ISE e ICO2: O que são esses índices da Bolsa de Valores e como eles funcionam?

Saiba o que são os índices ISE e ICO2 e conheça as empresas engajadas em questões ambientais

ico2_ise

Há alguns anos, e não à toa, a sustentabilidade têm sido um dos temas mais discutidos dentro e fora do Brasil.

Se preocupar com as demandas atuais sem prejudicar as futuras, é um dever de todas as organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Dito isso, cabe aos investidores se tornarem sócios, por meio da compra de ações na Bolsa de Valores, de empresas que se preocupam e engajam com iniciativas sustentáveis.

Pensando nisso e para isso, a B3, Bolsa de Valores brasileira, disponibiliza dois índices de Sustentabilidade: O Indice de Sustentabilidade empresarial, ISE, e o Índice de Carbono eficiente, ICO2.

Neste artigo, vamos te explicar o que são esses índices e como você, investidor, pode ajudar nesta causa. Vamos lá?

O que é o ISE?

Iniciado em 2005, o Índice de Sustentabilidade Empresarial, o ISE, é um ranking de empresas da Bolsa de Valores engajadas no equilíbrio ambiental, eficiência econômico-financeira, justiça social e governança corporativa.

O objetivo desse índice é estimular a responsabilidade ética das corporações e apoiar os investidores na tomada de decisão de investimentos socialmente responsáveis.

Além, é claro, de estimular as empresas a adotarem melhores práticas de sustentabilidade empresarial.

O Conselho Deliberativo do ISE é composto por 11 instituições – entre elas a própria B3, a ANBIMA e a ONU Meio Ambiente – e tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas.

Como o ISE é negociado?

Atualmente, o índice é composto por 33 ações, de 28 empresas e 12 setores e representa 38,74% do total do valor das companhias com ações negociadas na B3.

Desde 2005, o índice apresentou rentabilidade de +203,8% contra
+175,38% do
Ibovespa e, também, menor volatilidade: 24,67% em relação a 27,46% do Ibovespa no mesmo período.

Confira as empresas que compõem a carteira de 2019.
De 07 de Janeiro de 2019 a 03 de Janeiro de 2020

ise_ico2

O que é o ICO2?

O Índice de Carbono Eficiente, ICO2, é um indicador criado pela B3 em parceria com o BNDES, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

Este índice é composto por ações de empresas participantes do IBrX-50, que aceitaram assumir práticas transparentes em relação às suas emissões de gases estufa (GEE), afirmando a preocupação com o aquecimento global.

Para selecionar as empresas participantes, é levado em consideração o grau de eficiência de emissões de GEE e o free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.

Como o ICO2 é negócio?

Há duas formas de investir nesse índice: comprar todas as ações que participam da composição do índice ou comprar um ETF – Exchange Traded Fund, fundo negociado em Bolsa, que tenha por objetivo replicar a rentabilidade do ICO2.

O investidor consegue negociar essas ETFs por meio do Pit de Negociações, o Home Broker oficial da Clear, utilizando o código de negociação ECOO11.

E o melhor, com corretagem zero para todas as suas operações.

ise_ico2_2