Book de ofertas: entenda o que é e como funciona!

Book de ofertas: entenda o que é e como funciona!

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

27/05/2022 • Atualizado: 27/05/2022

9 minutos

Compartilhar:

Para alcançar sucesso na Bolsa de Valores, é preciso ter conhecimento sobre o mercado financeiro, estar muito bem informado e utilizar ferramentas que ajudam na leitura do cenário financeiro ーe principalmente na tomada de decisão. O book de ofertas é uma delas: relevante, assertivo e muito utilizado por quem está começando a investir na Ibovespa, mas também por traders e mais investidores experientes. 

E você, sabe como funciona o book de ofertas ou pra quê ele serve? Como ele pode ser útil para as suas análises? Bora descobrir? 😉 

O que é um book de ofertas? 

Book de ofertas (ou livro de ofertas) é onde são registradas e apresentadas as intenções de compra e venda de ativos na Bolsa de Valores. 

O nome dessa ferramenta se refere ao processo feito antigamente: antes do uso dos potentes computadores do mercado financeiro, as intenções de compra e venda eram escritas em um livro e repassadas para um quadro, que ficava disponível para todas as pessoas presentes no pregão. 

O book de ofertas é uma importante ferramenta para traders que operam em curtíssimo prazo na Bolsa. Isso porque ela permite o acompanhamento da movimentação dos preços dos ativos, o desenvolvimento de estratégias, como as de minicontratos, e dá suporte na tomada de decisões mais assertivas. 

+Especulação financeira: tipos, livros e como especular 

Ah! É válido lembrar que o livro de ofertas é disponibilizado através do Home Broker, que pode ser acessado por meio de uma corretora de valores, como a Clear.  

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Como o book de ofertas funcionava antes dos computadores? 

Pode parecer uma cena inimaginável para os dias de hoje, e é mesmo. Mas antes do uso de computadores na Bolsa de Valores, na época em que o pregão acontecia viva voz, quem investia informava os valores de compra ou de venda dos ativos, um funcionário da Bolsa anotava tudo em um caderno e, depois, este conteúdo era informado por meio de uma grande lousa. Isso mesmo, tudo escrito à giz. 👨‍🏫 

Ali, todos os presentes no pregão (presencialmente, é bom pontuar), podiam conferir tais valores. À medida que as ordens eram atendidas, era preciso apagar o que estava escrito na grande lousa e escrever as novas ofertas. E assim aconteciam as negociações e as operações de compra e venda.  

Não à toa ainda é conhecido no mercado de ações, até hoje, o termo “colocar a ordem na pedra” – que era o ato da escrita das ofertas. 

O book de ofertas era imprescindível, e ainda é para os traders, mas hoje é absolutamente informatizado, é claro! 

Como funciona o book de ofertas hoje? 

Na atualidade, o book de ofertas funciona de forma on-line: as ordens de compra de ações ficam listadas no livro em ordem decrescente, de acordo com o valor estabelecido. Isso significa que, no topo da lista, estarão as especificações das ordens de compra de maior valor. 

Já as ofertas de venda são listadas ao contrário, ou seja, em ordem crescente, de acordo com o valor. Assim, as ordens de menor valor estarão no topo do livro de ofertas. 

Mas e as ofertas de compra e de venda iguais, como ficam? 🤔 Nesse caso, ambas aparecem de acordo com a ordem cronológica, ou seja, de chegada. Quem insere primeiro tem prioridade na lista. 

O negócio é executado quando o sistema registra ordens de compra e de venda do mesmo valor e, consequentemente, estas ordens são removidas da lista automaticamente. No lugar delas, novas ofertas são apresentadas. 

Além disso, o book de ofertas tem três pontos principais:  

  1. O preço das ofertas; 
  2. A quantidade ofertada;
  3. A instituição que está promovendo a oferta. 

Para que serve o book de ofertas?

O book de ofertas serve para que traders, principalmente, consigam entender onde estão as oscilações, identificando movimentos de alta e baixa, verificando, assim, como um determinado papel de seu interesse está sendo precificado. 

Outro ponto importante é que o livro de ofertas serve para estudar as perspectivas de valorização e de liquidez de papés ーmas é preciso ter cuidado com blefes, porque podem existir algumas pessoas que lançam as ordens de compra e venda, e as cancelam logo em seguida com o objetivo de confundir e testar o mercado. 

