[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Significado dos códigos das ações: como identificá-las na Bolsa

Significado dos códigos das ações: como identificá-las na Bolsa

Navegue por assunto


Não sabe o que significa PETR4, VALE3, ITUB4? Entenda o significado dos códigos das ações para operar na Bolsa

Para começar a comprar e vender ações, o primeiro passo é entender os significados dos códigos das ações na Bolsa, já que é por meio deles que as operações são realizadas.

Códigos, como PETR4 ou VALE3, são muito conhecidos no mercado, mas será que você sabe o que cada letra ou número que os compõem significam? Sua formulação é feita com base em um padrão de número e letras que ajudam a identificar a empresa e o tipo de ação correspondente ao código.

Entenda o significado dos códigos das ações da Bolsa e aprenda a identificar os tipos de ações mais negociados via home broker.

Na Clear, a corretagem para operar ações, minicontratos, opções e ETFs é zero*. Confira nossos custos para operar.

Abra sua conta na Clear sem pagar nada por isso!

Significado dos códigos das ações

Os códigos das ações são compostos por quatro letras e um número e ficam listados no home broker no book de ofertas.

Ao decidir comprar ações de Petrobras, por exemplo, você deve encontrar o código da ação correspondente a essa empresa e, a partir disso, iniciar sua operação, como PETR4.

Principais tipos de ações

Para compreender melhor os significados dos códigos das ações é preciso entender a diferença entre as principais ações negociadas na Bolsa:

Ações preferenciais

As ações preferenciais, representadas pela sigla PN, dão o direito de receber dividendos da empresa com prioridade, mas não fornecem direito a voto.

Ações ordinárias

As ações ordinárias, representadas pela sigla ON, dá ao seu detentor o direito de voto em assembleia e o de receber, de forma não preferencial, dividendos da empresa.

Homem mexendo em computador aprendendo sobre o significado dos códigos das ações

Composição dos códigos

As letras e os números podem mudar totalmente o significado dos códigos das ações. Cada um deles representa uma ação diferente e podem mudar, dependendo do tipo do mercado em que estão inseridos.

Mercado à vista

Letras

As letras fazem referência as empresas emissoras da ação, como PETR4 (de Petrobras) ou BBDC4 (de Bradesco).

Números

Os números indicam o tipo de papel que ele representa, como ações ordinárias, preferenciais, com direito a subscrição, entre outros. Confira as principais:

1 – Direito a subscrição de uma ação ordinária

Os códigos com final 1 são aqueles que dão o direito a subscrição de uma ação ordinária.

Logo, ao possuir um direito de subscrição com final 1, por exemplo, você pode comprar uma ação ordinária com prazo e preço predeterminados.

Caso o trader não queira exercer o direito de subscrição, é possível que ele venda esse direito de compra para terceiros no mercado secundário.

2 – Direito a subscrição de uma ação preferencial

Os códigos com final número 2 também dão direito a subscrição, mas para a compra de uma ação preferencial.

Caso o trader não queira exercer o direito de subscrição, também é possível que ele venda esse direito de compra para terceiros no mercado secundário.

3 – Ação ordinária

O final 3 indica que o papel correspondente ao código é uma ação ordinária – com direito a voto, como JBSS3.

4 – Ação preferencial

Os códigos com final 4 indicam que o papel é uma ação preferencial, dando ao detentor da ação a preferência no recebimento de dividendos, como a CMIG4.

5, 6, 7 e 8 – Ações preferenciais de classes diferentes

Códigos com final 5,6,7 e 8 indicam que as ações são preferenciais, mas pertencem a classes diferentes: classes A (PNA), B (PNB), C (PNC) e D, (PND), respectivamente.

As diferenças entre as classes podem ter a influência de diversos fatores e, por isso, não é possível definir uma diferença clara entre elas.

No geral, elas costumam variar de acordo com a empresa emissora da ação.

9 – Recibo de subscrição sobre ações ordinárias

Ao obter o direito de subscrição de uma ação ordinária, o direito com código final 1, antes de entrar em sua carteira como uma ação ordinária, torna-se final 9, representando um recibo de subscrição, que indica que ela já pode ser negociada pelo preço predeterminado.

10 – Recibo de subscrição sobre ações preferenciais

Os códigos com o final 10, assim como os de final 9, indicam o recibo de subscrição, mas de ações preferenciais.

11 – BDRs e Units

Os códigos de final 11, na maioria das vezes, servem para indicar que os papéis são BDRs (Brazilian Deposit Receipts – Certificados de depósitos de ações de companhias do exterior) ou Units, que são pacotes de ações preferenciais e ordinárias negociadas em grupo.

Códigos no mercado de opções

Para operar no mercado de opções também é preciso saber os tipos de códigos utilizados nas operações de compra e venda.

Assim como no mercado à vista, as quatro primeiras letras indicam a empresa emissora, na sequência, a quinta letra representa o mês de vencimento de acordo com a opção de compra ou de venda.

Confira as letras correspondentes aos meses de vencimento na tabela abaixo:


Mês

Opção de compra (Call)

Opção de venda (Put)
JaneiroAM
FevereiroBN
MarçoCO
AbrilDP
MaioEQ
JunhoFR
JulhoGS
AgostoHT
SetembroIU
OutubroJV
NovembroKW
DezembroLX

Mercado fracionário

Já no mercado fracionário, os códigos são semelhantes ao mercado à vista, mas com o complemento da letra F, indicando que aquele papel está sendo negociado neste mercado.

Exemplo: PETR4F, VALE3F, BBAS3F e EMBR3F.

+ Quer saber ainda mais sobre o mundo trader? Faça o curso Introdução ao Universo Trading e aprenda os principais conceitos desse mundo!

Curso Introdução ao Universo Trading

Mercado a termo

No mercado a termo, os códigos das ações também são parecidos com os do mercado à vista, mas acrescidos da letra T para indicar que o papel está sendo negociado no mercado à termo.

Agora que você aprendeu o significado dos códigos das ações, já está pronto para começar a operar! Abra sua conta na Clear e opere com a corretagem zero de verdade do mercado.*

Cotação das ações

No site oficial da B3 e na página da Infomoney é possível acompanhar a cotação diária das principais ações negociadas em Bolsa.

Além disso, na página de análises da Clear, você pode conferir as análises gráficas e fundamentalistas dos papéis mais negociados do mercado acionário.

*Algumas operações estão sujeitas a cobranças. Confira nossos custos em: clear.com.br/site/custos