[xp_hellobar][/xp_hellobar]

[Master Trader Online] Palestra “GainCast”

[Master Trader Online] Palestra “GainCast”

Navegue por assunto


“O que esperar do mercado de Renda Variável, na visão do CEO da B3” foi o tema da palestra virtual com Gilson Finkelsztain.

A palestra do GainCast, o podcast oficial do time de análise técnica do Grupo XP no Master Trader Online, o maior evento virtual do ano da Clear em parceria com a B3, contou com um bate-papo entre o estrategista-chefe da Clear, Roberto Indech, o analista técnico da Rico investimentos, André Moraes e, para completar o time, o CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

As boas-vindas da primeira palestra, contou com um recado do fundador e CEO da XP Inc. Guilherme Benchimol, frisando a importância da educação no mundo dos investimentos.

“Espero que aproveitem esse evento e abram a cabeça, porque ao longo de mais de 20 anos de empresa, eu aprendi que são nas crises que surgem as melhores oportunidades. O maior desafio agora é ter o mindset correto e acima de tudo dominar as ferramentas para que você possa de fato conseguir identificar as oportunidades que melhor combinam com o seu perfil”, diz.

Crise, queda de juros e a Bolsa de Valores

Segundo o estrategista-chefe da Clear Corretora, Roberto Indech, no atual cenário é importante que os investidores passem a ver as aplicações em Renda Variável como uma parte importante para seus investimentos, como forma de diversificação de risco e possibilidade de maiores retornos.

Em meio à pandemia, momentos de incerteza na Bolsa de Valores e menor taxa de juros da história, no patamar de 3% a.a, a B3 atingiu 300 mil novos CPFs no mês de março e mais de 100 mil no mês em abril. Ou seja, mais de 400 mil novos investidores em época de crise e mercado em queda.

“O Brasil sempre foi o paraíso da renda fixa, onde era possível aliar juros altos, liquidez, bons retornos com risco relativamente baixo, então em um cenário como esse, para que correr riscos? ”, explica o CEO da B3.

“Essa foi nossa história até 2016, quando passamos por uma série de ajustes, correção de rumos, reformas, compromisso com o equilíbrio fiscal e reforma da previdência, que garantiram, por ora, a inflação sob controle e juros baixos. A partir disso a gente passou a ser um país mais normal, onde a renda variável definitivamente entrou na agenda dos investidores”, conclui.

Carreira no mercado financeiro

Para Gilson Finkelsztain, disciplina e ética são duas coisas importantes em todas as carreiras, principalmente para quem está no mercado financeiro.

“O mantra de todo trader ou quem trabalha no mercado financeiro é “acertar mais do que errar”. A certeza é que vamos errar, mas tem que stoppar rápido, e aprender com os erros. As vitórias vamos esquecendo, vai fazendo parte da carreira. Mas os erros não esquecemos nunca”, diz.

Assista à palestra na íntegra para saber mais sobre o assunto e entender por que investir em Renda Variável, apesar do cenário de incertezas políticas e econômicas no Brasil: