AIA: Assistente de Inteligência Artificial para traders do Brasil 

AIA: Assistente de Inteligência Artificial para traders do Brasil 

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

01/07/2022 • Atualizado: 20/07/2022

18 minutos

Compartilhar:

Mulher encarando uma tela de computador do futuro em referência a assistência artificial da Clear, AIA.

Para atuar como um trader é necessário ficar a par das principais ferramentas digitais que facilitam a realização das operações.  

Por meio delas é possível se manter atualizado acerca dos principais temas que envolvem a estratégia de trade, tais como a compra e a venda de ativos, gestão de risco, alavancagem e muitos outros. 

Nesse caso, quando se trata do uso da tecnologia para auxiliar na realização do trade, a Inteligência Artificial apresenta várias vantagens e possibilidades. 

A quantidade de informações recebidas por um trader geralmente é enorme. Além do mais, pelo fato das operações de day trade demandarem muito conhecimento, prática e controle emocional, é normal que uma tecnologia apropriada para essa atividade se torne essencial. 

 
Diante disso, já pensou em ter ao seu lado uma ferramenta que atue como uma assistente virtual, uma espécie de personal trader, capaz de auxiliar em vários aspectos relevantes das suas operações?   

Essa possibilidade já existe! É a AIA, a assistente de Inteligência Artificial da Clear Corretora.  

Para saber mais sobre como a AIA funciona e como ela pode transformar a vida do Trader mais fácil, confira os tópicos a seguir.  

O que é trade? 

Trade consiste em realizar operações de compra e venda, não necessariamente nessa ordem, de ativos e/ou derivativos negociados na bolsa de valores em algum espaço de tempo.  

De forma geral, a duração das operações é bem variável, e depende da estratégia pessoal e perfil do trader.  

Segue, abaixo, os principais tipos de estratégia. Acompanhe!   

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Day Trade 

Nesse caso, as operações podem ocorrer de forma rápida, durante poucas horas ou até minutos. Ela consiste basicamente na compra e na venda do ativo no mesmo dia, com o objetivo de assegurar um lucro significativo no final do dia. 

Por se tratar de uma operação que apresenta um prazo mais curto, podendo durar segundos até algumas horas.  

Por isso, quando se trata de Day Trade, é importante ter à disposição uma ferramenta de personal trader, que ajuda a identificar os erros e acertos.  

Dessa maneira auxilia o trader a direcionar seus esforços de maneira assertiva para melhorar seus pontos fracos e assim melhorar seu desempenho.  

Swing Trade 

Nessa modalidade, as operações são realizadas em médio e curto prazo. Além do mais, os investidores asseguram a posse dos ativos adquiridos em um período que pode variar entre um dia ou algumas semanas

No Swing Trade os traders operam levando em consideração as tendências do mercado. Em outras palavras, tudo aquilo que pode afetar a curto ou a médio prazo o valor de um ativo. 

Ao identificar a tendência de mercado, o trader deverá estabelecer a sua estratégia de investimento e determinar os valores de entrada, os lucros e prejuízos estimados. 

Contudo, é importante que você tenha à disposição uma ferramenta para facilitar as suas operações nessa modalidade, que permite auxiliar e analisar aspectos técnicos por meio de gráficos, preços, volumes de venda e outros aspectos. 

O que é AIA, a assistente de inteligência artificial da Clear? 

Quem é trader – ou pretende ser – deve ter em mente que essa atividade consiste em uma complexa modalidade de investimento. Ela exige pesquisa, prática, disciplina e conhecimento.  

Isso ocorre porque o trade envolve operações com tantas variáveis que a tecnologia se torna um elemento para garantir resultados satisfatórios. 

É nesse contexto que a AIA, a Assistente de Inteligência Artificial para traders, torna-se um importante aliado do trader.  

Pois oferece um conjunto de ferramentas, criado a partir da Inteligência Artificial, que auxiliam o profissional a avaliar seu desempenho e identificar o que deve ser melhorado. 

Devido a essa característica, ela tem condições de aprender como você realiza as operações de Day Trade e ainda disponibiliza dicas com o objetivo de otimizar o seu desempenho.  

