O que é suitability: conheça os 3 perfis de risco para operar na Bolsa

O que é suitability: conheça os 3 perfis de risco para operar na Bolsa

Navegue por assunto


Aprenda o que é suitability e como funciona o formulário para descobrir os tipos de perfis de risco para investir 

o que é suitability

Não é segredo que o mercado de Renda Variável gira em torno da volatilidade. Por isso, descobrir o seu perfil de investidor, por meio do suitability, antes de começar a operar é essencial para que a corretora disponibilize o produto adequado para você, de acordo com a sua tolerância ao risco, objetivo de investimento, conhecimento de mercado e capital disponível.

Mas como funciona esse questionário? Preparamos esta matéria para explicar o que é suitability e como ele é usado pelas instituições financeiras para definir o perfil de cada investidor.

O que é Suitability

O suitability, que em português significa verificação a adequação do produto ao cliente, consiste na aplicação de um formulário utilizado pelas corretoras para definir o perfil de investidor de cada pessoa e, a partir disso, adequá-lo ao melhor tipo de investimento.

Um de seus principais objetivos é capturar informações sobre o investidor para entender qual nível de risco ele está disposto a assumir ao investir seu capital. Dessa forma, a corretora consegue distinguir quais produtos estão mais adequados com o perfil de seu cliente, disponibilizando operações específicas para este perfil, evitando, assim, frustações futuras, principalmente no mercado de renda variável, no qual a volatilidade dos ativos é bem recorrente.

Com o intuito de proporcionar proteção ao capital financeiro de seus clientes, a instrução CVM 539 de 2013, que entrou em vigor em julho de 2015, tornou o preenchimento do formulário uma norma obrigatória da CVM (Comissão de Valores Imobiliários), conforme à regulamentação CVM.

Nele, o investidor deve responder todas as informações solicitadas, que têm o objetivo de apurar as preferências do investidor para atingir os seus objetivos, como o período que deseja manter os investimentos; as preferências declaradas quanto à assunção de riscos; o objetivo de investimento; patrimônio; necessidade futura de recursos; tipos de produto, serviços e operações familiares; a natureza, o volume e a frequência das operações já realizadas, bem como o período; além da formação acadêmica e experiência profissional.

Confira a politica de suitability vigente da Clear e saiba mais detalhes sobre o questionário. Lembrando que a Política sofrerá alteração a partir de outubro.

Tipos de perfis de investidores

Depois de entender o que é suitability é essencial compreender que o o perfil de risco dos investidores pode ser dividido em três tipos: conservador, moderado e agressivo. Entenda como cada um deles funciona:

Conservador

O perfil conservador é aquele que, ao investir, coloca a segurança em primeiro lugar e se propõe a assumir os menores riscos possíveis.

Ele faz questão de sentir seguro e prefere colocar seu capital em um investimento que ele saiba quanto irá render no fim da aplicação, como por exemplo o Tesouro Selic e demais títulos do Tesouro Direto – Tesouro IPCA+ e Tesouro Prefixado – com vencimento em até 3 anos.

Ou seja, preferem uma rentabilidade a médio e longo prazo com mais proteção ao capital investido em vez dos resultados de curto prazo, que oferecem mais riscos nas operações.

Moderado

Este tipo de perfil preza por investimentos que proporcionem segurança ao seu capital, mas busca retornos acima da média e, por isso, aceita assumir certos riscos, diversificando sua carteira entre produtos de Renda Fixa, como por exemplo os títulos do Tesouro Direto – Selic, IPCA+ e Prefixado – independentemente do prazo de vencimento.

Agressivo

O perfil agressivo é aquele que tem amplo conhecimento de mercado e assume correr altos riscos para conseguir grandes ganhos em suas operações. Costumam aplicar mais da metade de seus recursos em produtos de renda variável, como AçõesFundos ImobiliáriosBTC (tomador), Operações Estruturadas e com algoritmosDerivativos e Mercado Futuro – contratos cheios e minicontratos, de índice e dólar.

Além, é claro, de todos os títulos do Tesouro Direto.

Neste tipo de perfil, ter equilíbrio emocional faz toda a diferença já que as chances de perdas são muito maiores do que no perfil conservador e moderado.

o que é suitability traders

Por que o trader  precisa operar de acordo com seu perfil de risco?

Saber qual é o seu perfil de risco antes de investir é essencial para escolher os melhores produtos para operar. Isso porque, dependendo do seu perfil de risco, a corretora poderá constatar por meio do suitability, se você está apto ou não para realizar tal operação.

Ou seja, usando o formulário para traçar o perfil de seus clientes, a corretora consegue ser mais assertiva na disponibilização de seus produtos, evitando futuros problemas financeiros e emocionais, devido a perdas expressivas e baixa tolerância ao risco.

Depois de operar por um tempo, é possível que o investidor ganhe experiência de mercado e aumente seu grau de tolerância a riscos, podendo mudar de perfil no suitability e realizar operações consideradas mais arriscadas.

Como funciona o formulário de Suitability

O formulário de suitability é composto por diversas perguntas relacionadas aos dados pessoais, capital financeiro, interesse por investimentos, tolerância a riscos e conhecimento de mercado do cliente.

Nele, o cliente também precisa informar como está dividido sua carteira e quanto ele aplica em cada tipo de investimento, como fundos, renda variável, renda fixa, previdência privada e derivativos.

Na Clear, o cliente só terá sua conta ativada depois de preencher o questionário, que pode ser encontrado no Home Broker e deve ser respondido da forma mais sincera possível.

Depois de preenchido, você se enquadra em um dos perfis de investidor e, a partir disso, a corretora disponibiliza os produtos correspondentes ao seu tipo de perfil.

É possível alterar meu perfil de risco?

Sim, sempre que quiser você poderá atualizar seu perfil preenchendo novamente o formulário. Lembrando que o perfil é atribuído de acordo com uma nota ponderada a partir das suas respostas e de algumas informações cadastrais.