Não deixe de conferir o vídeo em que ensinamos a olhar o book de ofertas dentro do Clear PRO, nosso Home Broker: 

Tipos de books de oferta 

Existem dois tipos de livro de ofertas, e é importante entender a diferença entre cada um deles. Vamos lá? 👇 

Tipo#01: book de preços 

O book de preços é uma ferramenta que apresenta o total de ofertas que existem por faixa de preço, sem indicação do player (a corretora) de onde a ordem foi enviada. Cada linha do book de preços vai apresentar um preço diferente. 

Ou seja, o book de preços traz a cotação dos papéis de uma maneira geral. O trader acompanhará nele o melhor preço de compra e venda de cada ação, mas não poderá acompanhar a quantidade de ofertas e o volume de negociação. 

Tipo #02: book de ofertas  

O book de ofertas, propriamente dito, apresenta ao trader, seja ele um scalper ou um swing trader, as operações de compra e venda por lotes de ações.  

Isso significa que o trader poderá monitorar todas as ordens de compra e venda individualmente. A grande vantagem é poder fazer uma análise muito mais assertiva de cada papel, e isso pode ser fundamental para o sucesso do investimento. 

Vantagens de se utilizar o book de ofertas 

Se liga por que é interessante utilizar o book de ofertas na hora de negociar seus ativos: 

👉 Você pode definir a melhor estratégia na hora de executar uma ordem de compra ou venda; 

👉 É possível entender melhor o “humor” do mercado e se beneficiar com isso; 

👉 Promove análises mais precisas e assertivas sobre as ações que estão sendo negociadas; 

👉 Você consegue emitir ordens de compra e venda mais rapidamente. 

Como utilizar o book de ofertas?  

São apenas 4 passos que você precisa dar para utilizar o book de ofertas a seu favor. Veja só:  

1º passo: Definir os papéis que você quer acompanhar e negociar 

As corretoras permitem que você customize o home broker, então se a ideia é simplificar a análise dos papéis escolhidos e tomar decisões, defina quais são as ações que você pretende comprar ou vender. 

2º passo: Analisar o livro de ofertas  

Com o home broker devidamente personalizado, agora você pode fazer sua análise, que é fundamental para entender como está a volatilidade das ações escolhidas e quais são os maiores preços de compra e de venda desses papéis. 

3º passo: Tente chegar primeiro! 

As execuções de compra ou venda acontecem naturalmente por ordem de chegada, quem emite primeiro tem prioridade. Portanto, certifique-se da quantidade de ofertas e veja se há alguém disposto a comprar ou vender os papéis que você quer vender ou comprar, respectivamente. 

4º passo: Pense estrategicamente 

Depois de analisar o livro de ofertas, é preciso montar uma boa estratégia para alcançar o melhor preço de venda ou compra.  

De nada adianta comprar por um preço muito baixo e, ainda assim, perder dinheiro com sua compra, ou, ao contrário, definir um preço muito alto pelos seus papéis e não encontrar um comprador para eles. A prática de análise do book de ofertas vai te ajudar a montar a melhor estratégia para suas investidas na Bolsa de Valores. 

Por fim, book de ofertas vale a pena?

A foto mostra uma mulher deitada na cama, tomando café e mexendo no notebook, pesquisando sobre book de ofertas
No fim das contas, é você quem vai poder dizer se o book de ofertas faz sentido para a sua estratégia 

E aí fica a pergunta final: será que vale a pena utilizar o book de ofertas? Este uso fará alguma diferença para você, trader, ou investidor iniciante? 

Bom, o livro de ofertas é uma dentre diversas ferramentas que podem teajudar a investir com mais assertividade no mercado financeiro, especificamente na Bolsa de Valores.  

Ele ajuda a lidar com as negociações no curto prazo, oferece a chance de se promover uma boa análise dos papéis e a entender a volatilidade do mercado e, desta forma, torna-se bem útil e oportuno. 

Se o book de ofertas efetivamente auxilia na tomada de decisões, em busca dos melhores resultados, é claro que vale a pena utilizá-lo! Mas é muito importante lembrar que esta é uma ferramenta de interpretação, ou seja, que auxilia na análise e na interpretação do mercado –obviamente, ele não substitui e nem exclui o seu poder de decisão. 

E aí, gostou de entender um pouco mais sobre como funciona o book de ofertas? Preparado pra começar a investir com a gente? 🚀