Bolsa de valores para iniciantes: passo a passo para investir em ações

Bolsa de valores para iniciantes: que tal aprender tudo sobre? 🤔 Provavelmente, muitos pensam que a Bolsa de Valores é um bicho de sete cabeças e exclusivo para pessoas com muito dinheiro. 

Mas, a boa notícia é que quem pensa assim está equivocado: investir em ações pode ser simples e é possível começar com pouco dinheiro. Existem diferentes métodos e estratégias para começar a negociar no mercado de renda variável

Para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de investir o seu dinheiro, vamos detalhar tudo que você precisa saber para começar a investir em ações.  

Então, vamos lá? 😉 

O que é a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores brasileira, conhecida como B3, é um ambiente de negociações no qual os investidores têm acesso a compra e venda de títulos emitidos por empresas — as chamadas ações. 

Vale ressaltar que por meio da Bolsa de Valores é possível negociar outros ativos além de ações, como opções, minicontratos, ETFs, fundos imobiliários, e outros. 

Como funciona a Bolsa de Valores?

A Bolsa de Valores funciona organizando o mercado. Ela garante à empresa que abriu capital o recebimento do dinheiro de suas ações vendidas, bem como se assegura que o investidor que comprou terá posse desses títulos, com eficiência e segurança.  

Há alguns anos as operações deixaram de acontecer por meio do pregão viva-voz, e passaram a ser realizadas de forma 100% online, conhecido como pregão eletrônico da bolsa de valores, por meio de um Home Broker — plataforma que conecta a pessoa investidora à corretora e à Bolsa de Valores. 

Além disso, existem dois segmentos da bolsa de valores, são eles: 

  • Mercado primário: onde ocorrem as negociações entre empresas e investidores (IPO); 
  • Mercado secundário: onde ocorrem as negociações entre investidores compradores e vendedores. 

👉 Para saber mais, clique aqui e confira todas as diferenças entre mercado primário e secundário 

A foto mostra um homem sentado, utilizando um computador em uma mesa, com uma mão no queixo olhando para cima com olhar "pensativo" em referência a questão "como começar a investir na bolsa de valores?".

O que são Ações?

Uma ação nada mais é do que “um pedaço” de uma empresa negociada na Bolsa de Valores. 

Para os iniciantes, investir na bolsa de valores exige aprendizados. Por isso, é importante entender o que são as ações.  

Uma empresa que abre capital permite que as pessoas tenham acesso à compra de suas ações. Assim, é possível adquirir mais recursos para o crescimento da mesma. 

Cabe ao investidor ou trader pesquisar e escolher com cautela as empresas que considera mais promissoras e com possibilidade de retorno atraente. 

No entanto, é importante ressaltar que ações são aplicações de risco. Por isso, se você é iniciante, não deixe de investigar qual é o seu perfil de investidor. Dessa forma, você está apto para investir nessa modalidade de investimento. 

🔵 Clique aqui e descubra qual é o seu perfil de investidor (suitability) 

Além disso, é importantíssimo estudar sobre o tema para aperfeiçoar sua técnica e melhorar sua performance ou contar com recomendações de especialistas, além de diversificar sua carteira antes de começar a investir em ações.  

📘 Acesse o blog Master Clear e aprenda tudo sobre o universo da renda variável.  

Conheça os módulos de operações na Bolsa de Valores

Para quem é trader, existem no mercado dois módulos de operações: o swing trade e o day trade. Vamos conhecer melhor cada um deles. 👇 

Swing trade

Swing trade é o nome dado às operações de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores com duração de dias, semanas, meses e até anos. Ou seja, comprar uma ação em um dia e aguardar para vendê-la quando for mais conveniente para o investidor. 

Essa modalidade é indicada para quem quer investir e lucrar no mercado de ações, mas não tem tempo de acompanhar o mercado de perto durante o pregão ou, também, para aqueles que acreditam na valorização das ações no longo prazo. 

Quando a expectativa for comprar ações e guardá-las para o longo prazo, por anos e até décadas, o mercado conhece como “buy and Hold”

Day Trade

Day trade é a operação de compra e venda de ativos no mesmo dia, com o objetivo de lucrar com as oscilações do mercado. 

