O contrato futuro de café é uma ótima oportunidade para compradores e vendedores desse produto — e também para investidores!
Por meio de estratégias de especulações, você consegue obter altas margens de lucros com as constantes oscilações de preço desse ativo.
Se você ainda não conhece essa oportunidade, venha conosco! Vamos te mostrar tudo que você precisa saber para incluir esse ativo em sua carteira e otimizar os seus resultados.
Vamos lá? 😉
O que é um contrato futuro de café?
Um contrato futuro de café é um acordo de compra e venda de uma determinada quantidade de café em uma data futura, por um preço previamente acordado.
Desse modo, ainda que o valor dessa commodity esteja mais barato no momento da transação, o preço que será pago pelo comprador será aquele combinado lá atrás.
Essas negociações ocorrem no chamado mercado futuro, um ambiente da bolsa de valores em que investidores negociam os preços dos ativos por meio de contratos que vencerão em datas futuras.
Além disso, essas negociações estão relacionadas com o café arábica, sendo que cada contrato representa 100 sacas de 60 kg.
👉 Saiba mais sobre contratos futuros de commodities neste vídeo:
Contrato futuro de café: como funciona
Embora seja negociado na bolsa de valores, o contrato futuro de café reflete as condições do mercado físico, funcionando como um espelho desse segmento.
Por isso, é muito utilizado por produtores, exportadores e indústrias como forma de proteção (hedge) contra oscilações de preços.
Além disso, o contrato futuro de café também pode ser adquirido por traders e demais investidores que desejam lucrar com as oscilações de preços.
Nesses casos, é importante lembrar que a negociação pode ser encerrada a qualquer momento antes do vencimento.
Se a posição não for encerrada, o contrato poderá ser liquidado de duas formas: financeira (a mais comum) ou física, mediante o registro do Aviso de Entrega pelo vendedor e aceite do comprador.
Para quem opera somente como especulador, o mais indicado é encerrar a posição antes do início do período de aviso de entrega — que ocorre entre o primeiro e o sétimo dia útil anterior ao último dia útil do mês de vencimento.
Assim, você consegue evitar qualquer risco de liquidação física, que envolve a entrega real das sacas de café.
Importante também destacar que cada mês de vencimento possui um código próprio de negociação, conforme a sigla a seguir:
- Março: H;
- Maio: K;
- Julho: N;
- Setembro: U;
- Dezembro: Z.
Outros pontos importantes do contrato futuro de café na B3 são:
- Código de negociação: ICF (International Coffee Future);
- Cotação: em reais por saca de 60 kg;
- Oscilação mínima: R$ 1,00 por saca (R$ 100,00 por contrato);
- Liquidação: pode ser física (entrega do café) ou financeira.
Quer saber mais sobre o mercado futuro para os Traders? Assista o conteúdo:
Como funciona a precificação no contrato futuro de café?
O preço do café no mercado futuro é influenciado não somente pelas operações internas, mas também pelas movimentações que ocorrem no mercado externo.
Desse modo, os fatores mais importantes que você deve ficar atento são:
- Oferta e demanda global;
- Condições climáticas para a produção;
- Níveis de estoque mundial e problemas logísticos;
- Expectativas de consumo global;
- Taxa de câmbio — o café é negociado internacionalmente em dólares.
Além disso, as variações do preço desse produto provocam diferentes impactos, dependendo dos objetivos dos investidores.
Por exemplo, para quem está comprando, se o preço subir, há um ganho, pois poderá vender o contrato por um valor maior do que comprou. Caso o preço caia, terá prejuízo.
Para o vendedor, se o preço cair, o investidor ganha, porque poderá recomprar o contrato mais barato do que vender. Se o preço aumentar, terá perdas.
⚠️ Atenção: os preços são ajustados diariamente, portanto, os lucros e prejuízos são creditados ou debitados na conta do investidor a cada pregão.
