[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Padrão Efeito Disposição: O que é e como evitar

Padrão Efeito Disposição: O que é e como evitar

Navegue por assunto


Saiba mais sobre o Efeito Disposição e como você, trader, pode não cair nas armadilhas do mercado

Homem sentado em frente ao computador observando

Se você é um trader com certeza já está acostumado com gráficos candlestick, com o sobe e desce do preço das ações e com a volatilidade do mercado financeiro. Mas, é importante conhecer alguns padrões comportamentais que alguns traders têm em relação aos papeis.

Esse post vai apresentar o efeito disposição, que está diretamente ligado à forma na qual o trader carrega a sua posição.

Acompanhe o texto para entender o que é o efeito disposição, como ele interfere seus investimentos e como evitá-lo.

O que é o efeito disposição?

O efeito disposição ocorre quando o trader realiza o lucro rápido e segura, sem respeitar o stop loss, as posições que estão dando prejuízo, na torcida que esse quadro será revertido.

Ou seja, vende-se as ações com lucro, mas mantem-se as ações que dão prejuízo à carteira.

Por que isso acontece?

É comum que as perdas e ganhos mexam com a cabeça do investidor e listo três principais motivos para isso:

Medo de Perder

O receio dos investidores em ficar exposto a possíveis perdas é bem maior do que a recompensa em relação a possíveis ganhos.

Garantia de Lucro

Muitos deles preferem garantir logo seu lucro e esperar que os ativos com prejuízo sofram uma “reversão”, pois como os ativos ainda não foram vendidos, de certa forma, o prejuízo ainda não foi realizado.

Teoria do prospecto

Os agentes econômicos colocam duas vezes mais peso nas perdas em relação aos ganhos. Ou seja, a dor da perda é muito maior do que a recompensa do ganho. Isso ajuda explicar por que quando alguém critica você ou quando você erra um trade a tendência é ficar matutando o dia inteiro.

Como evitar o efeito disposição

Esse padrão pode ser prejudicial para sua carteira de investimentos. Manter sua posição em papeis que não têm boas projeções pode não ser a melhor escolha.

Portanto, separei algumas dicas que me ajudaram a evitar esse tipo de padrão em minhas operações:

Gerenciamento de Risco: buscar operações com risco x retorno favorável. Ou seja, fazer entradas no mercado somente quando existirem, de fato, boas oportunidades e, se estiver certo naquele trade, levar o máximo possível.

Position Sizing: o tamanho da sua posição é muito importante para dimensionar o risco que você está tomando. Isso porque, se você estiver operando a favor da tendência, você irá com lote cheio, mas se estiver na contra tendência, irá com lote reduzido.

Fazer a parcial: utilizar essa estratégia retira a ansiedade de querer zerar antes e perder o melhor movimento. Ela entra no operacional para dar tranquilidade na hora da operação e não te deixar afobado em zerar sem qualquer sinal mais claro do mercado, ou seja, sem usar a razão do setup.

Revisitar o case de investimento: sempre se questionar se vale a pena seguir com as ações em carteira em vista do cenário macro, fundamentos da empresa e quadro gráfico. Se a resposta for positiva, seguir com a posição, do contrário, ir em busca de novas oportunidades no mercado com melhor relação de risco x retorno.

Perguntar se compraria essa ação hoje: esse é um bom investimento? Ainda existe um risco x retorno favorável? É importante questionar de tempos em tempos se aquela posição ainda faz sentido e evitar ficar guardando um investimento sem potencial de valorização e o pior tomando risco/dinheiro da sua carteira.

Fator Emocional ao investir na Bolsa

Vale lembrar que ao investir na Bolsa de Valores o trader está exposto à emoções que esse tipo de investimento pode causar. Por ser um ativo bastante volátil, as emoções também podem variar bastante, alterando o humor e comportamento do investidor.

Portanto, para operar na Bolsa, além de conhecimento técnico, é necessário também controle emocional. Saber controlar suas emoções e não agir por impulso é importante para conseguir bons resultados e não adquirir padrões eu podem prejudicar suas posições.

Mas fique tranquilo, pois não é nenhum bicho de 7 cabeças. Aqui no Blog da Clear, estamos sempre postando conteúdos para te ajudar a investir com mais conhecimento em renda variável. Acompanhe nossos posts e bons investimentos!