Investir em renda variável: 18 motivos para começar agora! 

Investir em renda variável: 18 motivos para começar agora! 

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

10/02/2022 • Atualizado: 16/02/2022

12 minutos

Compartilhar:

Investir em renda variável pode ser para você!  

Indeciso se vale a pena investir em renda variável? Elencamos dezoito motivos para te ajudar a acabar com sua indecisão e começar a investir agora mesmo! 👇 

O que é renda variável?  

Os investimentos em renda variável são aqueles em que o retorno é imprevisível na hora da aplicação.  

Ou seja, esse tipo de investimento é suscetível às oscilações do mercado, caracterizando-se, assim, como investimentos de alto risco

Tipos de investimentos em renda variável 

Como falamos, os investimentos em renda variável são múltiplos, por isso listamos os principais pra você. Confira:  

Ações 

Ações são as pequenas parcelas de empresas, negociadas na Bolsa de Valores. Em resumo, a partir do momento que o seu dinheiro é aplicado na ação de uma empresa, você se torna sócio dela e compartilha dos seus lucros e etc. 

Fundos imobiliários (FIIs)  

Os fundos imobiliários são formados por carteiras de ativos financeiros. Eles funcionam por meio de administradores que vendem cotas, que são compradas pelos investidores.  

Esse tipo de investimento em renda variável é regulado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).  

ETFs 

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são um tipo de fundo de investimento que funciona com base em índices, como o Ibovespa, e as cotas dos ETFs são negociadas nos pregões da Bolsa de Valores.  

Opções 

Opções são tipos de investimentos caracterizados por produtos de negociação do mercado financeiro, que dá ao titular da comprar ou vender um ativo em uma data no futuro.   

Fundos Cambiais 

Fundos de câmbio focam na oscilação de uma determinada moeda e alocam partes dos recursos em ativos ou derivativos vinculados a moedas estrangeiras.  

+Saiba mais sobre o que é hedge cambial e como proteger seus investimentos! 

Mercado Futuro 

O mercado futuro é uma modalidade de renda variável, negociada na Bolsa de Valores por contratos futuros. Estes contratos preveem a liquidação financeira e  são a base nas posições assumidas por cada operador.  

+ Aprenda neste vídeo, com o Pit Money, quais são os indicadores ideais para operar contratos futuros de Boi e Milho. 

Criptomoedas 

As criptomoedas são moedas virtuais independentes dos bancos centrais, ou seja, na maioria das vezes, não são produzidas e controladas por estes órgãos.  

Existem diversos tipos de criptomoedas disponíveis no mercado, entre as mais famosas temos o Bitcoin, Dogecoin e Ethereum.  

Qual a diferença entre renda variável ou renda fixa? 

Como a gente comentou, a renda variável refere-se a investimentos nos quais o retorno não é previsível na hora da aplicação.  

Enquanto  a renda fixa a remuneração é prevista na hora da aplicação e seus resultados variam de acordo com o tipo de investimento, como é o caso do Tesouro Direto e IPCA (Índice de Preços ao Consumidor).  

Se quiser saber mais sobre o assunto no detalhe, nossa parceira, Bea Aguillar gravou um vídeo onde ela explica as diferenças entre investir em renda variável e fixa: 

📘: Diferença entre Renda Fixa e Renda Variável | com Bea Aguillar 

A Clear tem taxa zero de corretagem em todos os produtos, o melhor home broker do mercado e a equipe de analista mais capaz do país. Abra sua conta! 

Renda variável: 18 motivos para investir! 

1. Sair da poupança  

Apesar dos investimentos em renda variável apresentarem riscos, proporcionam chances de lucros bem maiores que manter o seu dinheiro com uma falsa sensação de segurança na poupança. 

Quando você guarda o seu dinheiro na poupança, os seus rendimentos estão atrelados às oscilações da Taxa Selic (taxa básica de juros do país) e a variação da TR (Taxa referencial).  

O problema desse tipo de investimento é que o seu dinheiro sofre com a inflação, ou seja, conforme a inflação aumenta o seu dinheiro “perde” valor de mercado e é desvalorizado.  

Para entender isso, vamos comparar o retorno da poupança com o aumento dos preços, que é medido pela inflação.  

