[xp_hellobar][/xp_hellobar]

O que são Blue Chips: como funcionam as ações de primeira linha

O que são Blue Chips: como funcionam as ações de primeira linha

Navegue por assunto


Você sabe o que são Blue Chips? Aprenda como identificar as melhores ações da Bolsa

o que são blue chips candles

Na hora de operar na Bolsa, é natural que o trader faça uma análise minuciosa para comprar as melhores ações do mercado, ou seja, as Blue Chips.

O termo, que é muito usado no mercado acionário, diz respeito às ações de primeira linha, pertencentes às empresas de grande porte e com boa saúde financeira.

Geralmente, as Blue Chips são os papéis mais cobiçados na Bolsa e alvo de compra e venda da maioria dos traders, devido ao grande volume de negociação na Bolsa, alto valor de mercado e boa liquidez. Mas por que usamos essa expressão?

Nesta matéria, explicamos o que são Blue Chip, como identificá-las e qual a importância desses ativos na Bolsa de Valores.

O que são Blue Chips

Uma das principais dúvidas de quem está começando a operar é entender o que são Blue Chips. O termo, que vem do pôquer, no qual as fichas azuis são as mais valiosas, é usado para representar as ações de primeira linha, que são aquelas emitidas por empresas de grande porte, bem posicionadas em seu ramo de atuação e com uma situação financeira bem consolidada.

Alguns historiadores dizem que a expressão foi criada em 1920 por um funcionário da Dow Jones que, na época, usou esse termo para se referir às ações de cotações mais altas no mercado.

Atualmente, as ações dentro desse padrão não são necessariamente as que possuem o maior preço, mas sim, as que costumam ter ótima liquidez e crescimento sólido, além de pagarem dividendos para quem as detêm.

Não existe uma lista oficial da B3 que traga quais são as blue chips negociadas em Bolsa, porém, no Brasil, os principais exemplos são PETR4 (Petrobras), ABEV3, (Ambev), VALE3 (Vale), entre outros.

Características das Blue Chips

  • Geração de Lucro e Receita;
  • Pagamento de bônus e dividendos;
  • Alta liquidez;
  • Boa governança corporativa;
  • Crescimento sólido.

Quais são as ações Blue Chip da Bovespa

As principais Blue Chips do mercado acionário brasileiro são aquelas mais negociadas em Bolsa. Para identificá-las é necessário acompanhar o movimento do mercado e as principais análises sobre a cotação e a saúde das empresas emissoras.

Como o principal fator para se tornar uma blue chip é ter um alto volume de negociação, elas acabam naturalmente entrando no índice Bovespa (IBOV), formado pelas ações mais representativas e negociadas em Bolsa.

Dentre as principais blue chips, podemos destacar as seguintes empresas e seus códigos de negociação:

o que são blue chips ativos pit

Importância das Blue Chips para o mercado

Por serem as ações de maior representatividade na Bolsa, as blue chips acabam se tornando referência no mercado, além de serem usadas como um termômetro de como está o desempenho da Bolsa.

Acompanhar o desempenho dessas empresas também é importante para traçar as melhores estratégias e acertar em suas operações, já que são companhias bem estruturadas financeiramente e, geralmente, oferecem a melhor relação risco x retorno do mercado, proporcionando boa liquidez e pagamento de dividendos.

Como identificá-las 

Depois de entender o que são blue chips, o ideal para identificar se vale a pena ou não comprá-las é estar sempre atento às analises gráficas, para verificar a cotação dos papéis e em que volume estão sendo negociados; e as análises fundamentalistas, para acompanhar o desenvolvimento atual da empresa, seu valor de mercado e quais são as perspectivas para o futuro.

É importante lembrar que, apesar da reputação de um determinado ativo ser boa, confiar nele sem qualquer tipo de análise pode ser prejudicial. Isso porque, o mercado é bem volátil e situações adversas, como a economia ou polêmicas envolvendo a companhia emissora, podem afetar drasticamente seu valor de mercado.

Outras classificações de ações

Small Caps

As Small Caps são ações com baixa representatividade na Bolsa e cotações menores, logo, possuem menor liquidez, dificultando a venda por falta de demanda.

Confira no nosso post mais informações sobre o que é small caps.

Mid Caps

As Mid Caps são as ações de média representatividade na Bolsa. Elas estão entre as Blue Chips e as Small Caps, ou seja, estão em ascensão, mas ainda não possuem boa liquidez.

Ficou por dentro sobre o que são as Blue Chips e quer negociá-las na Bolsa de Valores? Abra sua conta na Clear e opere já.

E se quiser saber mais sobre os movimentos de lançamento de ações na Bolsa das empresas, leia nossos posts sobre IPO e follow on.