Análise Técnica: o que é e como pode ajudar nas suas operações

Análise Técnica: o que é e como pode ajudar nas suas operações

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

23/09/2019 • Atualizado: 23/03/2022

6 minutos

Compartilhar:

Conheça a análise técnica e como ela pode te ajudar nas suas decisões de investimento

A análise técnica ou análise gráfica é uma das mais utilizadas e disseminadas entre os investidores, principalmente os que tem foco no curto e médio prazo realizando operações de day trade e swing trade.

Um dos grandes desafios dos entusiastas do mercado é entender possíveis movimentos das ações e demais ativos negociados na Bolsa de Valores com o objetivo de ganhar dinheiro com essas negociações e utilizar ferramentas estatísticas podem ajudar nessa tarefa.

Aprender e utilizar com maestria a análise técnica pode levar tempo, mas nesse artigo de hoje você conseguirá várias informações relevantes e úteis as quais poderá usar para fazer novos investimentos ou até mesmo avaliar os que já tem.

O que é?

Análise Técnica ou Análise Gráfica é muito utilizada por investidores profissionais e amadores na hora de tomar decisões de investimentos com base em dados estatísticos de preço e volume do mercado.

Esse estudo envolve observar a movimentação de preços dos ativos juntamente com o volume de negociações, que dessa maneira ilustram em gráficos algumas figuras e indicadores que se repetem ao longo do tempo e podem ser decisivos para comprar ou vender uma ação ou minicontrato.

Observando indicadores e figuras que se formam nos gráficos é possível procurar o timming exato para entrar e sair em uma negociação, podendo encontrar preço de entrada, stop loss e alvos para uma única operação.

Além disso, os gráficos podem trazer muitas informações sobre um determinado ativo, entre elas: preços já praticados, tendência, comportamento em momentos adversos, preço máximo e mínimo já praticados em determinado período e volume negociado.

Como acessar e o que olhar nos gráficos?

Existem diversas plataformas pagas e gratuitas que dão acesso aos gráficos, é possível contratar diretamente pelo portal da corretora ou acessar de forma gratuita às disponíveis através do home broker.

Já com acesso aos gráficos é importante saber o que olhar e quais os principais elementos que podem compor os estudos da análise técnica.

Existem diversas configurações gráficas, porém os mais utilizados são os de candlesticks, figuras gráficas que podem nos fornecer diversas informações como: preço de abertura, máxima do dia, mínima do dia e preço de fechamento.

Você também consegue escolher qual tempo gráfico quer realizar seus estudos, se escolher um gráfico diário cada candlestick irá corresponder a um dia, já se decidir olhar um gráfico semanal cada candlestick irá representar uma semana.

Existem tempos gráfico menores, como de 1 minuto, podendo da mesma maneira o investidor definir um tempo personalizado para o gráfico a ser visualizado.

Para operações de day trade é preferível utilizar tempos menores de minutos, já para operações que podem durar vários dias como o swing trade, o melhor é optar por gráficos diários, semanais e mensais.

Esses estudos podem ser feitos para qualquer ativo negociado no mercado financeiro e é mais comumente usado para realizar análise de ações e contratos futuros de dólar e índice, sendo que dependendo do ativo escolhido pode ser realizado estudos e uso de indicadores diferentes.

Um dos indicadores mais utilizados são as medias móveis, as quais mostram por meio dos gráficos qual é a média de preços negociados para determinado ativo.

Para realizar o cálculo da média é considerado o tempo, preço e volume negociado do ativo. Por meio dela é possível identificar se uma ação está em tendência de baixa, alta ou até mesmo realizando uma reversão de tendência.

Existem outros indicadores que podem fornecer informações semelhantes como a própria formação de figuras gráficas por meio da junção dos candlesticks.

As informações que são abstraídas são com base em estudos estatísticos que defendem que alguns movimentos no mercado financeiro se repetem e que conforme alguns padrões gráficos é possível identificar possíveis movimentos para o ativo estudado.

Bebê abandonado, doji e martelo são apenas alguns dos exemplos que podemos citar e que podem indicar reversão de tendências, indecisão e fim de uma tendência.

Analisando esse conjunto de fatores é possível identificar possíveis movimentos e realizar algumas operações, definindo por meio dos gráficos o preço de entrada, alvo da operação e stop loss (mecanismo de zeragem automática quando a operação atinge o preço de saída, geralmente utilizado para cessar um possível prejuízo).

Quais são as vantagens?

Com toda certeza qualquer investimento realizado no mercado financeiro tem maiores chances de ganhos quando realizado algum estudo a respeito.

As vantagens da análise técnica é ilustrar de forma clara para o investidor o comportamento de um ativo no passado além de possibilitar aplicar estudos que indiquem possíveis movimentos para um determinado período.

Para o day trader, a principal vantagem é a facilidade de encontrar informações de maneira rápida, além de acompanhar durante o dia a movimentação e o comportamento de preços de ações e commodities.

Já para o investidor médio e longo prazo é possível utilizar os gráficos para analisar o comportamento passado dos preços e aliar com outras escolas de análise, como a fundamentalista.

Quais cuidados tomar?

Ainda que os estudos por meio de gráficos possam trazer informações valiosas e úteis para quem busca ganhar dinheiro na bolsa de valores, é importante compreender que nenhum tipo de análise irá trazer certeza quanto ao comportamento do mercado, entendendo que existem diversos fatos relevantes e notícias que podem mudar a direção dos preços.

Ainda existe o risco de interpretar alguns dados errados e o investidor tomar decisões equivocadas que possam acarretar em perdas, portanto é muito importante que antes de passar a utilizar algum tipo de análise, o investidor busque conhecimento e estude  os principais aspectos afim de minimizar os riscos.

É possível aprender por meio de livros, leituras na internet, bem como acompanhando traders mais experientes e que utilizem as ferramentas que você busca.

Diariamente é possível acompanhar alguns analistas do mercado por meio das trading rooms da Clear, onde o foco é o aprendizado e orientação para algumas operações, o segredo é ser paciente e não apressar o tempo necessário para aprender esse tipo de análise.