Além disso, a AIA envia essas dicas em momentos importantes das operações. São eles: 

  • Durante o pregão: em que é possível receber as dicas via WhatsApp com avisos e alertas devidamente personalizados. 
  • Após o pregão: a AIA analisa padrões e avalia os comportamentos nocivos do trader por meio de números e pontuações.  
  • AIA Score (relatório de performance): score que analisa o que está prejudicando as operações, com o objetivo de educar o usuário e minimizar os riscos. 

Como a AIA funciona? 

Na prática, para uma melhor compreensão do funcionamento e do objetivo da AIA, é preciso compreender que a nossa assistente virtual identifica o desempenho dos traders, em situações específicas, alertando-os quando ocorre uma performance que resulta em mais perdas que ganhos.  

Diante dessa situação, conhecida como viés de disposição, o trader recebe um relatório personalizado que contém números comprovando esse viés.  

Com base nisso, o trader vai se deparar com dicas apontando soluções para sanar esse problema e melhorar o desempenho

De uma forma geral, ao utilizar a AIA é como ter à disposição um especialista em trade, ou seja, você passa a ter ao seu lado um assistente virtual que te ajuda a melhorar o seu desempenho constantemente. 

Entretanto, é importante também ficar a par de alguns procedimentos básicos dessa ferramenta. Alguns deles são: 

WhatsApp 

O WhatsApp é uma ferramenta conhecida pela praticidade e rapidez nas interações. Ele também é um importante aliado dos traders que contam com o auxílio da AIA. 

Isso é possível porque a assistente virtual também fornece suporte e orientações por meio do WhatsApp para traders que operam minicontratos

Com isso, torna- se mais fácil receber e visualizar dicas sobre viés cognitivo, gestão de risco e outros temas pertinentes durante a operação. 

E-mail e Push 

A ferramenta AIA foi concebida por pessoas que entendem o universo do trade e isso ajuda na dinâmica em compreender padrões e os diferentes tipos de vieses. 

A AIA é uma ferramenta de inteligência artificial que utiliza e-mail e push para se comunicar com os usuários, avaliando de maneira eficiente cenários arriscados, situações favoráveis a ganhos, efeito e disposição.  

Com isso, a ferramenta se aproxima mais de você e ainda permite melhorar a sua performance, gerenciando os riscos de um modo inteligente e personalizado. 

AIA Score 

Esse é mais um importante recurso oferecido pela AIA, que permite mostrar a evolução do usuário nas operações de trade, identificando os pontos fortes e fracos do investidor e avaliando a performance em pequenos índices, de forma organizada e separada.  

Um exemplo disso é o índice “Max Loss x Gain Médio”. Esse índice é importante porque o ajuda o trader a enxergar quantos dias de gain foram perdidos em um único dia ruim, auxiliando a ter mais disciplina e melhorar a gestão de risco. 

De acordo com pesquisas realizadas com clientes, 85% dos clientes percebem que operam melhor após as dicas da AIA.  

Quais são os comportamentos nocivos dos Traders?

Quem faz parte do universo trade sabe que ele se trata de ter disciplina, pesquisa e prática.  

Não por acaso, a psicologia é um campo que tem tudo a ver com operar trade.  

Inclusive, para atuar como trader é necessário ter controle financeiro, apresentar controle emocional e um bom conhecimento do mercado financeiro

Nesse cenário é que entra o estudo sobre comportamentos nocivos, que ajuda a compreender de um modo mais sólido como gerenciar melhor o seu comportamento na hora de realizar investimentos e aproveitar as oportunidades.  

A seguir é possível conferir alguns desses comportamentos!  

Impulsividade 

Ela é um dos principais fatores para o investidor cometer equívocos nas operações de trade. 

 A impulsividade permite que um investidor que se depara diante de uma informação, acredite que ela seja uma solução, ainda que ela não tenha relevância ou confirmação. 

Um dos motivos que faz muitos investidores serem guiados pela impulsividade é a tendência em encontrar um ponto de referência na hora de basear julgamentos e estimativas. 

Por exemplo, o trader pode ser levado a tomar decisões erradas ao ser exposto a termos técnicos que o façam considerar um investimento como benéfico.  

Esse engano é ocasionado, geralmente, devido a presença de termos como “vantagem”, “grande chance”, “pequena margem de erro” e muitos outros. 

Conhecimento básico ou intermediário 

Esse é um comportamento que pode comprometer os investimentos no day trade. A prática demanda uma análise ampla do mercado para então encontrar as melhores oportunidades.  