Margem de garantia e liquidação
No mercado futuro, o investidor não precisa depositar o valor integral do contrato para garantir a operação, mas depositar uma margem de garantia, que funciona como uma caução para assegurar que ele terá condições de arcar com o preço combinado.
Além disso, existem dois tipos:
- Margem inicial: valor exigido no momento da abertura da compra ou venda do contrato;
- Margem de manutenção: valor mínimo que deve permanecer na conta do investidor durante toda a operação.
Outro fator que você deve estar atento é a liquidação, que pode ocorrer de suas formas:
- Liquidação financeira: não há a entrega física do café, pois as diferenças entre o preço do contrato e o preço de liquidação são ajustadas em dinheiro entre o comprador e o vendedor;
- Liquidação física: ocorre mediante a entrega real do café, em armazéns credenciados.
Vencimentos e entrega
O vencimento desses ativos ocorre nos meses de março, maio, julho, setembro e dezembro, sendo que cada mês tem seu código de negociação, conforme as siglas apresentadas anteriormente.
Além disso, se você optar pela liquidação física, essa entrega ocorrerá da seguinte forma:
- O vendedor deixará as sacas de café em armazéns credenciados pela B3;
- O comprador deverá realizar a retirada dos produtos, destinando as sacas de café conforme suas necessidades.
Para que serve o contrato futuro de café?
Os contratos futuros de café podem ser usados de duas formas principais: como proteção de preço por produtores e compradores (hedge) ou especulação por traders e demais investidores.
Vamos entender como funciona cada uma abaixo: ⬇️
Hedge
Esses ativos são usados por produtores de café para fixarem um preço de venda e evitarem perdas por conta de possíveis quedas nesses valores.
Do mesmo modo, compradores — como exportadores e indústrias — aproveitam esse modelo de negociação para fixar um preço de compra e garantir boas oportunidades, ainda que só precise do produto no futuro.
Especulação
Os ativos também são usados como estratégia de especulação, em que investidores e traders compram ou vendem os contratos visando lucrar com as oscilações em seus preços.
Nesse caso, não há a liquidação física do produto, pois o interesse destes compradores é não obter efetivamente as sacas de café.
Contudo, esse tipo de investimento é bastante arriscado, pois, no momento da venda, o preço da saca pode estar menor, causando perdas significativas.
Portanto, o investimento no mercado futuro é somente indicado para investidores experientes, que estejam sempre acompanhando as movimentações da bolsa.
Riscos e oportunidades do contrato futuro de café

Assim como todo o investimento, esses ativos também possuem alguns riscos associados, como:
- Alta volatilidade: os preços oscilam bastante, por serem baseados em diferentes fatores internos e imprevisíveis;
- Alavancagem: se a oscilação no preço for negativa, você corre o risco de perder esse capital;
- Colheita: como estamos tratando da negociação de um produto que pode nem ter sido plantado ainda, há o risco da colheita não alcançar os resultados desejados, gerando prejuízos aos seus compradores.
Para lidar com esses riscos, você deve adotar estratégias como operar com prazos definidos, usar ordens de stop, manter reservas de margens e acompanhar o desempenho do mercado agrícola.
Além disso, reforçamos que esse tipo de investimento é somente recomendado para investidores experientes e preparados financeiramente para lidar com esses riscos.
Contudo, se você fizer parte desse grupo, saiba que o contrato futuro de café pode proporcionar muitas oportunidades, incluindo:
- Diversificação do portfólio;
- Proteção contra inflação e câmbio;
- Alavancagem controlada;
- Referência global de preços;
- Ganhos com especulação — seja na alta ou na queda do preço do café, dependendo da posição assumida (compra ou venda).
Volatilidade do mercado de café
Os preços desse ativo variam com frequência e, muitas vezes, bruscamente, o que pode resultar em ganhos ou perdas rápidas, dependendo de qual seja a oscilação e da sua posição.
