Quero ser trader: dicas de como ganhar dinheiro em casa

Quero ser trader: dicas de como ganhar dinheiro em casa

Navegue por assunto


Um homem mexe no notebook em cima da mesa e segura alguns papéis, pensando sobre quanto ganha um day trader.

Conheça os prós e os contras de trabalhar em casa e ganhar dinheiro como trader

Ganhar dinheiro em casa, com conforto e autonomia, sempre pareceu algo bem atrativo para a maioria das pessoas. Porém, durante a pandemia do novo coronavírus, com o isolamento social, ficar em casa deixou de ser um sonho e virou uma obrigação para muita gente.

Além do home office, adotado por muitas empresas,  o aumento do desemprego também forçou o brasileiro a buscar alternativas para conseguir uma renda extra em casa.

Segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV Ibre), era  esperado que a taxa de desemprego no país saltasse de 11,6% para 16,1% ainda no segundo semestre de 2020, o que representava um acréscimo de 5 milhões de pessoas na fila dos desempregados.

Seja para quem perdeu o emprego ou para quem quer gerar renda sem precisar tirar o pijama, ganhar dinheiro em casa com a internet pode ser muito atrativo.

Nesse contexto, existe uma atividade que vem chamando a atenção por seu potencial de ganho alto em um curto espaço de tempo: o Day trade. E você, já se perguntou como virar trader?

Quer saber se atuar nesse mercado é a melhor opção para você? Neste artigo, vamos conhecer quais são os prós e os contras de como fazer Trader e tornar esta a sua nova profissão.

Como ganhar dinheiro em casa: o que é ser um trader

O termo trader vem do inglês e quer dizer “comerciante”. No caso, o que o trader comercializa são ativos na Bolsa de Valores. Geralmente, essa expressão é mais utilizada para se referir aos investidores de curto prazo, ou seja, aqueles que buscam lucrar com operações que duram poucos dias, horas ou até minutos, como é o caso de quem atua no caso do Day Trade.

O trader ganha dinheiro com a volatilidade dos preços dos ativos. Ao realizar diversas operações de compra e venda diariamente, ele lucra no acumulado de pequenas variações, como 0,5% e 1%, até atingir uma meta diária.

Quanto ganha um Day Trader?

É difícil estimar quanto ganha um Day Trader, pois os números variam de acordo com a demanda do mercado, dos valores e dos períodos investidos. Com consistência, o salário do trader pode chegar a R$ 6.000 ou até mais.

Como se tornar um trader do zero?

Em primeiro lugar, você precisa estudar muito a respeito do mercado financeiro e o universo trader se quiser se tornar um trader do zero, seja através de livros ou cursos. Além disso, é indispensável adquirir a mentalidade trader e se habituar, nem que minimamente, com o mercado, o que só é possível com a prática.

Prós

Além do conforto de trabalhar de casa, ser um trader profissional traz outras comodidades como flexibilidade de horário, mobilidade e autonomia.

No Day Trade, você é o seu próprio chefe e o seu objetivo é fazer com que o dinheiro trabalhe para você. Respeitando o funcionamento do mercado, você estipula uma meta diária e define quando e quanto quer trabalhar. É possível fazer as negociações de qualquer local. Você pode viajar e trabalhar ao mesmo tempo, por exemplo. Você só precisa de um computador e acesso à internet.

Outra vantagem do Day Trade é a possibilidade de conquistar lucros extraordinários sem investir um capital muito alto. Com um recurso chamado alavancagem, o investidor tem a possibilidade de fazer operações com valores superiores aos que tem na conta da corretora.

Por exemplo, se você acredita que pode ter lucro com uma operação, mas não tem dinheiro suficiente para investir nela. É possível pegar emprestado com a corretora o valor que falta e devolver quando receber o retorno do investimento.

Essa é uma forma de potencializar o lucro no Day Trade. Uma variação de 1% em uma operação Day Trade pode significar 4% de lucro, por exemplo.

Além disso, como stop no Day Trade é mais curto do que em outras operações e o lucro pode ser apurado diariamente, o investidor está menos propenso a ser pego de surpresa com crises.

Contras

Olhando apenas para as vantagens, atuar no Day Trade pode parecer um estilo de vida invejável. Porém, você já ouviu falar que a diferença entre o veneno e o remédio é a dose?

Os mesmos pontos do Day Trade que são considerados positivos, quando mal utilizados, podem representar o fracasso do trader.

Mais de 90% dos investidores que entram nesse mercado não tem sucesso. O risco de operar no Day Trade é que não há garantia de ganho na Bolsa de Valores. Sendo assim, da mesma forma que é possível ganhar dinheiro rápido, também há a possibilidade de perder.

A alavancagem também é outro ponto de atenção. Apesar de ser muito útil quando usada com responsabilidade, é preciso ter consciência de que as perdas podem ser proporcionalmente grandes também.  Como alavancagem financeira impulsiona tanto a rentabilidade como o risco da operação, é necessário ter uma estratégia muito bem definida.

A mesma liberdade que é tão atrativa no Day Trade, se não for equilibrada com disciplina e foco, pode atrapalhar os resultados esperados. Quem não se organiza, respeitando os horários, metas e stops estabelecidos, acaba perdendo dinheiro.

Mas como virar trader?

Lucrar com Day Trade requer habilidades técnicas, intelectuais, psicológicas e emocionais afiadas.

1.    Conheça o mercado

Do ponto de vista técnico, é preciso entender o funcionamento do mercado e buscar por conhecimentos teóricos e práticos sobre investimentos.

2.    Siga uma boa análise

É fundamental seguir uma boa análise, seja a sua própria ou a de algum especialista, e estar atento às oscilações do mercado, que acontecem muito rapidamente.

3.    Trace sua estratégia

Não se esqueça de ter sempre uma estratégia bem definida e, principalmente, de ser fiel a essa estratégia. Respeite sempre stops e metas. Só assim é possível analisar se os seus resultados são realmente satisfatórios. A disciplina é a sua principal aliada no processo de construir uma carreira consistente no Day Trade.

4.    Exercite o controle emocional

O Day Trade demanda muito controle emocional, comprometimento e autoconhecimento. Conseguir manter a calma em um dia de fortes oscilações no mercado é essencial para conseguir tomar as melhores decisões e conquistar os seus objetivos.

5.    Tenha uma reserva de emergência

Não se esqueça de contar com uma reserva de emergência para o caso do Day Trade não te trazer uma renda no curto prazo. Dessa forma, você terá mais segurança para continuar evoluindo nesse mercado.

Bons investimentos!

Quer começar a operar Day Trade com corretagem zero? Na Clear, você pode! Abra sua conta e comece agora mesmo!