E tudo isso em um prazo considerado curto. 

Além disso, o trade deve sempre prestar atenção na quantidade de informações ao redor para, em seguida, lidar com os números e informações na hora de operar

Por essa razão, para operar, não basta apenas ter um conhecimento básico ou intermediário.  

Para obter bons resultados, é preciso se aprofundar no assunto e também contar com uma assistente virtual para ajudar a avaliar a sua performance durante e após o pregão. 

Nesse caso, a AIA é a personal trader perfeita para assegurar investimentos certeiros e lucrativos, graças aos seus recursos avançados.  

Análise de resultados 

Ignorar a análise de resultados é um comportamento prejudicial para qualquer atividade em que se busca melhores desempenhos.  

No mundo do trading, isso não é diferente, pois impede que o investidor tenha uma visão completa das suas operações 

Por isso, para evitar equívocos nas operações é necessário observar os gráficos para entender as variações e compreender melhor o seu desempenho, tomando decisões rápidas e seguras. 

Sendo assim, com a AIA ao seu lado, você terá capacidade de avaliar melhor seu desempenho, te auxiliando a driblar esses comportamentos nocivos, obtendo mais controle emocional nas operações de trade. 

Viés cognitivo: como esse conceito influencia os investimentos? 

Mulher sentada em frente a um notebook aprendendo sobre a AIA, assistente virtual da AIA.

O viés cognitivo consiste em um modo constante de pensar, tomar decisões e agir. É um caminho que o nosso inconsciente segue quando optamos por uma determinada alternativa, tornando as nossas escolhas tendenciosas.  

Sendo assim, existem diferentes tipos de viés cognitivos e que influenciam em tomadas de decisões decisivas durante os pregões, resultando em comportamentos nocivos que influenciam negativamente os investimentos.  

Viés de ancoragem 

Esse é o viés cognitivo que mais influencia as decisões do nosso dia a dia. De um modo geral, o viés da ancoragem leva em conta a tendência de avaliarmos de forma inadequada alguns conceitos

Em outras palavras, esse viés explica que é comum apoiar os nossos pontos de vista a um ponto de referência, ou seja, uma âncora, que influencia diretamente ao basearmos nossos julgamentos e estimativas. 

Viés da confirmação 

Esse viés representa o modo inconsciente de avaliar e interpretar as situações de acordo com uma visão pré-fabricada do cotidiano ao nosso redor.  

Logo, o viés da afirmação explica como funcionam os nossos preconceitos. 

No caso do cenário dos traders, caso o investidor seja muito agarrado a ideias determinadas, será difícil realizar avaliações objetivas e eficientes. 

Um exemplo disso é se convencer que uma empresa é um investimento viável com base apenas no seu ponto de vista e não em uma pesquisa mais profunda. 

Viés de recência 

É um tipo de viés ligado com as tomadas de decisões. Ele consiste basicamente em decidir com base apenas em resultados recentes. 

Esse viés pode ser prejudicial, pois o trader pode deixar de lado o raciocínio lógico e o ponto de vista objetivo, dando prioridade para uma visão puramente emocional, resultando com isso possíveis erros e prejuízos. 

Viés pré-escolha 

Graças a esse tipo de viés, os traders tomam as decisões baseadas na emoção, o que leva a realizar compras e vendas em instantes totalmente inadequados, normalmente por meio da influência de questões ideológicas. 

Viés do ponto-cego 

Ele é a capacidade que o trader tem de identificar os outros tipos de vieses cognitivos no modo de agir de outras pessoas, porém sem a capacidade de apontar tais características em si mesma. 

Na prática, é possível detectar esse viés a partir do momento em que um trader revela os equívocos de outros investidores, mas permanece adotando as mesmas práticas. 

Quais as vantagens da AIA e como ela pode te ajudar a superar desafios? <h2>  

Quem lida com trade deve se manter informado e gerenciar uma grande quantidade de números e informações na hora de realizar as operações. 

Diante de tantos dados a serem analisados, a utilização da tecnologia se torna uma solução extremamente necessária.  

Nesse cenário, a presença de um personal trader pode fazer toda a diferença. Por isso, vale conhecer a inteligência artificial AIA. 

A AIA, tecnologia apresentada pela Clear Corretora, é a ferramenta ideal para quem se interessa por trade e também para quem já faz parte desse universo.  

