Liquidez diária: o que é e como funciona?

Liquidez diária: o que é e como funciona?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

27/01/2022 • Atualizado: 27/01/2022

5 minutos

Compartilhar:

Se você já investe ou pensa em começar a investir seu dinheiro, é importante conhecer alguns conceitos para escolher os investimentos certos e alcançar seus objetivos com mais tranquilidade, não é mesmo. 🤔 Muito bem, que tal começarmos conhecendo a liquidez diária então? 

Ela pode ser um fator decisivo na hora de escolher se vale a pena investir ou não em determinado ativo. Isso pois o termo está ligado diretamente com a capacidade de transformar o investimento em dinheiro na sua conta. 

Em resumo, se você precisar do dinheiro com certa velocidade, talvez seja melhor não escolher investimentos com baixa liquidez. 

Porém, também é importante saber que a liquidez está ligada com a rentabilidade. Ou seja, investimentos com liquidez diária podem abrir mão da possibilidade de uma rentabilidade maior. 

Para ficar por dentro da liquidez diária, acompanhe o conteúdo que separamos para você e entenda melhor o que é e como ela pode interferir nas suas escolhas de investimentos. 

Boa leitura! 😊 

Antes da liquidez diária, o que é liquidez?

A liquidez é a capacidade de transformar a aplicação, ou seja, seu investimento em dinheiro na sua conta corrente. Quanto mais rápido você conseguir resgatar o dinheiro,  mais liquidez tem o investimento.  

Portanto, quando falamos em liquidez, falamos no poder de acessar o dinheiro com facilidade. 

Simples, não é? Esse conceito é muito importante na hora de escolher um investimento. Isso pois em alguns casos, dependendo do objetivo que se quer alcançar com a aplicação, a liquidez é peça chave. 🔑 

Se, por exemplo, você está montando sua reserva de emergência, a liquidez deve ser o principal fator a ser analisado na hora de escolher os investimentos.  

Afinal de contas, se alguma emergência acontecer, você precisará retirar o dinheiro com rapidez. E aí, de nada adianta seu capital estar alocado em investimentos com baixa liquidez, concorda? 

O que é liquidez diária? 

Agora que você entendeu o que é liquidez, esse segundo conceito fica ainda mais fácil. A liquidez diária acontece quando você consegue transformar um ativo financeiro em dinheiro na sua conta corrente no mesmo dia em que fez a solicitação do resgate. 

Ou seja, no mesmo dia em que solicitou o resgate do ativo, o dinheiro foi para sua conta corrente. 

Em investimentos com liquidez diária é possível solicitar o resgate a qualquer momento durante a aplicação. E esse é um aspecto muito importante, já que em outros investimentos é necessário aguardar até a data de vencimento. 

A imagem mostra uma pessoa sentada com um notebook no colo enquanto segura um celular com as duas mãos.
A liquidez diária pode ser um diferencial essencial na hora de escolher seus investimentos, tanto para casos de emergências, como para oportunidades de novos ativos mais interessantes.

Diferença entre liquidez diária e liquidez no vencimento

Tudo bem até aqui? Já vimos o que é liquidez e também liquidez diária, mas qual é exatamente a diferença entre esses conceitos? 🤔 

Antes de mais nada, é importante saber que NÃO são todos os investimentos que oferecem liquidez diária. Aliás, são poucos produtos que têm essa característica, o que pode ser um diferencial para quem pode precisar do dinheiro com urgência. 

Ou seja, a liquidez é a capacidade de transformar seu investimento em dinheiro na conta corrente, estando disponível para o resgate. Enquanto isso, a liquidez diária nada mais é do que a possibilidade de resgate diário do investimento feito. 

Um outro tipo de liquidez comum é a liquidez no vencimento da aplicação. Ou seja, só é possível resgatar o dinheiro no vencimento do investimento. Caso precise antecipar, o investidor acaba perdendo uma parte do rendimento, o que não é um cenário positivo. 

Importância da liquidez diária na sua carteira

Ter investimentos com liquidez diária na sua carteira de investimentos é importante, independente do seu perfil de investidor

Reservar sempre uma parte do seu patrimônio nesses ativos é necessário pois nunca sabemos quando precisaremos do dinheiro com urgência.  

Ou, ainda, podemos encontrar uma boa oportunidade de investimento, melhor que a atual – onde o dinheiro está alocado. Desse modo, a liquidez diária é fator decisivo nessas situações. 

Portanto, investimentos com liquidez diária dão flexibilidade ao investidor quanto à retirada do dinheiro da aplicação. 

Tesouro Direto com Liquidez Diária

Um dos investimentos mais conhecidos com liquidez diária é o Tesouro Direto, um investimento de Renda Fixa promovido pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 para possibilitar a venda de títulos públicos para pessoas físicas por meio de instituições financeiras. 

Ele foi criado em 2002 e seu principal intuito era aumentar a gama de investidores com acesso aos títulos públicos, permitindo aplicações com valores mínimos, a partir de R$ 30 reais. 

Os títulos do Tesouro Direto são ótimas opções para diversificar a carteira de investimento. Uma de suas grandes utilidades é compor sua reserva de emergência – ou seja, a quantia que você guardará para utilizar caso precise em alguma urgência. 

Aqui na Clear, você investe no Tesouro Direto para diversificar sua carteira e garantir investimentos com liquidez diária no seu portfólio. E claro, de forma fácil, e tranquila! 

Agora você está por dentro do conceito de liquidez diária e já pode escolher e aproveitar seus investimentos ainda mais. Continue com a gente e confira outros conteúdos repletos de dicas no nosso blog Master Clear! 

Bora pra cima! 🚀