O que é Home Broker e como utilizá-lo para investir?

A foto mostra uma mulher sentada na cama, com um celular na mão aberto em um home broker, olhando para o notebook que está em seu colo.

Você sabia que cerca de mais de 500 mil pessoas negociam ações na Bolsa de Valores, seja a brasileira ou outra das bolsas mundiais, todos os dias sem sair de casa, através de um home broker? 

Home Broker é uma ferramenta on-line que permite comprar e vender ativos que, antes, só podiam ser negociados pela mesa de operações, com intermédio de uma pessoa operadora. 

O surgimento dos sistemas de negociação pela internet, tal como o home broker, tornou as operações muito mais práticas e rápidas, sendo realizadas diretamente por quem está investindo. 

Dito isso, dá pra perceber o quão importante é dominar o home broker caso você queira obter sucesso no mercado de renda variável, né? 

Na sequência, te contamos tudo o que você precisa saber sobre o que é e como funciona o home broker −o primeiro passo para ter total autonomia nas suas negociações.

O que é Home Broker? 

Home broker é uma plataforma on-line que conecta a pessoa investidora à corretora e à Bolsa de Valores. Por meio do home broker, é possível comprar e vender ativos, checar cotações em tempo real e acompanhar a rentabilidade dos seus investimentos. 

Como você deve imaginar, a ponte entre quem investe e a Bolsa é feita pelas corretoras de valores. Então, são elas que oferecem esse sistema de negociação e cada uma tem a sua própria ferramenta

Como funciona o Home Broker?

A foto mostra um homem segurando um celular e um tablet, olhando para o tablet com expressão de dúvida.
Chega de confusão! Vem entender como funciona o Home Broker.

O home broker funciona por meio de um computador ou qualquer dispositivo móvel conectado à internet, assim, é possível negociar açõesderivativos, fundos de investimento e outros produtos financeiros. 

Há diversos Home Brokers no mercado e cada um tem o seu diferencial. Mas, de maneira geral, as funcionalidades básicas são as mesmas. 

Sabendo como funciona o home broker na teoria, a prática se torna mais descomplicada.   

Veja o passo a passo que preparamos para você entrar em ação ⤵️ 

Passo 1: Escolha uma corretora

Em primeiro lugar, você deve escolher uma corretora e abrir uma conta para a qual você enviará o seu dinheiro. 

Aqui na Clear, por exemplo, tudo isso é feito de maneira on-line e gratuita, e você, inclusive, não precisa pagar pela taxa de corretagem

Preparado para entrar em ação? Abra sua conta na Clear e torne-se um investidor.  

Passo 2: Acesse o home broker 

Após definir a sua corretora, é hora de acessar e descobrir como funciona o Home broker escolhido, sendo necessário selecionar em qual ativo você vai investir.  

Com o home broker da Clear, o Clear PRO, dá pra negociar ativos no day trade e no swing trade. E você ainda pode realizar sua estratégia de opções ou operações a termo

Para realizar operações de day trade, de minicontratos de swing trade e venda a descoberto, por exemplo, é preciso entrar na aba “Garantias” (clicando em “Menu” e, depois, em “Garantias”). Dentro dela, estão todos os módulos que exigem garantia. 

Ao clicar no módulo de sua preferência, o home broker te mostra uma aba indicando quantos ativos você tem alocados. Caso seja seu primeiro contato, a aba estará vazia. 

Passo 3: Defina a quantidade de ativos 

Nessa mesma aba do home broker, você verá informações sobre deságio, preço de compra, preço de venda, mínima, média, máxima, abertura, fechamento, etc. Aí é só escolher quantos papéis quer comprar. 

Passo 4: Preencha a Boleta 

No livro de ofertas, confira por qual valor os ativos estão sendo negociados. 

Depois, insira um valor para vender ou comprar o ativo. Preencha a boleta de ordem com o código da ação, além de quantidade e preço estipulado para a operação, e clique em Enviar digitando a sua assinatura eletrônica. 

