10 filmes sobre mercado financeiro [Especial investimentos]

10 filmes sobre mercado financeiro [Especial investimentos]

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

16/12/2021 • Atualizado: 28/06/2022

8 minutos

Compartilhar:

Uma foto de um homem sentado no sofá segurando uma tigela, inclinado para a frente olhando a TV, em referência aos filmes sobre mercado financeiro.

O cinema diverte, emociona, inspira, informa e nos ensina muito. Já parou pra pensar em quantas perspectivas diferentes uma boa história nos apresenta?  

Hoje propomos uma boa ideia: utilizar a sétima arte para aprender, se preparar ou aprimorar suas formas de investir e multiplicar seu dinheiro. Nossa lista de filmes sobre mercado financeiro será interessante tanto para quem está começando a investir na Bolsa agora quanto para aquelas pessoas que já têm mais experiência na área. 

E como nosso propósito é amplificar ao máximo o seu potencial para investir na Bolsa, deixamos, como indicação extra, os cursos da XPeed School, desenvolvidos pelos especialistas do grupo XP Inc. Você pode fazer parte da escola de investimentos ou de trading, por exemplo, e também existem MBAs para quem quer ser pro. É pra ficar de olho, hein! 

📘 Cursos sobre educação financeira 

Então vamos descobrir quais são os filmes para investidores mais populares entre a crítica. Pipoca na mão e muita atenção! 

1. Jogo do dinheiro (2016) 

Pôster do filme Jogo do Dinheiro, com Julia Roberts e George Clooney.
Fonte: Pinterest

Um dos filmes sobre mercado financeiro dirigido pela atriz Jodie Foster, estrelando Julia Roberts, Jack O’Connell e George Clooney, que faz o papel de Lee Gates, um apresentador do programa de TV “Money Monster”, com o objetivo de oferecer dicas sobre o mercado. 

Gates é um verdadeiro popstar no mundo das finanças, e a reviravolta acontece quando ele tem de lidar com a fúria de um investidor insatisfeito, que invade o estúdio de TV e obriga o apresentador a vestir um colete cheio de explosivos. 

Onde assistir: 

  • Claro Video; 
  • Google Play; 
  • iTunes; 
  • Microsoft Store. 

2. O homem que mudou o jogo (2011) 

Pôster do filme O homem que mudou o jogo, com Brad Pitt sentado em um campo de baseball.
Fonte: Mercado Livre 

Estrelado por Brad Pitt e baseado em fatos reais (dá até aquele frio na barriga por ter lido isso, né?), “O homem que mudou o jogo” conta a história de Billy Beane, dirigente do time de baseball Oakland Athletics nos anos 80.  

Billy (Brad Pitt) desenvolve um sofisticado sistema de estatísticas, que ajuda a tirar o time de posições medianas, transformando-o em uma das principais equipes de baseball da época. Lutando contra tudo, inclusive com a falta de recursos, Billy pode ser uma inspiração para quem decide administrar seu próprio negócio, enfrentando contratempos, dificuldades e frustrações.  

Este é um dos filmes para investidores que querem ter contato com inovação, gestão estratégica e como se comportar frente às diversidades do mercado (e, por isso, ele pode ser um dos filmes para traders para colocar na sua lista também). 

Onde assistir: 

  • Apple TV; 
  • Google Play; 
  • Netflix; 
  • Now; 
  • Youtube. 

3. O lobo de Wall Street (2013) 

Pôster de O lobo de Wall Street, com Leonardo DiCaprio.
Fonte: Quero Posters 

Este filme sobre Bolsa de Valores tem como protagonistas Jonah Hill, Margot Robbie e Leonardo DiCaprio, e foi dirigido pelo memorável Martin Scorsese. A história gira em torno de Jordan Belfort, interpretado por DiCaprio, e dá uma verdadeira aula sobre os bastidores do mercado de ações. 

Belfort é extremamente ambicioso e pretende ficar rico investindo na Bolsa de Valores de Wall Street. Tudo encaminhado e, bem no dia em que começa a atuar, ocorre a temida Black Monday, com queda brusca das ações.  

Desempregado, ele começa a negociar ações que estão fora do pregão e, inesperadamente, ganha muito dinheiro, mas não apenas devido à sorte ou competência. Enfim, recomendamos a sessão. 

Onde assistir: 

  • Amazon Prime Video; 
  • Claro Video; 
  • Google Play; 
  • HBO Go; 
  • HBO Max. 

4. Fome de poder (2016) 

Pôster do filme Fome de poder, com Michael Keaton e o símbolo do McDonald's ao fundo.
Fonte: IMDb

Este filme sobre mercado financeiro conta a história de uma das maiores cadeias de fast food do mundo: o McDonald’s. “Fome de poder” (do original “The Founder”) foi dirigido por John Lee Hancock e é estrelado por Michael Keaton, em uma interpretação muito elogiada. 

Ray Kroc é personagem de Keaton: um vendedor ambulante de multimixers, que convence os irmãos McDonald, donos de um drive-in (ou drive-thru) que estavam à procura de um grande número de multimixers para comprar, a contratá-lo para tocar um plano de expansão de franquias. 

Aí é que a história do McDonald’s dá um start. Depois disso, Kroc adquire uma parte dos negócios e, pouco a pouco… você já deve saber como essa história termina. 

Onde assistir: 

  • Claro Video; 
  • Google Play;  
  • HBO Go; 
  • iTunes; 
  • Netflix. 

