Como investir mil reais? Dicas para montar a sua carteira

Como investir mil reais? Dicas para montar a sua carteira

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

16/09/2019 • Atualizado: 28/04/2022

4 minutos

Compartilhar:

O Influenciador e economista Pit Money explica como montar a sua primeira carteira de investimentos com pouco dinheiro

Como investir mil reais pode ser a dúvida de muitos brasileiros. Por isso, eu, Pit Money, estou aqui para te ajudar.

A corretagem zero, da qual a Clear foi pioneira, democratizou o ingresso de novos investidores na Bolsa de Valores, fazendo com que investimentos de menor porte fossem viabilizados para o investidor iniciante.

Isto porque, antigamente, este se sentia numa encruzilhada: por um lado, gostaria de começar com pouco dinheiro até se adaptar às flutuações da renda variável, e por outro, se sentia acuado pelo fato de que a corretagem corroeria seus investimentos de baixos valores, visto que o custo de corretagem é cobrado por ordem.

Como esta barreira não existe mais, o investidor iniciante me questiona: como investir mil reais, visando montar uma carteira de investimentos de longo prazo?

O fato é que, até se habituar à volatilidade comum do mercado, é saudável e desejável que o investidor comece por produtos menos voláteis, como os fundos imobiliários (FII’s), que também são negociados em Bolsa de Valores.

Quais são as vantagens dos Fundos Imobiliários?

Além de suas cotações variarem menos (sim, no começo você vai checar seus investimentos toda hora), eles pagam uma renda mensal que é depositada diretamente na sua conta da Clear, o que tranquiliza o investidor caso ele entre em um momento de mercado baixista e permite que seu dinheiro trabalhe para você o quanto antes.

Cabe explorar um pouco mais essa vantagem dos FII’s: lembrem-se sempre que, mesmo que você entre com uma mentalidade de longo prazo na Bolsa, no começo este período vai parecer mais demorado do realmente é.

Uma situação nova gera ansiedade, e devido ao fato de a ansiedade ser um sentimento, e sentimento não combinar com dinheiro, começando pelos Fundos Imobiliários você já vê seu dinheiro trabalhando para você desde o primeiro mês.

Já o percentual que você deve ter de Fundos Imobiliários é totalmente individual.

No meu caso, eu tenho 30% do meu portfólio em FII’s que estão divididos igualmente em 5 tipos de fundo:

  • Fundos Híbridos
  • Fundos de Fundos
  • Fundos de Galpões Logísticos
  • Fundos de Shopping Centers
  • Fundos de Lajes Corporativas


E ao meu ver,
quanto mais perto da sua aposentadoria você estiver, mais concentrado em FII’s você deve estar, já que os nossos gastos são mensais, mas as empresas listadas em Bolsa não costumam pagar dividendos mensalmente.

Mas, e o mercado de Ações?

Por falar em empresas, os outros 70% da minha carteira estão distribuídos entre empresas que eu gosto.

No entanto, a B3, nossa Bolsa de Valores, tem mais de 300 empresas listadas, entre as small caps, blue chips, mid caps e outras classificações.

Então, como escolher quais ativos integrarão minha carteira?

Bom, isso também é bem subjetivo, mas eu creio que o investidor iniciante – e pessoas preocupadas em como investir mil reais – devam priorizar as “Vacas Leiteiras”, que são as empresas que pagam dividendos mais relevantes com mais frequência.

Os setores que costumam pagar estes dividendos mais gordos ao investidor são os setores bancários e elétrico.

Isso porque as empresas deste setor estão mais maduras e já tem maior previsibilidade de faturamento e menor possibilidade de crescimento, o que faz com que o lucro de sua atividade retorne diretamente ao dono da empresa, no caso você, investidor que comprou ações da mesma.

Na construção da minha carteira, eu busquei aumentar meu retorno (via valorização e reinvestimento) com um risco controlado.

Como controlar o risco da carteira?

Diversificando entre as melhores empresas de cada setor por ordem inversa de risco. No meu caso, quanto maior o risco, menor a participação dela na minha carteira.

Sendo assim, em ordem de importância, eu invisto em empresas dos seguintes setores:

  • Financeiro (tanto bancos quanto a própria B3)
  • Elétrico
  • Saúde
  • Máquinas & Equipamentos
  • Bebida & Alimentos
  • Construção
  • Tecnologia
  • Seguros
  • Papel e Celulose

Está vendo como investir mil reais pode ser simples?

Espero que tenha esclarecido meu mindset na hora de investir.

Como a Bolsa de Valores é um ambiente altamente democrático e as frações (ações) costumam ser baratas, cabe a cada investidor fazer seu mix entre empresas e fundos imobiliários de setores que mais o agrada e principalmente que não tirem seu sono.

Vá na velocidade que julgar necessária e que não te tire do jogo, pois como eu disse anteriormente, este é um jogo de longo prazo que deve ser prazeroso acima de tudo.

Afinal, investir é trocar dinheiro de hoje por muito mais dinheiro amanhã.

Beijo em vossos corações e BORA GANHAR UNS DIN!