[xp_hellobar][/xp_hellobar]

O que é Bacen? Qual sua função?

O que é Bacen? Qual sua função?

Navegue por assunto


A foto mostra a fachada do banco central
Fonte: Mega Jurídico

Você sabe o que significa Bacen? Já ouviu esse termo? É uma palavra que utilizamos com certa frequência quando falamos sobre o mercado financeiro

Bacen é a sigla que representa o Banco Central, uma instituição conhecida também como BC. Mas o que é o Banco Central, então? 

O Banco Central é uma autarquia autônoma, que atua de maneira completamente independente, não subordinada a nenhum dos poderes da República, e que tem carta branca para aplicar políticas que promovam a estabilidade econômica, sendo a instituição financeira de maior autoridade no país.  

É ele que autoriza o funcionamento e fiscaliza as demais instituições financeiras. É o Bacen, portanto, que estipula as regras de como os bancos comerciais devem atuar no Brasil. Um de seus objetivos é garantir a concorrência justa entre os bancos e, principalmente, proteger os interesses e os direitos de cidadãos. 

Neste conteúdo, vamos te contar mais sobre o que é o Bacen e qual é a função do Banco Central. E não poderíamos deixar de falar também qual é a relação do Bacen com os investimentos e a rentabilidade. Fique por dentro! 👇 

Qual a função do Banco Central? 

A função do Banco Central é, em primeiro lugar, garantir a estabilidade econômica do país e a segurança de quem é cliente do sistema bancário. O Bacen protege clientes de práticas abusivas, assim como garante a livre concorrência entre os bancos, sempre fiscalizando as instituições e o cumprimento da legislação financeira

Para atuar no mercado, um banco, uma corretora ou uma gestora de valores, entre outras, precisa se registrar no Banco Central para, devidamente autorizada, iniciar suas operações. 

Também é função do Bacen garantir a liquidez do sistema bancário, regulando, monitorando e fornecendo sistemas de transferência de fundos e de liquidações de obrigações. É importante destacar que o Bacen é quem fornece crédito a instituições financeiras em dificuldade e pode intervir nelas em casos mais graves, como na falta de liquidez

Taxas como a de custódia e a curva de juros, por exemplo, não se movimentam sem as orientações e regras do Bacen. A Bolsa de Valores e operações envolvendo ativos financeiros também seguem as regras do Banco Central. 

Depois de entender o que é Bacen, talvez você esteja se perguntando se é “só” isso mesmo. O fato é que não. Parte de o que é o Banco Central envolve também o controle da inflação e a emissão da nossa moeda. 

Quer saber mais? Continua com a gente! 

O Bacen controla a inflação brasileira 

A foto mostra uma mão colocando uma moeda em um cofre de porquinho. Ao fundo, há várias moedas espalhadas.

É o Banco Central que decide sobre a taxa básica de juros da economia, a Selic, e isso mexe com absolutamente todo o sistema financeiro e com toda a economia do país.  

Não há quem não sofra os impactos dela, e cabe ao Bacen definir essa taxa para controlar a quantidade de moeda em circulação no país quando os índices inflacionários são crescentes. Esse controle é fundamental, ainda mais diante do nosso histórico inflacionário. 

O Bacen supervisiona o sistema financeiro do país 

Todo o sistema financeiro brasileiro é fiscalizado pela instituição, com o intuito de garantir que as normas e as regras sejam seguidas à risca. O Bacen deve garantir o bom funcionamento do sistema financeiro nacional. 

O Banco Central se responsabiliza pela reserva nacional de moedas estrangeiras e atua sobre o mercado de câmbio 

O Bacen ainda é responsável pela reserva nacional de moedas estrangeiras em nosso país. O banco faz a gestão desta reserva e a utiliza especialmente em momentos de especulação cambial.  

O câmbio no país é flutuante desde 1999, ou seja, a cotação das moedas estrangeiras flutua conforme a demanda do mercado, de forma totalmente livre, sem amarras.  

