Ações boas pagadoras de dividendos: o que elas têm em comum?

Você é a pessoa mais indicada para responder o que fez com o seu dinheiro ao longo do ano, mas nós te ajudamos a entender o que as empresas fizeram com seus lucros nesse período. Levantamos aqui as principais pagadoras de dividendos e o que elas têm em comum.

O ponto de partida para uma empresa pagar dividendos é ela gerar lucro, só assim ela tem o que distribuir. Mas  para ser boa pagadora de dividendos não basta gerar lucro uma vez, a companhia tem que ter resultados constantes. Entre as principais pagadoras de dividendos vemos empresas que estão em uma fase mais madura do negócio, assim elas têm mais previsibilidade dos resultados e mais “tranquilidade” para dividir o resultado com o acionista.

Olhando mais de perto a lista das Top 10 pagadoras de dividendos vemos que 4 são empresas de energia, logo analisar o setor nos ajuda a entender alguns pontos. O setor elétrico é um exemplo de setor regulado, o que traz previsibilidade, contribuindo para resultados constantes e receita recorrente.

Bancos também são conhecidos como bons investimentos quando o investidor busca receber proventos. Apesar de lucros historicamente altos e políticas que proporcionavam o pagamento de dividendos, em 2020 tivemos uma mudança da regra. O Conselho Monetário Nacional limitou a 25% do lucro o pagamento de dividendos dos bancos.

Como investidor, a escolha na compra de uma ação pode ser movida pela expectativa de valorização do papel ou pela esperança de receber altos dividendos. Uma coisa não exclui a outra, mas são investimentos marcados por características diferentes. Dificilmente um empresa madura, que frequentemente distribuí o lucro, vai dobrar de tamanho nos próximos anos e de forma orgânica. Afinal, o dinheiro que está sendo distribuído ao acionista não está sendo investido em projetos.

+ Ainda não investe em ações? Abra sua conta na Clear e invista na Bolsa com taxa de corretagem zero!

Mas, se uma coisa não exclui a outra com certeza elas são complementares. Além das ações de empresas maduras tenderem a oscilar menos, o que contribui para equilibrar a volatilidade da carteira, a renda recorrente com os dividendos pode ser reinvestida. Assim, investir em ações que distribuem lucros pode ser uma forma de gerar mais dinheiro para investir.

Para listar as principais pagadoras de dividendos desse ano consideramos as ações com maior Dividend Yield do Ibovespa, doa últimos 12 meses, atualizado em fevereiro de 2022. O Dividend Yield calcula quanto do valor da ação, em percentual, foi “devolvido” para o acionista através do pagamento de dividendos.

NomeCódigoSetor Dividend Yield

 Últimos 12 meses – 2022 (em %)

EletrobrasELET3Energia elétrica2,88
TaesaTAEE11Energia elétrica11,47
BBSeguridadeBBSE3Previdência e seguros6,37
Telef BrasilVIVT3Telecomunicações7,01
Santander BRSANB11Serviços financeiros10,46
BradesparBRAP4Materiais Básicos39,67
CPFL EnergiaCPFE3Energia elétrica12,08
EletrobrasELET6Energia elétrica3,17
B3B3SA3Serviços financeiros6,71
ValeVALE3Mineração17,29
Fonte: Status invest (24/02/22)