[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Liquidez diária: o que é e como funciona?

Liquidez diária: o que é e como funciona?

Navegue por assunto


Se você já investe ou quer começar a investir o seu dinheiro, é importante conhecer alguns conceitos para escolher os investimentos certos para seus objetivos. A liquidez diária é um deles.

Ela pode ser um fator decisivo para você investir ou não o seu dinheiro em determinado ativo. Isso pois o termo está ligado com a capacidade de transformar o investimento em dinheiro na sua conta. Ou seja, se você precisar do dinheiro com certa velocidade, não poderá escolher investimentos com baixa liquidez.

Porém, é importante saber que a liquidez está ligada com a rentabilidade: investimentos com liquidez diária podem abrir mão da possibilidade de uma rentabilidade maior.

Acompanhe o post e entenda melhor o que é a liquidez diária e como ela pode interferir nas suas escolhas de investimentos.

Primeiro: o que é liquidez?

A liquidez é a capacidade de transformar a aplicação, ou seja, seu investimento em dinheiro na sua conta corrente. Quanto mais rápido você conseguir resgatar o dinheiro, mais liquidez tem o investimento.

Portanto, quando falamos em liquidez, falamos no poder de acessar o dinheiro com facilidade.

E esse conceito é muito importante na hora de escolher um investimento. Isso pois em alguns casos, dependendo do objetivo que se quer alcançar com a aplicação, a liquidez é peça chave.

Se, por exemplo, você está montando sua reserva de emergência a liquidez deve ser o aspecto número um a ser analisado na hora de escolher os investimentos. Afinal de contas, se alguma emergência acontecer, você precisará retirar o dinheiro com rapidez. E aí, de nada adianta seu capital estar alocado em investimentos com baixa liquidez.

O que é liquidez diária?

Agora que você entendeu o que é liquidez, esse segundo conceito fica mais fácil. A liquidez diária acontece quando você consegue transformar um ativo financeiro em dinheiro na sua conta corrente no mesmo dia em que fez a solicitação do resgate.

Ou seja, no mesmo dia em que solicitou o resgate do ativo, o dinheiro foi para sua conta corrente.

Em investimentos com liquidez diária é possível solicitar o resgate a qualquer momento durante a aplicação. E esse é um aspecto muito importante, já que em alguns investimentos é necessário aguardar até a data de vencimento.

Diferença entre liquidez diária e liquidez no vencimento

É importante saber que não são todos os investimentos que oferecem liquidez diária. Aliás, são poucos produtos que têm essa característica, que pode ser um diferencial para quem pode precisar do dinheiro com urgência.

Um outro tipo de liquidez comum é a liquidez no vencimento da aplicação. Ou seja, só é possível resgatar o dinheiro no vencimento do investimento. Caso precise antecipar, o investidor acaba perdendo uma parte do rendimento, o que não é um cenário positivo.

Importância da liquidez diária na sua carteira

Ter investimentos com liquidez diária na sua carteira de investimentos é importante, independente do seu perfil de investidor.

Reservar sempre uma parte do seu patrimônio nesses ativos é necessário pois nunca sabemos quando precisaremos do dinheiro com urgência. Ou, ainda, podemos encontrar uma boa oportunidade de investimento, melhor que a atual – onde o dinheiro está alocado. A liquidez diária é fator decisivo nessas situações.

Portanto, investimentos com liquidez diária dão flexibilidade ao investidor quanto à retirada do dinheiro da aplicação.

Tesouro Direto com Liquidez Diária

Um dos investimentos mais conhecidos com liquidez diária é o Tesouro Direto, um investimento de Renda Fixa promovido pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 para possibilitar a venda de títulos públicos para pessoas físicas por meio de instituições financeiras.

Ele foi criado em 2002 e seu principal intuito era aumentar a gama de investidores com acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações com valores mínimos, a partir de R$ 30 reais.

Os títulos do Tesouro Direto são ótimas opções para diversificar a carteira de investimento. Uma de suas grandes utilidades é compor sua reserva de emergência – ou seja, a quantia que você guardará para utilizar caso precise em alguma emergência.

Aqui na Clear, você investe no Tesouro Direto para diversificar sua carteira e garantir investimentos com liquidez diária no seu portfólio.