Meus dividendos: como acompanhar?

Meus dividendos: como acompanhar?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

15/06/2022 • Atualizado: 15/06/2022

7 minutos

Compartilhar:

Muitos investidores com perfil moderado e agressivo optam pela Renda Passiva devido à margem de lucratividade superior proporcionada pelo mercado de ações. Com isso, é comum que surja a dúvida “como acompanhar meus dividendos?”. 

De fato, nem todos os acionistas de uma empresa de capital aberto ficam sabendo exatamente quanto e quando terão acesso às distribuições de proventos. Portanto, não deixe de conferir este conteúdo sobre o que são dividendos e como acompanhá-los! 

O que são dividendos? 

Para entender o que são dividendos, é preciso compreender primeiro como funciona o mercado de ações de empresas de capital aberto. 

Digamos que você adquiriu um pacote de ações de uma determinada empresa. A partir deste momento, você passou a ser dono de uma fração daquela companhia. Sendo assim, pela lógica, também obteve direito sobre uma porcentagem dos lucros da organização, assim como os demais acionistas e proprietários. 

No entanto, existem ocasiões em que a empresa não distribui todo o seu lucro, ou sequer distribui algum lucro aos acionistas. Isso se deve ao fato de que algumas empresas optam por reaplicar parte deste lucro para fomentar o crescimento da companhia. Esse movimento é mais comum em empresas em fase de crescimento, para consolidar a marca em meio à concorrência e incrementar seu valor de mercado. 

Porém, caso o lucro não seja reinvestido, toda empresa de capital aberto deve obrigatoriamente distribuir uma parte de sua rentabilidade anual aos seus acionistas, salvo em algumas condições, de acordo com o que determina a Lei das Sociedades Anônimas (SA).  

A porcentagem deste lucro é determinada pela companhia em assembleias para, posteriormente, ser repassada aos investidores em forma de dividendos ou de Juros sobre Capital Próprio (JCP) e outros proventos. 

Enquanto algumas empresas não estabelecem regras específicas para realizar essa distribuição, outras organizações elaboram uma agenda de dividendos. Dado o contexto, é por isso que muitas pessoas têm algumas dúvidas sobre o tema e tentaremos abordar todas elas, a seguir. Acompanhe!  

O que são dividendos provisionados? 

Na foto temos duas pessoas, dando as mãos, fechando um contrato. A imagem refere-se ao acordo entre um acionista, que investe em uma ação e a empresa a qual essa ação pertence. Palavra-chave de referência: meus dividendos.

Dividendos provisionados é o termo que se refere aos dividendos que, embora os investidores ainda não o tenham recebido, já têm uma definição de pagamento. Em outras palavras, é a informação mais precisa sobre a quantia que os investidores receberão. 

“Mas, como posso acompanhar meus dividendos?”, você provavelmente está se perguntando. Não se preocupe, pois, nos tópicos a seguir, mostraremos uma variedade de alternativas para que você tenha como saber os dividendos de uma ação. 

Meus dividendos: como conferir e acompanhar? 

Quem se pergunta “como acompanhar meus dividendos”, primeiramente, deve compreender como funciona o pagamento e quais os termos mais comumente usados. 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Fonte pagadora 

Trata-se da companhia que distribuirá os dividendos. Embora essa pareça ser uma informação óbvia, quem tem uma carteira de investimentos diversificada deve tomar cuidado para não se confundir, até porque os dados da fonte pagadora deverão ser declarados corretamente no Imposto de Renda

Forma de distribuição 

Mais uma vez, o Imposto de Renda envolve alguma burocracia, pois dependendo da forma como os proventos forem distribuídos, o lucro pode ou não ser retido na fonte, além do fato de que os preenchimentos dos campos na declaração são diferentes. 

A distribuição dos proventos pode ser feita nas seguintes formas: 

  • Rendimento — distribuição de proventos por cota de fundos imobiliários (FIIs), sem retenção de Imposto de Renda; 
  • Dividendo — há isenção de Imposto de Renda para a pessoa física; 
  • Juros sobre Capital Próprio (JCP) — há retenção de 15% de Imposto de Renda. 

Valor a ser distribuído 

Antes da empresa liberar o valor total que cada investidor receberá conforme a sua participação acionária, em primeiro lugar ela informa a quantia que será distribuída e o valor por cota. 

Data-com e Data-ex 

Trata-se dos termos usados para se referir às datas em que os investidores terão direito ao recebimento dos proventos, isto é, uma espécie de agenda de dividendos. 

Quem mantém posse de ações até o final da Data-com terá direito a receber dividendos na distribuição seguinte. Quando este período chega ao fim, perde-se o direito de receber dividendo na próxima distribuição e inicia-se a Data-Ex. 

Data do pagamento 

Como consta no próprio termo, é a data em que os investidores recebem o valor ao qual têm direito na conta da corretora. 

Em quais lugares acompanho meus dividendos?

Foto de uma mulher, sentada em uma mesa de escritório, em frente ao computador, sorrindo e aprendendo como acompanhar os (seus) meus dividendos com a Clear.

Agora que você já sabe o que são dividendos, mostraremos algumas opções para que você saiba como acompanhar e onde são depositados os dividendos. 

Canal Eletrônico do Investidor (CEI) 

Disponibilizadoa pela Bolsa de Valores brasileira, B3, o CEI é uma plataforma que fornece acesso a uma grande variedade de informações importantes sobre seus investimentos e ativos adquiridos. 

O sistema conta com uma guia específica para proventos, inclusive sobre dividendos provisionados, onde são depositados os dividendos, quanto você tem a receber, além do histórico de transações e muito mais. 

Corretora de valores 

A corretora que faz a intermediação de seus investimentos em ações também tem todas as informações sobre a agenda de dividendos a serem pagos pelas empresas, especialmente os provisionados. 

Plataformas como a Clear Corretora notificam os investidores alertando-os sobre o recebimento de seus dividendos, entre outras informações relevantes a respeito de seu calendário, assim você pode acompanhar a evolução de seus proventos. 

Conteúdos sobre investimentos 

Blogs e em canais de comunicação digitais, como sites jornalísticos, redes sociais e o YouTube, por exemplo, são ótimas fontes de conteúdo para acompanhar o mercado financeiro, o andamento de investimentos em Renda Fixa e Renda Variável, o que é indispensável para quem tem capital investido em empresas, já que as mesmas utilizam essas mídias para informar seus investidores. 

Relação com Investidores das Empresas 

Normalmente, as companhias de capital aberto têm o seu próprio canal de informações oficiais para que os investidores acompanhem seus investimentos, que pode ser um site oficial uma aba denominada como “Relação com Investidores (RI)”. 

Na seção de RI é possível obter todos os dados relativos à empresa, decisões tomadas que podem ser interessantes para o acionista e a respeito dos proventos a serem distribuídos. 

Por que acompanhar meus dividendos? 

Deu para perceber que o investimento em ações de empresas de capital aberto pode ser bastante vantajoso, não é verdade? Mesmo com as subidas e descidas da Bolsa, os dividendos são uma ótima forma de obter parte do lucro de seus investimentos. 

Acompanhar seus dividendos é importante devido ao fato de que a Renda Variável oferece alto risco, porém, pode aumentar seu capital, ainda que aos poucos. Saber quando os dividendos serão pagos e quais seus valores é indispensável para que você planeje um destino adequado aos rendimentos. 

Para se manter por dentro da distribuição de proventos das empresas nas quais você investiu, e ter acesso aos principais investimentos do mercado financeiro, abra uma conta na Clear Corretora agora mesmo! É gratuito e sem taxa de corretagem!