Swing Trade: conheça essa operação da Renda Variável

Swing Trade: conheça essa operação da Renda Variável

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

05/05/2021 • Atualizado: 29/03/2022

9 minutos

Compartilhar:

A foto mostra um homem em um escritório, com uma calculadora à sua frente, um notebook ligado em uma plataforma de trade

Swing trade: confira o guia completo para começar a operar nesta modalidade de investimento 

Swing trade é uma das modalidades de investimento na Bolsa de Valores mais famosas do mercado. 

Diferente do Day trade, em que as operações começam e terminam no mesmo dia, nesta modalidade a compra e venda de ações, ETFsFIIs e opções, pode durar dias, semanas, meses ou até anos. 

Neste artigo, vamos comparar as modalidades e te explicar, no detalhe, tudo o que você sempre quis saber para se tornar um investidor de Renda Variável de sucesso. Vamos lá? 

O que é Swing trade? 

Swing trade nada mais é do que operações que tem abertura e fechamento de posição em pregões distintos na bolsa, permitindo que o investidor chegue a ficar semanas comprado no mesmo ativo. 

Conhecido como uma das principais formas de investir em ações – e outros ativos – na Bolsa de Valores, o Swing trader pode tomar as suas decisões por meio de uma análise técnica (também conhecida como análise gráficaanálise fundamentalista ou mista, por mais tempo. 

Ou seja, diferente do Day trade, em que a análise gráfica é feita durante o dia, em minutos, para avaliar o melhor momento de compra e venda de um determinado ativo, no Swing trade o investidor pode acompanhar os gráficos ao longo de um período, de dias ou semanas. 

Segundo o analista Filipe Fradinho, o Frad Gain da sala ao vivo da Clear, a vantagem do Swing trade é a possibilidade de comprar um ativo e esperar uma valorização maior ao longo do tempo, sem precisar se apegar aos ganhos diários, como acontece no Day trade

“Como não é algo de muito curto prazo, você não precisa pegar exatamente no “olho da mosca”, como a gente fala. Ficar esperando o dia inteiro, na ansiedade, para ver uma operação que pode acontecer no final do pregão, por exemplo”, explica. 

É indicado, para investidores que desejam receber dividendos, parte do lucro de uma empresa dividida entre os acionistas, ou investir em empresas com bons fundamentos e possibilidade de valorização no curto e médio prazo. 

Há também uma terceira modalidade de investimento, conhecida como Position Trade ou buy and hold, semelhante ao Swing trade, porém indicada para quem quer manter o ativo no longo ou longuíssimo prazo, por meses ou até anos. 

Swing trade: como funciona? 

O primeiro passo para operar Swing trade é ter uma conta aberta em uma corretora de investimentos. 

Vale lembrar que cada operação tem um custo da corretora que escolher operar, conhecido como corretagem

Na Clear esse custo não existe. Ou seja, você pode operar o quanto quiser sem pagar nada por isso. Além disso, não é cobrado qualquer outro custo para operar, como por exemplo: taxa de custódia. 

Essa vantagem é um grande diferencial para quem quer ingressar no mercado de renda variável. Isso porque, a corretagem não “corrói” a sua rentabilidade, fazendo com que a possibilidade de retorno nas suas operações seja ainda maior. 

Uma vez com a corretora definida, hora de pesquisar e analisar, com muita cautela, os ativos que deseja ter na sua carteira. 

“Para operar swing trade você tem que ter um recurso guardado, que você sabe que não precisará usar. Você não pode vender uma ação para pagar uma conta de luz, por exemplo”, explica Frad. 

Para o analista, também é essencial estar preparado para perder, uma vez que você pode sair no prejuízo e acabar perdendo parte, ou até todo, seu capital investido. 

“É muito importante ser uma pessoa que tem disciplina. Disciplina é essencial. E foco no estudo, você tem que estudar muito. Não é algo fácil”, conclui. 

Qual a diferença entre Day Trade, Swing Trade e Position? 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Day Trade 

Operações de curtíssimo prazo, na qual o trader compra e vende os ativos no mesmo dia. 

Considerada uma modalidade arriscada, uma vez que você está o tempo todo se expondo a novas decisões e novas operações, a chance de errar torna-se maior. 

Por isso, foco e disciplina são tão importantes. 

Para Frad, o day trader precisa ficar na frente do computador durante todo o pregão, com dedicação total a isso, e operar alavancado. 

“Necessariamente para operar day trade e ganhar dinheiro, tem que estar muito alavancado. O que é isso? Você com 25 reais operando 10 mil dólares”, explica Frad. 

Sendo assim, se você é uma pessoa que gosta de adrenalina e não tem paciência de ficar acompanhando seus investimentos, por anos ou meses, talvez você possa se dar bem no day trade

3 dicas que podem te fazer ganhar mais no Day Trade | com Bea Aguillar 

Swing Trade 

Nesta modalidade estamos falando de operações de curto e médio prazo, em que o investidor compra o ativo e aguarda o momento conveniente para vendê-lo. 

“A vantagem do Swing trade é que é uma operação mais longa, e você não precisa necessariamente ficar tão exposto como no day trade. No Day trade você está muito alavancado”, conta Frad. 

