[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Bull Market e Bear Market: entenda o significado das expressões

Bull Market e Bear Market: entenda o significado das expressões

Navegue por assunto


A foto mostra uma escultura de touro, em referência ao bull market

Bull Market e Bear Market: entenda o que esses termos significam e como aproveitar os melhores momentos para investir em ações

Bull Market e Bear Market: alguma vez na vida você já escutou estas expressões do mercado financeiro?

Universalmente conhecidas, estas expressões – que em português significam “Mercado do Touro” e “Mercado do Urso”, respectivamente – estão relacionadas aos movimentos de alta e baixa do mercado de ações na Bolsa de Valores.

Com muitos outros termos e expressões utilizadas no cotidiano dos investidores, não existe uma única origem globalmente aceita sobre elas.

No entanto, uma das explicações mais pertinentes é a defendida por Richard S. Tedlow, autor do livro Miopia Corporativa, no qual sugere que as expressões refletem a forma como esses animais, touro e urso, atacam suas presas.

Interessou? Falaremos mais sobre os termos neste artigo.

Bull Market: o que é?

Bull Market, ou mercado do touro, é o mercado de alta.

Ou seja, essa expressão é utilizada para dizer que o mercado está em um momento bom e otimista.

Em outras palavras, a expectativa é que os preços das ações subam e com isso os investidores contem com a possibilidade de lucros maiores em suas operações.

Talvez, você também escute a expressão “bullish” (como um touro), que quer dizer a mesma coisa: mercado em ascensão.

A origem do nome, segundo Richard S. Tedlow, é que o touro ataca sua presa com os chifres, de baixo para cima.

Como funciona o Bull Market?

Um bom exemplo para você entender como funciona o Bull Market é lembrar da lei da oferta e procura.

Com o mercado otimista, mais pessoas querem comprar ações e com isso o preço delas sobe, certo?

Pois é.

A grande questão foi quem identificou o touro antes dele aparecer, comprou as ações mais baratas e com isso pôde lucrar com a venda delas no momento de alta.

Bear Market: o que é?

O Bear Market é o mercado de baixa, ou seja, quando os preços das ações caem e os investidores estão pessimistas em relação ao mercado.

Existe também a o adjetivo “bearish”, em português “como um urso”, que pode descrever um momento ruim da economia: inflação alta, desemprego crescente ou algum segmento do mercado em baixa, por exemplo.

A suspeita é de que o nome da expressão se dá, devido a forma como o urso ataca sua presa, de cima para baixo.

Diferente do touro, que reage com o movimento contrário, atacando sua presa com os cifres e jogando-a “para cima”.

Como funciona o Bear Market?

No caso do Bear Market, estamos falando mercado pessimista.

Ou seja, mais investidores querendo vender suas ações a fim de evitar possíveis prejuízos, o que faz com que o preço delas caia.

Quem optar por comprar nesse momento de baixa, pode ter que esperar muito tempo para ver o lucro na aplicação, já que a queda dos preços pode ser longa.

Segundo Filipe Fradinho, analista da Clear corretora, a dica é comprar ações logo no fim do Bear Market.

“Procure comprar uma ação quando os preços estiverem no fundo do poço, mas apresentem uma eventual melhora. Ou seja, quando começar a dar sinais de que a demanda está aumentando, é hora de comprar”, explica.

Como se preparar para as altas e baixas do mercado?

Para Filipe, o FradGain das salas educacionais da Clear, a análise gráfica ajuda o investidor, ou trader, a se preparar para as fases e movimentos do mercado.

“Fazendo uma leitura minuciosa do comportamento do preço no tempo conseguimos ver alguns padrões de candles, alterações de volume e outros estudos que nos dão sinais do que deve estar por vir”, diz.

“Parece complexo, mas com dedicação e estudo qualquer pessoa pode aprender. Eu e meus colegas do #teamClear estamos todos os dias on-line durante o pregão para ajudar quem quer entender melhor o mercado”, conclui.

Além das salas ao vivo, clientes Clear contam com relatórios semanais exclusivos e elaborados pela Eleven Financial Research, renomada casa de análise, com recomendações de compra, incluindo preço alvo, stop e outros.

Para acessar as salas, contar com o suporte dos melhores analistas do mercado e receber os relatórios exclusivos, clique aqui e abra sua conta na Clear – 100% on-line e gratuita.