5. Inside Job (2010) 

Pôster do filme Inside Job com um homem virado de costas, em cima de uma pilha de dinheiro.
Fonte: Pinterest 

Uma verdadeira lição de economia: ao apresentar a realidade de Wall Street antes e durante um de seus momentos mais críticos, a crise de 2008, Inside Job ganhou o Oscar 2011 como melhor documentário. Com direção de Charles Ferguson, que mergulhou sobre o maior tsunami financeiro desde a quebra da bolsa, em 1929, o filme conta com uma narrativa dinâmica e surpreendente. 

Com certeza, é um dos filmes para investidores ao qual você deve assistir. O resultado de Inside Job vem de uma pesquisa profunda e de entrevistas a pessoas ligadas às finanças, políticos e jornalistas, criando uma representação do funcionamento do capitalismo na sua etapa de financeirização.  

Onde assistir: 

  • Amazon Prime Video; 
  • Claro Video; 
  • iTunes; 
  • Microsoft Store; 
  • Netflix. 

6. Money Dopers – Documentário (2021) 

Pôster do documentário Money Dopers, com o título escrito junto à frase "A jornada do fracasso".
Fonte: moneydopers.com.br 

O documentário “Money Dopers – A jornada do fracasso” estreou em 2021 e é um filme para traders ao qual vale a pena dar aquela atenção. Henrique Bredda, um dos maiores gestores brasileiros de fundos, teve participação ativa nas gravações. 

São 34 minutos de filme, distribuídos entre a história de um vendedor de curso de day trade e sua posterior e luxuosa vida graças aos ganhos na Bolsa de Valores. A partir daí, especialistas do mercado financeiro debatem a ideia do sucesso neste mercado.  

Onde assistir: 

7. Crypto (2019) 

Pôster do filme Crypto com quatro rostos divididos.
Fonte: Pinterest

Mais um dos filmes para traders para adicionar à lista dos filmes obrigatórios. Crypto se desenrola ao redor das criptomoedas, e foi dirigido por John Stalberg Jr, estrelado por Beau Knapp, Kurt Russell e Luke Hemsworth.  

Esse suspense, que prenderá sua atenção do início ao fim, conta a história de um jovem agente antilavagem de dinheiro que precisa investigar uma perigosa rede de corrupção em Nova Iorque, envolvendo criptos e pessoas poderosas da cidade. 

Onde assistir: 

  • Amazon Prime Video; 
  • Google Play; 
  • iTunes; 
  • NOW; 
  • Vivo Play; 
  • YouTube. 

8. Outsider (2016) 

Pôster do filme Outsider com um homem parado no meio da rua com uma pasta na mão.
Fonte: AdoroCinema

Este também é um dos filmes sobre mercado financeiro baseado em fatos reais, com direção de Christophe Barratier, estrelado por Sabrina Ouazani, Arthur Dupont e François-Xavier Demaison. 

Outsider é uma narrativa sobre Jérôme Kerviel, jovem comerciante que se tornou famoso após participar de uma das maiores fraudes bancárias da história mundial, no banco parisiense Société Générale, em 2008.  

Onde assistir: 

  • Amazon Prime Video; 
  • Google Play. 

9. A grande aposta (2015) 

Pôster do filme A grande aposta.
Fonte: AdoroCinema

O elogiado filme sobre Bolsa de Valores pelo qual você, pessoa investidora que gosta de correr riscos, vai se identificar. Baseado em fatos reais, “A grande aposta” revela a complexa crise imobiliária dos Estados Unidos em 2008 e tem Christian Bale, Ryan Gosling, Melissa Leo e Marisa Tomei no elenco. 

A crise serve como pano de fundo para a história de Michael Burry (vivido por Bale), dono de uma empresa de médio porte, que decide investir o dinheiro do fundo que coordena, apostando no mercado imobiliário estadunidense. 

Onde assistir: 

  • Amazon Prime Video; 
  • Netflix. 

10. Margin Call – O dia antes do fim (2011) 

Pôster do filme Margin Call com atriz e atores principais.
Fonte: Pinterest

Pra fechar a lista dos 10 filmes sobre mercado financeiro, nossa indicação é “Margin Call – O dia antes do fim”, com direção e roteiro de J. C. Chandor. O filme é estrelado por Kevin Spacey, Zachari Quinto e Demi Moore, e também tem como contexto a crise de 2008.  

O analista de investimentos Peter Sullivan (vivido por Quinto) obtém informações secretas sobre o mercado, que podem arrasá-lo. Em 24h, Sullivan reflete sobre o potencial de destruição de suas decisões na vida de todas as pessoas comuns. Margin Call é um suspense rico em detalhes sobre as estratégias do capitalismo.  

Onde assistir: 

  • Amazon Prime Video; 
  • Looke. 

Mas a gente sabe que só isso não é o bastante 

Sabemos que, caso decida assistir a esses 10 filmes sobre o mercado financeiro ou somente a alguns deles, você não sairá das sessões tendo conhecimentos práticos sobre as operações. 

Por isso, se você quiser conhecer um pouco mais sobre as várias opções que a Bolsa de Valores, o trading, a renda variável e o mercado financeiro como um todo, nossa equipe de analistas é preparada para responder a todas as questões e realizar análises e indicações de acordo com o seu perfil e necessidade. 

Por último, se você ainda não tem conta na Clear, esse pode ser o momento perfeito para conhecer nossos investimentos em renda variável e nossas plataformas para traders e, quem sabe, abrir sua conta com a gente.  

Na Clear você tem corretagem zero em todos os produtos, além da maior alavancagem do mercado no day trade. Abra a sua conta e comece hoje mesmo a cuidar do seu futuro.