CLEAR PRO: Como comprar Ações no Swing Trade 

Position Trade 

Conhecida por Position trade, ou buy and hold, essa modalidade não é “reconhecida” pela receita federal, uma vez que entra na mesma tributação das operações de Swing trade

Ou seja, alíquota de 15% contra 20% no Day trade

No entanto, na prática, essas operações são conhecidas por durar meses ou até anos, tendo como intenção principal lucrar no longo prazo, especialmente com pagamento de dividendos e/ou outros proventos. 

A venda só ocorre se houver alguma mudança de cenário. 

A decisão das ações que compõem a carteira de um Position Trader, é feita por meio de uma análise fundamentalista ou técnica, pensando sempre na valorização do papel no longo prazo. 

Ou seja, se você não tem pressa e quer investir um pouco por mês, fazer aportes recorrentes, e tem paciência de esperar o seu dinheiro render no longo prazo: você pode ter perfil para o position trade. 

Muitas dúvidas surgem em relação à possibilidade de viver de trading, não é mesmo?  

Para auxiliar na sua tomada de decisão e tirar suas dúvidas sobre o tema, recomendamos o vídeo, “É possível viver de Trade?”, do canal do Youtube, da Bússola do Investidor.  

Quais são os Riscos de operar Swing Trade? 

Segundo Warren Buffett, o maior investidor de todos os tempos, “o risco está em você fazer o que você não sabe”. 

Por isso, estudo e disciplina são tão importantes para alcançar o sucesso na Bolsa de Valores. 

Vale lembrar que o mercado de renda variável é incerto. Às vezes você pode ganhar muito, e às vezes sair no prejuízo. “Ninguém está na bolsa para brincar. Se vai entrar, tem que entrar sério”, diz Frad. 

Para minimizar os riscos, é essencial diversificar a sua carteira entre diferentes setores da economia. 

Para Frad, o ideal é começar com pouco dinheiro e ir experimentando as sensações aos poucos. “Dá pânico, você fica eufórico. A ação sobe e você tem que ter controle para sair da operação na hora certa”, explica. 

Uma alternativa para diminuir as suas perdas, seja nas operações de Day tradeSwing trade ou Position, é o stop

“Por exemplo, coloquei 100 mil reais na Petrobrás, mas eu aceito perder até 15 mil, então na hora que comprar o ativo, já coloca a ordem de stop para ficar programado. Bateu lá você já “sai fora”. Então você consegue limitar a sua perda”, explica. 

Como escolher as melhores ações para compor uma carteira de sucesso? 

Estudo, foco e disciplina são essenciais para quem quer ter sucesso na Bolsa de Valores, independentemente da modalidade que escolher operar e acompanhar os indicadores econômicos.  

Na Clear, você conta com suporte 100% gratuito para tirar as suas dúvidas e ficar por dentro do mercado, escolhendo boas ações para a sua carteira. 

Veja algumas das principais vantagens: 

Relatório semanal 

Uma vez por semana os clientes recebem um relatório fundamentalista com uma recomendação de ação para compor a carteira. 

Salas de análise 

Suporte ao vivo e durante todo o pregão do mais renomado time de analistas do mercado, por meio das salas de análise gratuitas

Ebooks 

E-books com os temas mais relevantes do mercado. Clicando aqui, você tem acesso aos principais materiais. 

Curso “Análise Técnica Clássica” 

Entenda como a análise técnica clássica pode te mostrar as melhores oportunidades de compra ou venda de ativos no mercado de capitais. 

Clique aqui para conhecer o curso.  

Swing Trade e a Análise Técnica 

A análise técnica é utilizada pelo investidor para tentar antever a possível direção do preço de um determinado ativo. É a ferramenta que o trader usa para encontrar a tendência. 

A base desse tipo de Análise está nos gráficos, que mostram a movimentação do preço dos ativos no decorrer do tempo. 

Quem conhece a teoria da Análise Técnica consegue identificar padrões e regiões importantes para os preços, consequentemente oportunidades de operações. 

Com elas os traders implementam estratégias operacionais — algumas conhecidas da maioria dos traders (como cruzamento de médias móveis), e outras bem pessoais, baseadas no perfil do investidor. 

3 passos para operar Swing Trade na Clear 

Na Clear todas as operações são feitas por meio do Pit de Negociações, o Home Broker oficial da corretora. 

Clicando aqui, você tem acesso aos tutoriais explicando cada funcionalidade do Pit no detalhe. Vale a pena acessar! 

Agora, confira o passo a passo para operar Swing trade por meio do Pit: 

Passo 1: Acesse o Pit 

Acesse o Pit Negociações (nova versão). No menu, no canto superior esquerdo da tela, clique em Renda Variável e, em seguida, selecione Swing Trade

Passo 2: Adicione o ativo 

Selecione o sinal de + no painel para adicionar o código do ativo (por exemplo, Vale: VALE3) que deseja visualizar a cotação e, depois, clique em boleta, no canto inferior direito da tela. 

Passo 3: Preencha a boleta e envie a ordem 

Preencha a boleta de compra ou venda com a quantidade e o preço por ação e, por fim, digite sua assinatura eletrônica para enviar a ordem. 

Como operar vendido no Swing Trade | com Bea Aguillar 

Agora que você já sabe tudo sobre Swing Trade, abra sua conta na Clear e comece a investir na Bolsa!