Como escolher a melhor plataforma para operar: 10 funcionalidades!

Ao decidir ingressar na Bolsa de Valores, aprender como escolher a melhor plataforma para operar faz toda a diferença durante o pregão, já que as ferramentas utilizadas pelo trader são determinantes para o sucesso ou fracasso de suas estratégias. 

Na maioria das vezes, o trader busca por uma plataforma que facilite suas operações e otimize suas estratégias, principalmente no módulo Day Trade, que exige bem mais agilidade. 

Como existem diversas plataformas de negociação disponíveis no mercado, listamos as funcionalidades mais procuradas por traders profissionais e que podem te ajudar a melhorar suas operações. 

Conheça todas as plataformas disponíveis na Clear e saiba mais detalhes para escolher a que mais se encaixa com o seu tipo de perfil. 😊 

Como escolher a melhor plataforma para operar: 10 funcionalidades principais

Para entender como escolher a melhor plataforma para operar é necessário avaliar alguns requisitos importantes, como a estabilidade e se ela possui funcionalidades essenciais para os traders.  

Confira as 10 principais funcionalidades: 👇 

#01 – Tape Reading

O Tape Reading é uma técnica de análise de fluxo de ordem, que costuma ser bem atrativa para quem opera Day Trade. 

Por meio dela, é possível acompanhar os Time and Trades (histórico de negócios fechados) e, assim, identificar as movimentações de preços resultantes das operações de grandes players. 

O objetivo é filtrar e agrupar o histórico das agressões mais relevantes para fazer uma boa leitura da movimentação do mercado e, a partir disso, tentar se posicionar na mesma direção. 

#02 – Recursos Gráficos

Em seguida, temos a análise gráfica, que costuma ser a funcionalidade mais utilizada pelos traders, principalmente para aqueles que enviam ordens diretamente dos gráficos. 

Porém, como todas as plataformas possuem esse tipo de recurso, o ideal é optar por aquela que tenha gráficos com diversas periodicidades, estudos, indicadores e modelos, como: 

  • Barra; 
  • Linha; 
  • Área; 
  • Mapa de fluxo que permita a identificação do fluxo de compra e venda; 
  • Tendência. 

#03 – Simulador

Plataformas com simulador são essenciais para iniciantes ou para backtest. Por meio dessa funcionalidade é possível testar suas estratégias em tempo real, aprender melhor sobre o funcionamento dos gráficos, analisar seu desempenho e, depois disso, começar a operar em uma conta de verdade. 

#04 – Aplicativo Mobile

Plataformas que contam com aplicativo para celular são indispensáveis. Isso porque, apesar de não ser a mesma coisa de optar pelo desktop, é essencial que o trader possa acompanhar suas operações em tempo real, mesmo não estando em frente ao computador. 

#05 – Automatização de operações

Outra funcionalidade muito procurada pelos traders é a automatização de operações, feita por robôs investidores. 

Depois de um tempo de experiência e com suas estratégias definidas, não é mais necessário repetir todos os dias a mesma operação. 😎 

Com uma plataforma que conte com robôs investidores é possível automatizar o envio de ordens usando mais de um robô em ativos diferentes ou iguais, executar diversas estratégias de forma simultânea, programar o stop loss, entre outros.  

O ideal é que o trader escolha o robô ideal e teste sua usabilidade no módulo de simulação para entender melhor como controlar riscos. Dessa forma, ele se preserva emocionalmente e tem tempo para estudar mais o mercado e aprimorar suas estratégias. 

👉 3 fatos sobre os Robôs Investidores

#06 – Replay 

A ferramenta Replay permite que o trader possa rever os pregões anteriores e analise a movimentação do ativo durante o dia até chegar ao seu preço de fechamento. 

O objetivo dessa funcionalidade é ajudar o trader a entender o histórico do ativo, do início ao fim, para montar a melhor estratégia possível. 

#07 – Volume at Price 

Essa funcionalidade serve para que o trader possa acompanhar o volume negociado em todos os níveis de preço. Ou seja, por meio dela, é possível avaliar o comportamento do mercado em relação à escala de valor negociado. 

#08 – Relatório de performance

O relatório de performance é uma funcionalidade muito interessante para quem deseja ter uma visão geral de suas operações. 

Ao utilizá-la, é possível monitorar diversas informações, como: 

  • Saldo diário; 
  • Total de operações; 
  • Média entre ganhos e perdas; 
  • Perda e ganho máximos; 
  • Quantidade de acertos; 
  • Falta de limite. 

#09 – Enviar ou cancelar ordens em um clique

A possibilidade de enviar ou cancelar ordens com um só clique é outra funcionalidade muito requisitada por traders que buscam fazer operações com mais agilidade, com o objetivo de reagir de forma rápida às movimentações do mercado. 

A partir dessa ferramenta é possível ter uma visão geral da profundidade de mercado, podendo incluir o volume e o saldo de agressões, acompanhando a fila de ordens e usando o book para colocar ou cancelar ordens no preço desejado com apenas um clique. 

#10 – Indicadores

Por fim, os indicadores técnicos são fundamentais para quem opera por meio de gráficos. Isso porque, eles servem como base para o trader tomar suas decisões, como quando abrir ou fechar uma posição. 

Por meio deles, é possível identificar as tendências de mercado, movimentações de preços, entre outros. 

Existem diversos tipos de indicadores, como os de tendência, que indicam a direção dos preços; e os de oscilação, que ajudam a detectar os movimentos de reviravolta no mercado. 

O ideal é optar por uma plataforma que tenha vários tipos de indicadores e permita que você faça uma combinação entre eles, de forma personalizada. 

Conheça nossa campanha de Plataforma Zero e aproveite os benefícios!

Abra sua conta na Clear e opere na melhor corretora!

Bora pra cima com a Clear! 🚀 

2 comentários em “Como escolher a melhor plataforma para operar: 10 funcionalidades!

Não é possível fazer comentários neste artigo.