Em 2020, a poupança rendeu 2,94%, enquanto a inflação (medida pelo IPCA-15) foi de10,42%, maior acumulado em um ano desde 2015

Ou seja, se você tivesse deixado o seu dinheiro na poupança ao longo de 2020, no final do ano você conseguiria comprar menos do que compraria em janeiro e isso porque os preços subiram mais que o seu dinheiro rendeu.  

Não dá para chamar isso de investimento, né? 

2. Taxa de juros  

A maior parte dos investimentos de renda fixa tem seu retorno atrelado à taxa básica de juros da nossa economia, a famosa Selic..  

Saímos de uma Selic de mais de 14% em 2016 para 9,25% em 2020. Com isso, a rentabilidade da renda fixa também caiu e já não está mais tão atrativa, apesar de ainda ter boas oportunidades visando médio e longo prazos. 

3. Oportunidade de rentabilidade acima da renda fixa 

Aproveitando que estamos falando dela, as aplicações de renda fixa trazem sim maior previsibilidade e são importantes para compor qualquer carteira de investimentos.  

O ideal é colocar uma parte que você pode precisar, a famosa reserva de emergência, em renda fixa e aplicar outra parte das suas reservas em ativos que buscam trazer mais rentabilidade, como a renda variável.  

Afinal, como falamos, o retorno da renda fixa não está  atrativo para deixar tudo lá. 

4. Diversificar seus investimentos 

A foto mostra um homem ao ar livre, que segura um celular nas mãos, enquanto olha para ele, pesquisando os motivos para investir em renda variável.

Além de diversificar investindo tanto em renda fixa quanto em renda variável, você pode diversificar dentro da renda variável.  

Essa classe de investimentos, além de ações, tem outros tipos de investimento como BDRs e Fundos Imobiliários – ok, já vamos falar mais deles. 

5. Poder investir em empresas de outros países 

Os BDRs (Brazilian Depositary Receipt) são títulos negociados na nossa bolsa de valores, famosa B3, mas que estão ligados às ações de empresas de outros países.  

Investindo em BDRs, além de ter acesso a empresas estrangeiras e setores que não temos no Brasil, você fica exposto à cotação da moeda e pode se beneficiar da valorização do dólar.  

Quem é cliente Clear recebe todo mês a carteira recomendada de BDRs da Spiti, que ajuda na tomada de decisão sobre quais BDRs investir. 

+ BDRs pagam dividendos? Confira! 

6. Poder investir em imóveis sem ter que comprar o imóvel 

Os fundos imobiliários, como o próprio nome já diz, tem lastro em imóveis.  

Para investir direto e comprar um imóvel, normalmente, você precisa de muito mais dinheiro do que para investir em um fundo e, caso queira resgatar seu investimento, nem sempre vender o imóvel é rápido.  

No fundo, você sabe em quanto tempo pode resgatar o dinheiro, o que faz dele um investimento mais líquido. E para escolher os melhores fundos, os clientes da Clear também têm acesso a carteira recomendada Clear de Fundos Imobiliários. 

7. Investir em diferentes setores 

Falamos de ações, BDRs e fundos imobiliários, praticamente todos os setores que conhecemos podem ser investidos através desses ativos.  

Você pode colocar parte do seu capital em uma empresa que depende de exportação e se beneficia quando o dólar sobe.  

E ainda pode investir outra parte em empresas de vendas online, lembrando que vimos esses negócios valorizarem com as medidas de isolamento social. Ou tem a opção de investir em fundos imobiliários.  

8. Aprender sobre o mercado 

Falamos de algumas variáveis aqui. Já deu para ver que investir em renda variável é uma forma de entender a economia que vivemos.  

Por exemplo, acompanhar na prática a valorização que as empresas exportadoras podem ter quando o dólar sobe. Ou como as decisões do governo podem impactar as empresas estatais e os setores regulados.  

De fato, você não precisa necessariamente investir para entender a economia, mas não fica muito mais interessante acompanhar essas mudanças quando você pode ganhar com isso? 

9. Pensar no longo prazo 

Investir em renda variável pode ser uma ótima forma de ganhar no longo prazo. As ações das boas empresas tendem a se valorizar com o passar do tempo, e  você pode capturar esses ganhos lá na frente. 

