[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Como escolher a melhor plataforma para operar: 9 funcionalidades principais

Como escolher a melhor plataforma para operar: 9 funcionalidades principais

Navegue por assunto


A imagem mostra gráficos de plataformas de investimentos sobrepostos à uma vista da cidade à noite

Descubra como escolher a melhor plataforma para operar na Bolsa e quais são as funcionalidades mais procuradas pelos traders 

Ao decidir ingressar na Bolsa de Valores, aprender como escolher a melhor plataforma para operar faz toda a diferença durante o pregão, já que as ferramentas utilizadas pelo trader são determinantes para o sucesso ou fracasso de suas estratégias.

Na maioria das vezes, o trader busca por uma plataforma que facilite suas operações e otimize suas estratégias, principalmente no módulo Day Trade, que exige bem mais agilidade.

Como existem diversas plataformas de negociação disponíveis no mercado, listamos as funcionalidades mais procuradas por traders profissionais e que podem te ajudar a melhorar suas operações.

Conheça todas as plataformas disponíveis na Clear e saiba mais detalhes para escolher a que mais se encaixa com o seu tipo de perfil.

Como escolher a melhor plataforma para operar: 9 funcionalidades principais

Para entender como escolher a melhor plataforma para operar é necessário avaliar alguns requisitos importantes, como a estabilidade e se ela possui funcionalidades essenciais para os traders. Confira os principais:

Tape Reading

O Tape Reading é uma técnica de análise de fluxo de ordem, que costuma ser bem atrativa para quem opera Day Trade.

Por meio dela, é possível acompanhar os Time and Trades (histórico de negócios fechados) e, assim, identificar as movimentações de preços resultantes das operações de grandes players.

O objetivo é filtrar e agrupar o histórico das agressões mais relevantes para fazer uma boa leitura da movimentação do mercado e, a partir disso, tentar se posicionar na mesma direção.

Recursos Gráficos

A análise gráfica costuma ser a funcionalidade mais utilizada pelos traders, principalmente para aqueles que enviam ordens diretamente dos gráficos.

Porém, como todas as plataformas possuem esse tipo de recurso, o ideal optar por aquela que tenha gráficos com diversas periodicidades, estudos, indicadores e modelos, como candle, barra, linha, área, entre outros; um mapa de fluxo que permita a identificação do fluxo de compra e venda, tendência; entre outros.

Simulador

Plataformas com simulador são essenciais para iniciantes ou para backtest. Por meio dessa funcionalidade é possível testar suas estratégias em tempo real, aprender melhor sobre o funcionamento dos gráficos, analisar seu desempenho e, depois disso, começar a operar em uma conta de verdade.

Aplicativo Mobile

Plataformas que contam com aplicativo para celular são indispensáveis. Isso porque, apesar de não ser a mesma coisa de optar pelo desktop, é essencial que o trader possa acompanhar suas operações em tempo real, mesmo não estando em frente ao computador.

A foto mostra uma mão segurando um celular que está ligado em uma plataforma de investimentos

Automatização de operações

Outra funcionalidade muito procurada pelos trades é a automatização de operações, feita por robôs investidores.

Depois de um tempo de experiência e com suas estratégias definidas, não é mais necessário repetir todos os dias a mesma operação.

Com uma plataforma que conte com robôs investidores é possível automatizar o envio de ordens usando mais de um robô em ativos diferentes ou iguais, executar diversas estratégias de forma simultânea, programar o stop loss, entre outros.

O ideal é que o trader escolha o robô ideal e teste sua usabilidade no módulo de simulação para entender melhor como controlar riscos. Dessa forma, ele se preserva emocionalmente e tem tempo para estudar mais o mercado e aprimorar suas estratégias.

Replay

A ferramenta Replay permite que o trader possa rever os pregões anteriores e analise a movimentação do ativo durante o dia até chegar ao seu preço de fechamento.

O objetivo dessa funcionalidade é ajudar o trader a entender o histórico do ativo, do início ao fim, para montar a melhor estratégia possível.

Volume at Price

Essa funcionalidade serve para que o trader possa acompanhar o volume negociado em todos os níveis de preço. Ou seja, por meio dela, é possível avaliar o comportamento do mercado em relação à escala de valor negociado.

Relatório de performance

O relatório de performance é uma funcionalidade muito interessante para quem deseja ter uma visão geral de suas operações.

Ao utilizá-la, é possível monitorar diversas informações, como seu saldo diário; total de operações; média entre ganhos e perdas; perda e ganho máximos; quantidade de acertos; falta de limite; entre outros.

Enviar ou cancelar ordens em um clique

A possibilidade de enviar ou cancelar ordens com um só clique é outra funcionalidade muito requisitada por traders que buscam fazer operações com mais agilidade, com o objetivo de reagir de forma rápida as movimentações do mercado.

A partir dessa ferramenta é possível ter uma visão geral da profundidade de mercado, podendo incluir o volume e o saldo de agressões, acompanhando a fila de ordens e usando o book para colocar ou cancelar ordens no preço desejado com apenas um clique.

Indicadores

Os indicadores técnicos são fundamentais para quem opera por meio de gráficos. Isso porque, eles servem como base para o trader tomar suas decisões, como quando abrir ou fechar uma posição.

Por meio deles, é possível identificar as tendências de mercado, movimentações de preços, entre outros.

Existem diversos tipos de indicadores, como os de tendência, que indicam a direção dos preços; e os de oscilação, que ajudam a detectar os movimentos de reviravolta no mercado.

O ideal é optar por uma plataforma que tenha vários tipos de indicadores e permita que você faça uma combinação entre eles, de forma personalizada.