Hoje, por meio do home broker e demais plataformas criadas para essa categoria de negociações na Bolsa de Valores, qualquer pessoa pode operar day trade, incluindo você. 😎 

No entanto, é importante saber que essas operações são consideradas de alto risco e indicadas para traders experientes e preparados para lidar com ganhos e perdas significativas. 

As grandes vantagens do day trade são a agilidade nas operações e a possibilidade de operar alavancado

Além disso, para ter sucesso no Day Trade, é fundamental que o trader escolha uma (ou mais) estratégias para as suas operações. Entre as principais e mais usadas estão:  

Como começar a investir em ações?

Agora que já nos familiarizamos com os conceitos principais, está na hora de entender como começar a investir em ações.  

Há duas análises muito conhecidas no mercado: a análise fundamentalista e a técnica. Entenda: 👇 

Análise Fundamentalista

A análise fundamentalista é realizada para entender a saúde financeira de uma empresa negociada na Bolsa de Valores. 

Feita por analistas fundamentalistas, funciona como uma análise detalhada da empresa junto aos aspectos econômicos do país, prevendo o seu crescimento no médio/longo prazo e o preço justo para o investidor entrar na ação. 

Análise Técnica

A análise técnica estuda o mercado por meio de gráficos, com base no preço e o volume dos ativos. 

O objetivo dessa análise é prever a tendência de um ativo baseando-se no volume, quantidade de ativos disponíveis para compra na Bolsa de Valores, e na oferta, a quantidade de compradores interessados. 

Ela é indicada para operações de curtíssimo prazo, como o Day Trade. 

Passo a Passo de como investir na bolsa de valores para iniciantes

Após aprender o que é a bolsa de valores, suas modalidades e como ela funciona, é hora de entender, na prática, como dar seus primeiros passos nesse mercado

Veja como é simples: 

01. Abra sua conta em uma corretora de valores

Para começar, abra sua conta em na corretora que tenha acesso à bolsa. Desse modo, você pode garantir a legitimidade das operações. 

Na Clear, você conta com uma plataforma segura e pode negociar com taxa de corretagem ZERO, além de acessar as maiores plataformas do mercado por meio do benefício de Plataforma Zero. Algumas dessas plataformas são:   

👉 Saiba mais sobre as plataformas da Clear.  

02. Identifique o seu suitability

Depois, lembre-se de investigar qual é o seu perfil de investidor como explicamos no tópico ‘O que são ações”. Você deve se enquadrar os seguintes modelos: 

  1. Conservador; 
  1. Moderado; 
  1. Agressivo. 

03. Transfira o dinheiro para sua conta da corretora

Na Clear, a transferência de recursos é feita via TED da sua conta no banco para a sua conta de mesma titularidade da corretora. 

04. Estude e escolha suas ações

Sempre estude o mercado financeiro e as empresas que deseja investir. Nesse momento, você também pode entender sobre gerenciamento de risco a fim de aprender melhores estratégias para reduzir potenciais riscos nas operações

Esse passo é fundamental para todos aqueles iniciantes que estão começando a investir na bolsa de valores.  

Para te ajudar a tomar as melhores decisões, a Clear também conta com uma tecnologia de Personal Trader, conhecida como AIA (Assistente de Inteligência Artificial). Trata-se de uma ferramenta que aprende como você opera e oferece dicas que podem melhorar o seu desempenho nas operações de Day Trade. 

A AIA identifica padrões comportamentais que podem prejudicar suas operações, gera relatórios de performance e fornece recomendações personalizadas.  

Assim, você tem um aprendizado constante, reduzindo riscos e obtendo mais controle emocional nas operações de trade. Basta operar com a Clear que a AIA entra em ação! 🚀 

👉 Experimente nossa Assistente de Inteligência Artificial para traders  

05. Compre suas ações

Por fim, escolha as ações que deseja, realize uma ordem de compra e seja bem-vindo (a) à Bolsa de Valores! 🌟 

Conclusão  

Entendeu como funciona a bolsa de valores para iniciantes? Aprender a investir na bolsa exige dedicação, mas é um caminho que vale a pena.  

Além de tudo, mesmo com os riscos da renda variável, ela apresenta muitas oportunidades que valem seu esforço. Então, tome todos os cuidados necessários, estude e aproveite da tecnologia para melhorar sua performance e conquistar seus objetivos financeiros. 

Bora começar a investir? Vem pra Clear! 💰