10. Ter mais uma fonte de renda 

Algumas ações pagam dividendos com frequência, ou seja, periodicamente, quem investe recebe uma parte do lucro que a empresa distribui aos acionistas.  

Além das ações, há também fundos imobiliários que garantem uma receita até mensal, como se você recebesse um aluguel pelos imóveis.  

É interessante colocar na sua carteira ativos que gerem uma fonte de renda recorrente. 

11. Organização Financeira 

Organizar seus investimentos, escolher qual faz mais sentido para o seu momento de vida, quanto você pode aplicar e por quanto tempo torna a sua vida financeira mais tranquila.  

Aí vale lembrar que, além da saúde física, temos também a saúde financeira para cuidar. 

12. Traçar as próprias metas e objetivos 

Já entendemos que investir é uma ferramenta poderosa e pode contribuir na vida financeira de todos.  

Nesse sentido, você pode traçar metas, desde aprender mais sobre uma coisa nova até estipular ganhos mensais que quer atingir, ou mesmo traçar uma estratégia para alcançar aquele objetivo financeiro que parece distante. 

13. Autonomia nos seus investimentos 

Conforme você vai aprendendo, vai se organizando e o que vem junto? Autonomia.  

Você pode investir em ações através de fundos, e alguns gestores são de fato gênios do mercado, mas você não precisa depender só deles.  

É possível contar com um  gestor para apenas uma parte da sua carteira, para te ajudar a tomar algumas decisões, escolher as empresas que gosta, os negócios que você acredita e investir diretamente neles. 

A Clear, periodicamente, disponibiliza análises e relatórios que auxiliam na tomada de decisão e te ajudam a conquistar sua autonomia. 

A Clear tem taxa zero de corretagem em todos os produtos, o melhor home broker do mercado e a equipe de analista mais capaz do país. Abra sua conta! 

14. Conhecer o seu perfil de investidor arrojado 

Quando você conhece seu perfil, toma as suas próprias decisões de investimentos. 

Passe a entender qual o nível de detalhe quer ter para tomar uma decisão e se sentir confortável com ela, se prefere investir em empresas consolidadas ou gosta da ideia de aplicar em um negócio novo (obviamente, sem fazer nenhuma loucura financeira).  

Como você se sente com a tomada de risco? 

15. Liberdade de definir o momento de comprar e vender 

Na renda variável,   as pessoas têm liberdade para combinar o melhor momento para seus investimentos com  momentos oportunos do mercado.  

Diferente de outros tipos de investimento, o próprio investidor pode decidir comprar ações quando tem dinheiro disponível, e pode optar por vender e transformar as suas ações em dinheiro quando quiser. 

Ou seja, liberdade! 

16. Colocar o dinheiro para “trabalhar” 

Afinal, investir nada mais é que colocar o dinheiro para trabalhar.  

É aplicar o seu dinheiro para que ele gere mais dinheiro. É ter ativos que geram ativos, ou seja, ter um bem que gera mais bens. 

17. Investir sem pagar taxa de corretagem 

A Clear tem taxa de corretagem zero. Ou seja, para investir em ações, por exemplo, você paga só o preço da ação, sem taxa de corretagem.  

Vale lembrar que não foi sempre assim: no passado, investir tinha mais custos, mas na Clear, desde 2018,  a taxa de corretagem é zerada. 

18. Informação de qualidade disponível 

Cada vez mais, a pessoa física tem informação de qualidade disponível para tomar as melhores decisões. 

O time da Clear traz conteúdos, para que todos tenham acesso à informação de qualidade e se sintam seguros para gerir de modo autônomo seus investimentos.  

Como é investir em Renda Variável na Clear 

Fica aqui uma dica para ter ainda mais informações sobre o mercado: o Telegram da Clear. Lá, você vai receber tudo o que precisa para fazer os melhores investimentos. Para entrar, basta clicar aqui

Acompanhe os analistas nas redes sociais, veja os vídeos da Clear no Youtube e se surgir dúvida, pode mandar.  

A Clear tem taxa zero de corretagem em todos os produtos, o melhor home broker do mercado e a equipe de analista mais capaz do país. Abra sua conta!