O Banco Central não determina as taxas entre o Real e as demais moedas estrangeiras, no entanto, atua utilizando nossas reservas internacionais para comprar e vender dólares no mercado ou através de operações de swap (troca de rentabilidades oferecendo ou recebendo a variação cambial e, em troca, recebendo ou entregando a variação do CDI), à vista ou a prazo, para eliminar especulações ou pontuais problemas com a nossa moeda. 

O Banco Central emite a moeda nacional 

É o Bacen que encomenda à Casa da Moeda do Brasil um novo lote de moedas, quando isso é necessário. Somente ele pode autorizar a emissão de moeda nacional. À Casa da Moeda do Brasil cabe apenas a produção, e não a decisão da emissão. A criação e emissão da nota de R$200,00, por exemplo, foi uma decisão do Bacen. 

O que o Bacen fiscaliza? 

Anota aí, porque é importante saber o que é Bacen de maneira completa: o Banco Central fiscaliza bancos comerciais, bancos múltiplos, sociedades de crédito, financiamento e investimento, corretoras de valores mobiliários e corretoras de câmbio, entre outras instituições.  

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra a sua conta e comece hoje mesmo a cuidar do seu futuro! 

Bacen nos investimentos: qual é a relação? 

A foto mostra um homem, sentado em um sofá, com um celular em mãos, olhando para ele com expressão sorridente.
O Bacen influencia diretamente em investimentos. Entenda mais sobre! 

Bom, agora sim: você viu o que é Bacen e qual a função do Banco Central, de maneira mais geral e mais específica também. 

E, como falamos ali em cima, o Bacen fiscaliza instituições financeiras. Algumas delas fazem a gestão dos nossos investimentos. 

Assim, caso alguma regra não esteja sendo cumprida por alguma dessas instituições, cabe ao Banco Central intervir e fazer valer a lei. Tal instituição pode ser penalizada e até mesmo ter sua licença de funcionamento devidamente cassada em casos extremos ーe, em hipótese alguma, a pessoa investidora pode ser penalizada. 

As decisões tomadas pelo Banco Central, principalmente em relação à taxa básica de juros, têm impacto direto e decisivo sobre todos os investimentos disponíveis no mercado, sejam eles de renda fixa, de renda variávelaplicação na Bolsa de Valores, compra de moedas estrangeiras, compra de imóveis, etc.  

Nunca é demais lembrar que vários investimentos estão diretamente ligados à inflação, por exemplo, o Tesouro Direto, de modo que é o Bacen o responsável pelo seu controle. 

Serviços on-line oferecidos pelo Bacen 

O Banco Central é uma excelente fonte para buscar informações financeiras que precisamos utilizar no dia a dia, como a cotação do dólar e a taxa de juros dos bancos.  

No site do Bacen, é possível obter inúmeras informações preciosas e oficiais, incluindo atas do Copom, relatórios de inflação, de economia bancária e de estabilidade financeira, e muito mais. 

Entre outros serviços, você encontra no site do Banco Central: 

  • A cotação de moedas estrangeiras em relação ao Real;  
  • Informações gerais sobre as moedas estrangeiras; 
  • Conversor de moedas; 
  • Valores de taxas prefixadas de operações de compra e venda de bens, automóveis, cartão de crédito, crédito pessoal e demais serviços bancários; 
  • Comparação de tarifas bancárias de diferentes instituições financeiras; 
  • Possibilidade de simulação da rentabilidade da poupança; 
  • Planejamento para quitação de dívida de cartão de crédito. 

Ficou com mais dúvidas a respeito do que é Bacen? Qualquer coisa, é só mandar pra gente. 

Por fim, para ficar por dentro de novidades e flutuações do mercado, é só continuar acompanhando nosso blog e nossas redes sociais. Toda semana a gente tem conteúdos voltados para iniciantes nos investimentos, e também para quem já está há mais tempo nessa área. 

 
Torne-se um investidor: Abra sua conta na Clear, é online, rápido e 100% grátis.