Além disso, como esses contratos funcionam com alavancagem — o investidor deposita somente a margem de garantia em vez do valor total — qualquer variação no preço da saca pode ampliar o potencial de retorno, mas aumentar o risco de prejuízos expressivos.
Diversificação com contrato futuro de café
Ainda que você diversifique sua carteira com ações, fundos e demais títulos, esses ativos são influenciados por fatores muito semelhantes, como juros, políticas ou resultados de empresas.
Por outro lado, as oscilações no preço do café se comportam de uma forma totalmente diferente, o que pode significar maior equilíbrio para os resultados do seu portfólio.
Vale a pena investir em café?
Sim, desde que você preencha esses requisitos:
- Esteja preparado para aceitar mais riscos em busca de retornos elevados;
- Acompanhe o mercado, estando atento às oscilações frequentes;
- Tenha disciplina para gerenciar o risco, definindo limites de perda e controlando o uso de alavancagem.
Ou seja, se você possui um perfil de investidor arrojado e tem um amplo entendimento do mercado financeiro, o contrato futuro de café é uma ótima escolha. 📈
Guia prático: como investir em contrato futuro de café
Para incluir esse ativo em seu portfólio de investimentos, siga esses passos:
- Abra uma conta em uma corretora: escolha uma instituição que oferece acesso ao mercado futuro da B3, que tenha também boa reputação e ofereça suporte aos seus investidores, como a Clear;
- Habilite o mercado futuro e registre garantias: solicite liberação para operar contratos futuros, deposite sua margem de garantir em dinheiro ou ativos aceitos pela corretora, defina os seus limites e configure a plataforma de negociação escolhida;
- Escolha o contrato adequado: analise as opções disponíveis considerando fatores como liquidez, mês de vencimento, janela de aviso de entrega e entre outros;
- Realize a operação de compra ou venda: abra o ticket na plataforma e selecione o contrato, a quantidade e o tipo de ordem;
- Gerencie a posição: ajuste stops e alvos conforme o mercado se movimenta e esteja preparado para chamadas de margem caso as perdas se aproximem do valor mínimo de manutenção.
Como escolher a melhor corretora?
A escolha da sua corretora de investimentos impacta bastante nos resultados obtidos, portanto, fique atento a esses critérios:
- Taxas competitivas;
- Plataformas eficientes;
- Bom atendimento ao cliente;
- Reputação e segurança;
- Produtos disponíveis;
- Recursos de educação financeira.
A Clear, por exemplo, possui acesso 100% grátis a plataformas profissionais, mesas de especialistas e assessores com insights, Robôs Traders e diversos manuais para aprender as principais estratégias do zero. Saiba mais!
Perguntas frequentes sobre contrato futuro de café
O que é o café tipo C?
Classificação utilizada para o contrato futuro de café negociado na B3, que corresponde ao café arábica comum, com padrão de qualidade definido pela bolsa, utilizado como referência para negociação.
O que são as chamadas de margem?
Solicitações feitas pela corretora ou pela bolsa ao investidor para que ele aporte recursos adicionais na conta quando o saldo da margem de manutenção fixa abaixo ou está próximo ao mínimo exigido.
Como acompanhar o valor da posição e os ajustes diários?
O investidor deve monitorar diariamente sua conta na corretora, já que o ajuste diário creditado ou debitado gera ganhos e perdas conforme a variação do preço do contrato.
Quem pode operar contratos futuros de café?
Produtores, exportadores, indústrias que usam café e investidores ou traders que buscam especulação ou diversificação de portfólio.
Invista na Clear!
O contrato futuro de café é uma oportunidade para quem deseja obter altos rendimentos e agregar ainda mais diversificação a sua carteira.
Ao escolher o Combo Trader da Clear, você turbina os seus investimentos com os nossos benefícios:
- Plataforma grátis para operar;
- Corretagem zero;
- Inteligência Artificial (AIA) para potencializar seu desempenho;
- Salas ao vivo com especialistas à sua disposição.
Venha operar na Clear e veja seus resultados aumentarem! 🤑
