Independência financeira: 5 motivos para investir na Bolsa

Conheça cinco motivos pelos quais você deve investir na Bolsa de Valores e veja as vantagens de uma das modalidades de investimento mais promissoras do momento

investir na bolsa de valores

Já se foi o tempo em que a Bolsa de Valores era um ambiente restrito a investidores engravatados, ricos e experientes. Atualmente, operar no mercado de ações está cada vez mais fácil e democrático e o número de investidores cresce a cada dia.

Com a ajuda da tecnologia e do aumento da oferta de informação, a possibilidade de desapegar da Poupança e partir para investimentos mais rentáveis está ao alcance de todos.

Com o surgimento da plataforma online de negociação, o Home Broker, é possível ver cotações em tempo real, acompanhar pedidos de ordem e comprar e vender ações sem sair de casa. Além disso, engane-se quem pensa que é preciso ter rios de dinheiro para negociar na Bolsa. Não existe um valor mínimo para começar e os iniciantes podem e devem entrar com uma quantia moderada até se familiarizarem com a dinâmica da renda variável.

Agora que você já sabe que não precisa ser um expert das finanças, confira cinco bons motivos para acreditar nessa modalidade e investir na Bolsa de Valores.

Taxa de juros baixa e queda do rendimento na renda fixa

Aposto que você já ouviu falar que a taxa de juros básica está baixa, certo? Mas você sabe o que isso tem a ver com as suas economias?  Os investimentos em renda fixa acompanham a Taxa Selic de juros. Se a taxa estiver baixa, os rendimentos dos títulos também ficam no chão. Na realidade atual, produtos de renda fixa, como a Poupança, por exemplo, são pouco atrativos.

Como a perspectiva é que a Taxa Selic continue na casa dos 6,5% ou caia ainda mais, não há previsão otimista para esse cenário. Com isso, quem quer obter bons rendimentos, precisa abrir o leque de opções. É aí que o pregão entra em cena. Muitas empresas listadas na bolsa fazem empréstimos que também são baseados na Taxa Selic. Logo, essas empresas estão obtendo recursos com juros mais baixos e têm mais capacidade para investir e crescer.

Com uma boa variedade de companhias com bons fundamentos financeiros, as ações se apresentam como uma forma de investimento capaz de proporcionar uma remuneração satisfatória.

Falando em números, a comparação entre renda fixa e renda variável mostra vantagem para a segunda. Em junho de 2019, o Ibovespa rendeu 4,06%. Já a Taxa Selic fechou em 0,47%. *

Possibilidade de ganhos maiores com bom gerenciamento de riscos

Uma das principais vantagens de investir na Bolsa de Valores é que não há limites para os rendimentos. O lucro é determinado pela oscilação do preço de compra e venda dos papéis adquiridos e pelos proventos. Alguns ativos possuem grande potencial de valorização.

Diferente da renda fixa, que sempre tem o retorno pré-estabelecido, no mundo das ações o seu dinheiro pode render o quanto a empresa na qual você investiu puder crescer.  As perspectivas de ganho também são proporcionais à sua estratégia de investimento e podem ser bem maiores que na renda fixa.

Entretanto, vale lembrar que essas aplicações podem ser mais lucrativas, mas também envolvem riscos. É fundamental entender como o mercado funciona antes de se jogar de cabeça nesse tipo de investimento. Para obter bons resultados ao investir na Bolsa de Valores, defina seu perfil investidor, estabeleça metas e saiba manejar possíveis perdas. O mercado financeiro é muito dinâmico. Uma ação pode despencar ou subir bastante em um piscar de olhos. Não dá para prever 100%, mas há muitas maneiras de antecipar as tendências.

Para quem está começando, contar com a ajuda de profissionais qualificados pode ser uma boa pedida.  Uma estratégia assertiva é uma ótima aliada para acumular mais ganhos e menos perdas.

Quer investir na Bolsa sem pagar taxas? Abra sua conta na Clear! A primeira com corretagem ZERO em todos os produtos. 

Iniciar e acelerar o processo de criar uma aposentadoria

Todo mundo almeja tranquilidade e segurança financeira, principalmente quando o assunto é aposentadoria. E todos sabem também que para alcançar esse patamar é preciso ter um bom planejamento. A Bolsa de Valores é uma das alternativas que muitas pessoas encontram para atingir esse objetivo. Quem investe em ações tem mais controle dos rumos da vida financeira e melhores oportunidades de conquistar um futuro próspero.

Um investimento bem planejado é uma maneira eficiente de acumular (em vez de deteriorar) patrimônio ao longo do tempo. Com empenho e organização, qualquer pessoa pode desfrutar da liberdade financeira.

Com as incertezas da aposentadoria pública, fica cada vez mais urgente aprender a fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Ao invés de desperdiçar sua renda com maus hábitos financeiros ou em aplicações pouco rentáveis, busque oportunidades que irão alavancar o seu patrimônio.

Se tornar sócio de grandes empresas sem a necessidade de um grande capital

A Bolsa de Valores é o caminho mais rápido e menos arriscado para se tornar sócio de uma grande empresa, como por exemplo: Ambev (ABEV3), Itaú Unibanco (ITUB4), Petrobras (PETR4) e Bradesco (BBDC4). As ações representam pequenas parcelas de uma companhia e quem as adquire passa a integrar seu quadro de acionistas. Investir em empresas de capital aberto é uma forma de participar do crescimento de negócios promissores sem comprometer muito capital. Quem aprende a identificar boas oportunidades, consegue lucros expressivos.

Diversificação de investimentos

Lembra da velha história de não colocar todos os ovos em uma única cesta? Ela faz todo sentido quando o assunto é o seu dinheiro. Ceder ao comodismo de recorrer a uma única modalidade de investimento pode significar perda de rentabilidade e riscos desnecessários. Ao alocar capital em aplicações variadas, você possibilita que um desempenho negativo de determinado produto não seja uma sentença de prejuízo definitivo.

Além disso, você sabia que é possível investir na Bolsa de Valores sem tirar o seu investimento da renda fixa? Se você tiver aplicações em CDB, por exemplo, você pode usar o dinheiro aplicado como margem de garantia para investir em ações e outros ativos, como commodities, índices e moedas estrangeiras. Dessa forma, o seu capital estará rendendo duplamente.

Tenha em mente que investir na Bolsa de Valores pode ser muito vantajoso quando se tem uma estratégia bem definida e controle emocional para administrar os riscos. Tomar para si a responsabilidade de escolher boas oportunidades de investimento é a melhor forma de conquistar seus objetivos financeiros.

Agora que você já se convenceu, abra sua conta na Clear e invista na Bolsa de Valores com corretagem ZERO!