado para continuar derrubando ou aumentando os preços. Portanto, Price Action é tomar decisões de compra e de venda baseadas somente no movimento realizado pelo preço. Quem opta por esta escola de estudo aponta a limpeza do gráfico como sua principal vantagem.

Depois de dominar as principais escolas de estudo e entender como cada uma delas pode te ajudar nas operações, é hora de criar um setup eficiente e seguro. Um setup pode ser definido como a maneira que o trader irá operar no mercado por meio da definição prévia dos movimentos de entrada e saída das posições.  Esse conjunto de definições é fundamental para criar um padrão nas operações. Sem critérios pré-estabelecidos o trader fica à mercê do emocional e pode dar um passo em falso no primeiro sinal de volatilidade do mercado.

Além de saber a hora certa de entrar em uma posição, é fundamental ter alvos e stop bem estabelecidos. Os alvos são aliados na hora de realizar o lucro e evitar que uma estratégia vencedora se transforme em prejuízo. Já o stop estabelece o risco máximo aceitável na operação e evita perdas inesperadas. Para ter sucesso no Day Trade, é fundamental determinar metas e estabelecer um limite de perda diária. O setup é essencial para manter uma estratégia bem definida que produza resultados consistentes.

Antes de ir para o mercado, não deixe de testar o seu setup em uma plataforma de simulação. Operar no modo demo permite que você entenda e valide a dinâmica da sua estratégia sem nenhum risco financeiro. É possível encontrar diversas ferramentas online para praticar os seus trades em situações reais de mercado, mas sem utilizar dinheiro de verdade.

O simulador é uma ótima forma de treinar suas habilidades, moldar hábitos corretos para as operações e confirmar se os padrões para entrada e saída que você definiu estão funcionando como o esperado.  É melhor reavaliar a estratégia com base nas descobertas que fizer no simulador do que depois de uma perda real no mercado.

Comece a investir na Bolsa de Valores e não gaste nada com corretagem. Abra sua conta na Clear e aproveite!

Depois de obter bons resultados no simulador, é hora de encarar o mercado de frente. Entretanto, isso não é sinônimo de correr riscos desnecessários. O sucesso na conta demo deixou de fora um fator bem relevante na equação dos trades de curto prazo: o emocional.  Portanto, a dica é começar da forma menos ousada possível até que você tenha confiança para ir aumentando suas metas aos poucos.

A alavancagem, ou seja, a possibilidade de fazer operações com valores superiores à quantia que o trader tem de fato em conta, é um recurso muito utilizado no Day Trade. Porém, esta solução deve ser usada de forma consciente, pois pode potencializar tanto os lucros como os prejuízos nas operações. Quem ainda está ganhando experiência, deve optar por operar o menos alavancado possível.

Outra dica é não começar operando grandes volumes. Comece com um único minicontrato para ganhar experiência e testar sua estratégia sem grandes prejuízos.  Além disso, separe um orçamento apenas para o Day Trade. Assim, você não coloca o seu patrimônio em risco durante os possíveis altos e baixos da sua curva de aprendizado.

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

5) Crie e pratique a consciência de que a disciplina será sua melhor amiga

Se tornar constante no mercado é o principal desafio do trader. Esse é um processo de médio a longo prazo e exige muita disciplina. É importante traçar metas realistas e ter um bom gerenciamento de risco. É preciso também ter persistência e paciência para entender que as perdas fazem parte do aprendizado e que não se ganha rios de dinheiro do dia para a noite. Ter controle emocional para saber respeitar sua estratégia ou reavalia-la no momento certo é um requisito fundamental para ter sucesso nessa profissão. Investir em conhecimento e autocontrole é o melhor caminho.

Uma dica é procurar por cursos sobre o tema. Um curso que pode te ajudar é o “Introdução ao Universo de Trading”, da Xpeed. Nele você vai aprender os principais conceitos para operar como trader.