Backtesting: saiba o que é e sua importância

Backtesting: saiba o que é e sua importância

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

26/01/2021 • Atualizado: 28/01/2022

3 minutos

Compartilhar:

Você sabe o que é fazer backtesting? Conheça a importância de fazer esse “teste prévio”

Escrito por Filipe Fradinho

Fala galera! Hoje a gente vai falar aqui de um assunto muito importante tanto para quem está começando na bolsa, quanto para quem já investe há mais tempo. Nós vamos falar do “backtesting”. Ou no jargão popular: a famosa conta de simulação.

O que é backtesting?

“Backtesting” literalmente traduzindo nada mais é do que fazer um “teste prévio”, isto é, ensaiar como uma estratégia operacional se sairia de acordo com o movimento anterior já feito pelo mercado.

Ou seja, voltar a um período passado e analisar se uma operação ou estratégia teria dado certo ou errado. Eu mesmo sempre recomendo para aqueles que estão começando que fiquem bastante tempo estudando e somente depois de já terem construído uma base mais sólida que partam para o simulador!

No Day Trade e no Swing Trade você pode ensaiar um operacional ou até a sua disciplina utilizando a função “replay” do ProfitChart Trader Clear para eventos que já ocorreram. Ou então você pode acompanhar os traders mais experientes utilizando a função “simulação” que nada mais é do que um backtesting de como você se sairia se estivesse investindo de verdade.

Vantagens de realizar backtesting

Quando você realiza o backtesting antes de fazer a operação de fato, o seu lado emocional fica muito mais fortalecido por saber no fundo que se der errado não vai fazer a menor diferença financeiramente falando.

Afinal, principalmente para quem está começando, arriscar um dinheiro importante para o planejamento financeiro familiar não deve ser uma opção. Portanto, treinar antes em um ambiente sem riscos financeiros é uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos.

Mas atenção ao fazer backtesting

Se você utilizar o replay como se fosse um “jogo”, você não estará ensaiando os resultados reais do seu conjunto de técnicas e quando for para a conta real achando que está com uma estratégia de trade robusta vai certamente se frustrar.

É nesse ponto que a entrada do investidor na bolsa começa a ficar mais perigosa: você já começa a tentar encontrar motivos para o seu insucesso, culpa sempre o que está ao seu redor ou quem está ao seu lado. Aí é natural do ser humano se auto sabotar e esquecer de olhar para si e somente tentar ver problemas e defeitos externos quando na realidade o problema está com você.

Além disso, uma dica que eu passo é: PROCURE FICAR “NO SIMULADOR”, ou no BACKTESTING ou no Replay de mercado o tempo mais longo que você puder! Ensaio nunca é demais e só vai fortalecer a sua base como trader. Procure também pegar intervalos de tempo mais longos para que a sua avaliação de performance não seja baseada em poucas informações.

Principalmente se você quer um dia conseguir viver de trader, estudar e testar antes é essencial.

Bom, é isso! Eu utilizo a ferramenta da Nelogica e espero que tenham gostado!