Investir em fundos imobiliários: o que um trader deve saber?

Quer saber como investir em Fundos Imobiliários? É possível ingressar no mercado imobiliário com pouco recurso e sem burocracia. 

É inegável que apostar em uma carteira de investimentos diversificada é uma das melhores estratégias para o trader que deseja reduzir seus riscos e proteger seus recursos para ter mais tranquilidade ao operar, mesmo que em posições alavancadas. 

Porém, na hora de montar uma carteira rentável, certamente você já se perguntou se vale a pena optar por Fundos de Investimentos Imobiliários (FII), já que sua volatilidade e liquidez, quando comparada às ações, são relativamente baixas. 

Para te ajudar nesta decisão, explicamos como investir em fundos imobiliários, além de listarmos 6 coisas fundamentais que todo trader deve saber antes de comprar cotas de FIIs. 

Como investir em Fundos Imobiliários?

Homem em um escritório, mexendo no notebook, aprendendo sobre como investir em fundos imobiliários com a Clear Corretora.

Os Fundos Imobiliários são fundos destinados ao mercado imobiliário que captam recursos, por meio de cotas vendidas aos investidores.  

Os gestores desses fundos aplicam esses valores em aquisições e comercialização de empreendimentos imobiliários, como shoppings centers, lajes corporativas, agências, hotéis, galpões logísticos, entre outros. 

Além disso, os FIIs podem aplicar o dinheiro de seus cotistas em ativos financeiros ligados ao mercado imobiliário, como certificados de recebíveis imobiliários (CRI), cotas de outros fundos, letras de crédito imobiliário (LCI) e certificados de potencial adicional de construção (CEPAC). 

Cada fundo possui uma equipe de gestão profissional que faz a gestão dos ativos, acompanha o mercado e realiza as alocações necessárias. 

Os rendimentos dos FIIs são distribuídos periodicamente aos seus cotistas e são decorrentes de locações e vendas de imóveis ou, caso o fundo aplique em títulos e valores mobiliários, do rendimento desses ativos ou da diferença entre seu preço de compra e de venda. 

Tipos de Fundos Imobiliários  

Para entender como investir em Fundos Imobiliários, é preciso saber que existem diversos tipos de fundos disponíveis no mercado. 

Fundos de Tijolos  

Os Fundos de Renda são aqueles focados em comprar empreendimentos imobiliários para lucrar com o fluxo de locações. 

Os principais segmentos que os Fundos de Renda costumam investir são: 

  • shoppings; 
  • galpões logísticos;  
  • lajes comerciais; 
  • imóveis residenciais; 
  • hotéis; 
  • e agências bancárias. 

Neste tipo de fundo, a vacância é um dos principais riscos, já que, quanto mais vazio o imóvel estiver, menos aluguéis o fundo recebe. 

Fundos de Desenvolvimento  

Os Fundos de Desenvolvimento têm como objetivo investir em terrenos ou imóveis em construção para lucrar com a venda desses empreendimentos ou a geração de renda futura dos mesmos. 

Nestes casos, é importante ressaltar que há a possibilidade de a obra atrasar ou de o valor de venda esperado não ser atingido, impactando na rentabilidade do fundo. 

Fundos de Recebíveis Imobiliários

Os Fundos de Recebíveis Imobiliários são aqueles que investem em papéis, principalmente em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI), com o objetivo de captar recursos financeiros para o mercado imobiliário. 

Estes papéis, que são emitidos por empresas securitizadoras para financiar projetos imobiliários, podem ser indexados por índices de preços, como o IPCA, ou pela inflação. 

O rendimento desses fundos está ligado ao rendimento desses papéis e a valorização de suas cotas, além de estarem sujeitos a um risco de inadimplência por parte dos emissores. 

Fundos de Fundos

Os Fundos de Fundos investem em outros fundos imobiliários, com a intenção de construir uma carteira mista composta por diversos ativos, como empreendimentos imobiliários, títulos e papéis mobiliários, ações do setor imobiliário, entre outros. 

6 coisas que todo trader precisa saber sobre Fundos Imobiliários

Homem em um escritório, mexendo no notebook e fazendo anotações aprendendo sobre como investir em fundos imobiliários com a Clear Corretora.

1. Rendimentos são isentos de Imposto de Renda

Os investimentos de Fundos Imobiliários, diferentemente dos aluguéis recebidos por imóveis físicos, possuem isenção de imposto de renda nos rendimentos mensais para pessoas físicas que não possuam uma participação maior que 10% em determinado fundo. A regra é válida para FIIs que tenham a partir de 50 cotistas.  

Porém, caso o investidor decida vender suas cotas, deverá pagar 20% de imposto de renda sobre o ganho de capital. 

2. Podem ser usados para diversificação de carteira

Investir em Fundos Imobiliários pode ser uma boa alternativa para o trader que deseja equilibrar sua carteira de investimentos e, assim, reduzir seus riscos e proteger seu patrimônio. 

Além de ser um investimento de um setor diferenciado, é possível encontrar fundos com ativos bem variados, como os fundos de fundos, que podem contar com imóveis, papéis, entre outros. 

3. Boa forma de investir em imóveis sem precisar comprar um

Comprar cotas de um Fundo Imobiliário é muito mais fácil – e barato – do que comprar ou vender um imóvel físico. 

A negociação de cotas de FIIs é feita por meio da Bolsa de Valores (B3) e sua liquidez é maior do que a de um imóvel físico.  

Se necessário, é possível vender apenas uma parte das cotas e não tudo, como seria no caso da venda de um imóvel físico. 

4. São menos voláteis do que investir em ações

Mesmo tendo menor liquidez, os Fundos de Investimentos Imobiliários são menos voláteis que as ações. 

Ou seja, em momentos de baixa da Bolsa, eles, em geral, conseguem se manter mais estáveis.  

5. Rendem dividendos recorrentes

Os Fundos Imobiliários são obrigados a distribuir 95% de seus resultados entre seus cotistas de forma regular e costumam pagar dividendos mensalmente. 

6. Podem ser usados como garantia para operações futuras

Na Clear, é possível realizar operações com margem colocando Fundos Imobiliários como garantia, proporcionando ao trader a chance de operar em posições alavancadas sem precisar colocar novos recursos como garantia. 

Como potencializar suas estratégias com a AIA?

A AIA é a ferramenta de inteligência artificial da Clear Corretora que auxilia o trader a gerenciar comportamentos que podem prejudicar suas operações.  

Além de apresentar relatórios que servem para melhorar o seu desempenho de forma constante.  

Com dicas personalizadas por meio do WhatsApp e recursos importantes como o AIA Score, essa ferramenta é uma importante assistente virtual, a personal trader, ideal para auxiliar os seus investimentos. 

Para saber mais, solicite uma demonstração hoje mesmo dessa ferramenta exclusiva e aumente os seus resultados no mundo do trade.