Média Móvel Simples e Exponencial: Qual a diferença?

Média Móvel Simples e Exponencial: Qual a diferença?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

02/06/2022 • Atualizado: 02/06/2022

6 minutos

Compartilhar:

Utilizar as ferramentas disponíveis para identificar, analisar e confirmar tendências do mercado de ações é realmente fundamental para os traders e investidores em geral, mesmo os iniciantes. Uma das características mais importantes deste conjunto de indicadores técnicos é a média móvel. Mas será que você sabe o que é média móvel e, mais do que isso, a diferença entre média móvel simples e média móvel exponencial? 🤔 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para explicar o que é média móvel simples e média móvel exponencial, como calcular essas médias, como utilizá-las e, ainda, o porquê.  

Continue acompanhando e boa leitura! 😉 

Média Móvel Simples x Média Móvel Exponencial

A foto mostra uma mulher, em um escritório, fazendo anotações sobre média móvel simples em um caderno. À sua frente, na mesa, ainda há um notebook e um vaso de plantas.

A média móvel é, de fato, uma ferramenta fundamental, pois oferece mais segurança ao trader na hora de decidir pela compra ou venda de ações na Bolsa de Valores, já que é capaz de confirmar tendências e ajudar a apontar a hora de sair ou entrar em uma posição. 

São dois os tipos de média móvel disponíveis para análise: a média móvel simples e a média móvel exponencial. É muito importante que você entenda o que são e como funcionam, para utilizar os dois indicadores técnicos na busca pelos resultados mais assertivos. 

Vamos entender, então, o que são média móvel simples, média móvel exponencial e como utilizá-las? 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

O que é média móvel?

Um dos mais importantes indicadores técnicos disponíveis, utilizados por traders (inclusive os mais experientes), é a média móvel. Ela oferece a possibilidade de identificar tendências e reversões nos movimentos da Bolsa de Valores, e isso é fundamental para se buscar os melhores resultados na compra e venda de papéis. 

A média móvel é uma espécie de rastreador de tendências, uma ferramenta fundamental para promover a análise técnica das ações que você pretende comprar ou vender. O objetivo é apontar o preço médio de um ativo, em um determinado período, além da sua mudança neste tempo observado. 

Isto significa que a média móvel mede as tendências de queda e de subida de uma determinada ação na Bolsa de Valores. A média móvel parte do preço de fechamento do ativo por um determinado número de dias.  

Em geral, os traders mais experientes costumam optar por 9, 21 e 34 dias, para acompanhar as tendências de curto, médio e longo prazo na Bolsa de Valores. Mas é você quem irá determinar o período a ser analisado. 

Média Móvel Simples

Também conhecida como MMS ou SMA, a média móvel simples é a mais comum entre as duas.  

O que é?

A média móvel simples aponta a média dos preços de fechamento para um determinado período definido pelo usuário da ferramenta. Se você definir um período de 30 dias, a SMA mostrará o preço médio do ativo nestes 30 dias. 

Elas são muito populares entre traders e investidores porque ilustram de uma forma bem fácil e simples as tendências de longo prazo de um determinado papel. 

Como utilizar? <h4> 

A fórmula para utilizar a média móvel simples é bem simples e fácil:  

MMS = (v1 + v2 + v3 + … + vn)/N. 

O V equivale ao valor do papel e o N é o número de dias considerados no cálculo.  

Digamos que você opte por fazer a média móvel simples de 12 dias. Sua equação será:  

MMS = (v1 + v2 + v3 +v4 +v5 + v6 + v7 + v8 + v9 + v10 + v11 + v12) /12.  

Trata-se de uma média aritmética, onde o somatório de um conjunto de valores números é dividido pela quantidade de elementos somados. 

Média Móvel Exponencial

A média móvel exponencial também é chamada de MME ou EMA. Ela é diferente da média móvel simples e um pouco mais complexa.  

O que é? 

Na média móvel exponencial o foco está no preço mais recente. Ela é a média “mais no momento” porque está concentrada nos pontos de dados mais recentes. 

O cálculo da MME é um pouco mais elaborado porque os preços mais próximos dos dias recebem mais peso do que os preços mais antigos. E esta é uma diferença marcante dela para a MMS: a base móvel exponencial se baseia em dados históricos recentes em vez de dar um peso igual a todos os preços em um intervalo de tempo, como a média móvel simples faz. 

O objetivo maior da média móvel exponencial é acompanhar de forma mais veloz a mudança do preço de uma ação, o que é muito importante em um mercado tão volátil como a Bolsa de Valores. 

Como utilizar?

O cálculo da média móvel exponencial é um tanto mais complexo do que o da média móvel simples. A equação é a seguinte:  

MME = (V1 – MME anterior) x (2/(n + 1) + MME anterior, onde o n é o número de períodos e o v é o valor. 

As MMEs são muito utilizadas para confirmar tendências de curto prazo. Ela dá menos importância aos preços antigos. 

Conclusão 

A média móvel simples e a média móvel exponencial – os dois tipos de média móvel – são das mais populares ferramentas utilizadas por traders, iniciantes ou não, para entender o movimento do mercado de ações. Ambas apontam tendências, e como diz o jargão: “a tendência é a melhor amiga do investidor”. 

É sempre bom lembrar que a alta volatilidade da Bolsa de Valores é um fato e utilizar as ferramentas disponíveis é apenas uma das várias condições para se alcançar bons resultados.  

Também é preciso estar muito bem informado, contar com a assessoria de especialistas dedicados e ter paciência, calma e foco. 

Você deve utilizar ambas as médias móveis. A média móvel simples é bem mais fácil de utilizar e seu forte é confirmar tendências de longo prazo. Já a média móvel exponencial apresenta as mudanças de tendências.  

Portanto, não se trata de identificar qual é a melhor. O ideal é utilizá-las em conjunto com outros indicadores para que você possa alcançar seus objetivos e lucrar bastante com a compra e venda de ações na Bolsa de Valores. 

No blog da Clear você encontra inúmeros conteúdos produzidos por nossos especialistas, que vão lhe ajudar a entender melhor como funciona o mercado financeiro e como investir com mais assertividade.  Não deixe de conhecê-lo e explorá-lo!