Circuit breaker: prejuízo ou oportunidade? Saiba como agir.

Circuit breaker: prejuízo ou oportunidade? Saiba como agir.

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

09/03/2020 • Atualizado: 23/12/2021

4 minutos

Compartilhar:

A foto mostra um homem sentado à frente de três monitores apontando uma caneta para um deles.

Entenda com o analista Fernando Góes o que é o circuit breaker e como agir em momentos de oscilação do mercado de ações

Nesta segunda-feira (09/03), o Ibovespa teve o circuit breaker acionado em virtude de uma queda de mais de 10% no início do horário de negociação na Bolsa de Valores, o conhecido “pregão”.

Esse mecanismo é utilizado pela B3 como forma de proteger o mercado da volatilidade em momentos de oscilações inesperadas e repentinas.

Nosso analista, Fernando Góes, comentou esse movimento do mercado e explicou como agir em situações como essa. Confira:

Circuit breaker no mercado neste início de semana. Como agir?

Segundo o analista da Clear Corretora, Fernando Góes, em momentos de quedas expressivas como essa, antes de mais nada, é ideal que o iniciante saiba claramente a diferença entre o trader e o investidor, antes mesmo de começar a investir.

“Existem pessoas na Bolsa que estão querendo se aproveitar das oscilações dos preços no curto prazo e ganhar dinheiro com o sobe e desce na Bolsa e existe quem está investindo seu dinheiro em ações, apostando no crescimento das empresas e pensando na valorização no longo prazo”, comenta.

Para ele, é essencial que o trader, não só em quedas como a dos últimos dias, mas em qualquer situação, tenha sempre um stop de risco.

“O mercado já vem caindo há algum tempo e já vem perdendo todos os seus stops, então, se o trader for disciplinado (e se não for, precisa aprender a ser), ele deve ter um stop de risco para limitar a perda dele, até porque, no final, o grande segredo de ganhar dinheiro no mercado é esse: perder pouco dinheiro quando errar, e ganhar muito dinheiro quando acertar. Para mim, é simples: o trader que não está stopado, está, com certeza, operando errado”, afirma Góes.

Já os investidores, principalmente os iniciantes, precisam saber que os investimentos de Bolsa devem ser pensados no longo prazo. Segundo Góes, o ideal é que você compre aos poucos, ao invés de investir todo o seu capital em ações de uma só vez. Para ele, quando pensamos dessa forma, a queda acaba se tornando uma oportunidade porque, com os preços em baixa, está cada vez melhor para o investidor ingressar na Bolsa.

Góes alerta que esse movimento de baixa, na verdade, não deve se tornar motivo de desespero: “Já vimos isso acontecer várias vezes com a crise do suprime em 2008, com o circuit breaker no dia do Joesley Day, em 2017, entre outros”.

Logo, se o investidor estiver posicionado e perdendo dinheiro, a dica do analista é que ele tente manter seu controle emocional e, caso tenha dinheiro para novos aportes, aproveite a oportunidade, pois as ações estarão com preço baixo e a crise só vira oportunidade se o investidor puder se beneficiar disso.

Por fim, diante deste cenário, o analista Góes ressalta que o ideal neste momento é que o trader esteja protegido com o stop e que o investidor encare a queda como oportunidade.

Ele acredita que, da mesma forma que este movimento de baixa esteja acontecendo tão rapidamente, o mercado irá estabilizar e ficará difícil por um bom tempo, mas que daqui alguns meses, possivelmente em setembro ou outubro, ele entrará voltará a subir, exatamente como aconteceu nas últimas crises.

CLIQUE AQUI para acessar sua conta e aproveitar essa oportunidade.

Ainda não é cliente? CLIQUE AQUI e abra sua conta.

Entendendo melhor o circuit breaker…

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Circuit breaker: o que é?

O circuit breaker nada mais é do que uma ferramenta usada pela bolsa de valores para bloquear o pregão quando ocorrem oscilações inesperadas e repentinas no mercado de ações.

Sendo assim, toda vez que o mercado é surpreendido com com uma queda brusca, por exemplo, o mecanismo é acionado para rebalancear as ordens de compra e venda dos investidores, protegendo o mercado da volatilidade.

Como funciona o Circuit breaker?

O circuit breaker na Bolsa de Valores funciona assim: se o Ibovespa atingir uma queda limite de 10% em comparação ao dia anterior, as negociações são interrompidas por trinta minutos.

Após esse tempo, com o pregão reaberto, se houver oscilação negativa de até 15%, a interrupção nas operações se dá por mais trinta minutos.

De volta à normalidade, caso ocorra uma queda de 20%, acontece a suspensão dos negócios por prazo a ser definido pela Bolsa e a decisão é comunicado ao mercado.

Independentemente do cenário definido, nos últimos trinta minutos de pregão as negociações acontecem normalmente.

Já é cliente da Clear? CLIQUE AQUI e acesse sua conta.