
Você já ouviu falar da Anbima? Também conhecida como Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais, é uma
instituição que atua regulando o mercado financeiro para garantir a segurança dos investidores e o seu bom funcionamento.
Mas além de fazer essa regulamentação, a Anbima também é responsável por emitir certificados para especialistas. Desse modo, ela permite consolidar muito mais credibilidade e profissionalismo para o mercado financeiro.
Para te ajudar a entender o que é Anbima e a sua relevância para o mundo dos investimentos, confira esse artigo que a gente preparou para você.
Vamos nessa? 👇
O que é Anbima?
Ela é a junção de duas instituições: a ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimentos) e a Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro). O seu objetivo é tornar o mercado financeiro mais profissional e seguro.
Surgida em 2009, a Anbima tem o objetivo de promover o desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais por meio de várias iniciativas, entre elas está o de fornecer certificados para investidores e especialistas.
Ela também oferece assistência técnica e jurídica para os seus associados, determina princípios éticos, estimula estudos sobre o setor, contribuindo para que ele tenha mais transparência e responsabilidade.
Como funciona a Anbima?
A Anbima funciona seguindo quatro iniciativas consideradas fundamentais para o mercado financeiro: informar, educar, autorregular e representar. Nesse sentido, vale ficar a par de cada uma dessas funções.
Informar
A Anbima fornece informações acerca dos diversos segmentos do mercado financeiro. Desse modo, ela permite que o investidor obtenha uma boa base de conhecimento para facilitar as estratégias e as tomadas de decisões.
Por meio da informação o investidor pode atuar com mais transparência e segurança, conhecendo mais dados para escolher as melhores soluções e investimentos.
Educar
A associação também atua fornecendo capacitação e treino para os profissionais e investidores. Essa iniciativa se torna viável por meio das certificações que ela concede.
As certificações são importantes porque capacitam os profissionais a conhecerem melhor as características do mercado.
Autorregular
Essa é uma das principais características da Anbima: a capacidade de autorregulação. Em termos práticos, isso quer dizer que várias outras instituições do mercado financeiro aderem às práticas de conduta e a fiscalização da associação.
Contudo, diferente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que obriga as instituições a seguirem as suas regras, a Anbima não exige obrigatoriedade.
Representar
A Anbima representa os interesses do mercado. Isso é feito de forma clara e objetiva, sempre pensando na capacitação e no conhecimento de todos os envolvidos.
Além disso, a Anbima também pretende estabelecer parcerias com entidades internacionais que trabalham com objetivos semelhantes ao dela, como, por exemplo, o Bacen.
Quais são as certificações da Anbima?
Por funcionar também com um perfil educacional e de informação, a Anbima fornece certificados para quem quer atuar no mercado financeiro.
Inclusive, algumas instituições exigem certificados da Anbima para quem quer trabalhar nesse mercado. Veja abaixo quais são as certificações:
Certificação CPA 10
É a Certificação Profissional Anbima Série-10. Ela é indicada para profissionais que almejam vender produtos de investimento direto para o público.
Com esse certificado em mãos, o profissional mostra que conhece a área financeira e está apto a atuar em bancos, órgãos públicos e corretoras. A obtenção da Certificação CPA 10 depende da realização de uma prova composta por 50 questões.
Certificação CPA 20
Assim como a certificação anterior, a Certificação Profissional ANBIMA – Série 20 também tem validade de 5 anos, contudo, ela é destinada para quem quer trabalhar com distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos do varejo de alta renda.
Devido a isso, a Certificação CPA 20 demanda conhecimentos financeiros mais sólidos por parte dos candidatos.
Certificação CEA
A Certificação CEA (Certificação de Especialistas em Investimentos) é indicada para assessores de gerentes de contas de investidores. Ela exige mais estudo que as anteriores e conta com uma prova realizada no formato online.
Além do mais, ao obter esse certificado, o candidato estará apto também a exercer atividades referentes a CPA 10 e a CPA 20.
Certificação CGA e CFG
Estão entre as certificações mais rigorosas. A CGA (Certificação de Gestores Anbima) é destinada para gestores de recursos com poder para tomar decisões de investimentos.
Na prática, o profissional que tem em mãos essa certificação, tem plenas condições de adotar decisões estratégicas, como, por exemplo, comprar e vender ativos financeiros das carteiras de veículos de investimentos.
Para obter a CGA é necessário ser certificado com a CFG (Certificado Anbima de Fundamentos em Gestão) e ser aprovado no exame de certificação.
Algumas das questões cobradas no exame são a gestão de carteiras (renda fixa e variável), gestão de risco, legislação, regulação e tributação.
Como conseguir certificação Anbima?
Para obter alguma certificação Anbima é necessário fazer as provas elaboradas e aplicadas pela própria associação. As inscrições devem ser feitas e pagas pelo site da instituição.
Após a inscrição é necessário agendar a prova em um dos centros de testes espalhados por todo o país. E quem já é associado da Anbima paga uma taxa inferior em comparação com a taxa de quem não é sócio.
Quem pode tirar a certificação Anbima?
Não há pré-requisitos para fazer as provas. Os exames estão disponíveis para qualquer pessoa, independentemente do nível educacional.
Atualmente já é possível contar com cursos preparatórios para a Anbima e, no próprio site da instituição, o candidato tem à disposição um material com conteúdo educativo que podem auxiliar nos estudos.
Qual a importância da Anbima no mercado financeiro?
A importância é enorme, pois a Anbima é uma associação que tem o objetivo de regular e trazer mais transparência para o setor. Isso permite que ela proteja e também estabeleça muito mais credibilidade para o mercado.
Por meio das suas certificações, a Anbima informa, representa, educa e garante o profissionalismo nesse segmento. Isso é fundamental para trazer melhorias, inclusive para a economia do país que está relacionada diretamente com esse universo de investimentos e finanças.
Conclusão
A Anbima surgiu em 2009 diante da junção de duas instituições. Hoje em dia, por meio da realização de exames e do fornecimento de certificados, essa associação é uma das mais importantes do mercado financeiro.
Estar associado a ela traz credibilidade e transparência, requisitos fundamentais para a segurança e a confiança de quem atua com investimentos.
Por tudo isso, conhecer o que a Anbima representa e como ela funciona, é um aspecto essencial para qualquer um que queira investir e até mesmo entender as características do mercado.
Quer aprender mais sobre investimentos e Renda Variável? Confira o Manual do Trade da Clear, 100% gratuito!