Passo 5: Operação finalizada 

Assim que aparecer a contraparte que aceite pagar ou receber de você o ativo no preço especificado o negócio é fechado e a operação é finalizada. Nas ordens a mercado a execução ocorre imediatamente após o seu envio pelo preço da(s) melhor(es) oferta(s) já colocada(s) pela contraparte. 

Para entender de maneira mais visual como fazer tudo isso, a gente preparou um vídeo apresentando o home broker da Clear, no qual o Matheus Nassar, nosso supervisor de mesa de operações, mostra, na prática, como realizar operações lá dentro: 

Home Broker: quanto custa? 

O acesso ao home broker é gratuito, mas algumas taxas são cobradas pelas operações executadas. 

Geralmente, para operações de compra e venda, há uma taxa de corretagem que varia de acordo com a corretora. 

No caso da Clear a corretagem é zero. Invista na Bolsa com a plataforma inovadora e preparada para suas operações. Abra sua conta!  

Ainda assim existem alguns custos como emolumentos e impostos como o ISS (Imposto sobre Serviço), que corresponde a 5% da corretagem e dos emolumentos. 

Algumas corretoras contam com mais de uma opção de sistema de home broker. Alguns são mais complexos e possuem mais informações na tela, proporcionando vantagens para quem negocia com frequência. 

Caso você resolva escolher algum desses sistemas mais sofisticados, chamados de plataformas de negociação, a corretora pode cobrar uma taxa de uso. 

Quais são as vantagens do home broker? 

A foto mostra um homem sentado com uma das mãos no rosto olhando para cima em sinal de pensamento. Ele tem uma expressão feliz.
Na Clear, o acesso ao home broker é gratuito, assim como a taxa de corretagem.

Sem dúvida, o home broker é uma ótima ferramenta para quem preza por segurança e praticidade nos investimentos

Na comparação com a mesa de operações, a comodidade é incalculável. 

A plataforma home broker envia notificações sobre as ordens executadassalva o histórico das operações, além de mostrar cotações e notícias do mercado em tempo real e em um só lugar. 

diversificação é outro ponto favorável, pois é possível operar não apenas ações, mas toda uma gama variada de ativos financeiros. 

A agilidade no processo também protege contra variações de preço que eventualmente podem ocorrer em uma negociação feita por  operadores. 

Por fim, o home broker também ganha no quesito economia, pois suas taxas são mais baixas que as da mesa de operações. 

Quais cuidados tomar com o home broker? 

Saber operar o home broker é um fator bem relevante para o seu bom desempenho no mercado de renda variável

Afinal, você realizará todas as operações por conta própria. 

Por isso, certifique-se que a corretora escolhida oferece ferramentas educacionais para que você aprenda a operar corretamente e saiba que poderá contar com ela sempre que precisar de algum suporte. 

Como os custos para operar variam, vale a pena comparar vantagens e descontos antes de fazer sua escolha. 

Também é importante avaliar se a corretora conta com o respaldo de especialistas do mercado financeiro para dar dicas às pessoas investidoras. Operando por conta própria, esse tipo de contribuição é ainda mais relevante. 

Feitas essas avaliações, parta para a ação. Escolha um sistema para experimentar. Faça uma operação de teste e confirme se suas expectativas foram atendidas. 

Agilidade, estabilidade e fluidez são itens essenciais. No day trade, por exemplo, alguns segundos podem determinar o fracasso ou êxito da operação. 

Veja também se a interface do home broker é intuitiva e se os recursos atendem à sua necessidade. 

Gráficos avançados para auxiliar na tomada de decisão, chat com especialistas e boletas exclusivas para operar com alavancagem, por exemplo, são diferenciais. 

Como o home broker é acessado via internet, não se esqueça de ter cuidado com a proteção dos seus dados de acesso e também com a escolha da conexão de internet que será utilizada para operar. 

Lembre-se que a boa utilização da ferramenta de negociação e/ou do home broker é um dos fatores determinantes para quem deseja ter sucesso nos investimentos. 

E, já que você chegou até aqui, não deixe de conhecer o home broker da Clear! 

Abra sua conta na Clear