Essa tecnologia oferece recursos que podem otimizar o seu desempenho nas operações e vários outros benefícios. E algumas dessas vantagens podem ser conferidas com mais detalhes.   

Comunicação personalizada 

A AIA, devido a sua característica de assistente virtual e personal trader, disponibiliza para o trade uma comunicação personalizada, que conta, por exemplo, com WhatsApp e e-mails. 

Isso facilita a melhorar o seu desempenho, visto que ela produz relatórios de performance e ainda traz recomendações para o trader ter um aprendizado mais amplo, auxiliando na otimização das suas operações.  

Gestão de risco 

Assim como qualquer outra operação de investimento em renda variável, fazer trade envolve riscos.  

Entretanto, os insights disponibilizados pela AIA ajudam os traders a evoluir em um dos principais pilares para o sucesso no trading: o gerenciamento de risco, frente ao retorno esperado.   

Os riscos são uma presença constante quando o assunto se trata de investimentos. Por causa disso, ter a possibilidade de gerenciá-los é uma parte fundamental dos processos

Educação e desenvolvimento 

Conhecimento avançado acerca do mercado financeiro é uma parte fundamental para obter bons resultados na prática de trade. A AIA, nesse caso, proporciona noções importantes sobre esse tipo de investimento. 

A razão para isso são os relatórios, que revelam aspectos positivos e negativos, bem como o score que mostra como está o desenvolvimento das suas performances. 

Gestão emocional 

Por lidar com investimentos e movimentações de mercado que podem ser mudadas em questões de segundos, a questão emocional é um detalhe essencial para quem quer ser um bom trader. 

Com uma ferramenta personal trader como a AIA, você pode assegurar uma boa gestão emocional, eliminando vieses cognitivos que podem prejudicar o seu discernimento na hora de realizar as suas operações

Por que os traders precisam de um personal trader? 

Trade é um tipo de investimento que demanda conhecimento, envolve uma quantidade considerável de dados e também possui determinados riscos. 

Segundo pesquisas realizadas pela Corretora Clear, 86% dos traders consideram que possuem um nível de conhecimento entre médio e intermediário, o que impacta diretamente do desempenho dos mesmos.  

Por isso, é interessante ter à disposição algum tipo de orientação ao realizar as operações. 

O que é Personal Trader? 

Podemos considerar que um personal trader é um consultor especializado em auxiliar o investidor a obter melhores resultados no universo dos investimentos.  

Se essa orientação contar com o suporte de uma tecnologia baseada em Inteligência Artificial, melhor ainda. 

 A AIA, que pode muito bem ser considerada uma personal trader, é uma solução bastante viável no segmento do Trade.  

A razão para isso é pelo fato dela contar com recursos que orientam os investidores a atingirem os seus objetivos, tudo isso por meio de relatórios precisos, que auxiliam a garantir uma boa performance nas operações.  

Por que escolher a Clear Corretora? 

A Clear Corretora é uma marca da XP Inc. e tem suas operações incorporadas à XP Investimentos CCTVM S.A., uma instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil. 

Hoje em dia a Clear surge como um importante nome no segmento dos investimentos e a AIA é uma prova disso. Além da AIA, a Clear Corretora também apresenta outros recursos importantes.  

Corretagem zero 

A corretagem consiste em uma taxa cobrada pelas corretoras com o objetivo de intermediar o envio de ordens de seus clientes para a Bolsa de Valores.  

A Clear foi pioneira, em 2018, a zerar a corretagem. Com isso, o custo atual de corretagem é zero, independentemente do produto que você decidir operar.  

A vantagem disso é que você tem condições de economizar nos custos e pagar apenas as taxas da Bolsa, com a possibilidade de ter mais capital para operar e aumentar as oportunidades de lucro. 

Plataforma zero 

Com essa possibilidade, você tem condições de operar a partir de um minicontrato no mês com RLP Ativo.  

Isso assegura automaticamente a isenção de 100% da mensalidade de uma das plataformas participantes e você não paga nada pelo uso da ferramenta.  

Entre os benefícios da operação com minicontrato, é possível mencionar maior alavancagem e redução de margens. 

Sala de análise 

A Clear Corretora apresenta salas ao vivo com analistas experientes que operam diariamente e em tempo real. 

Com isso, todos os dias, durante o horário de pregão, você vai contar com a ajuda de analistas ao vivo, sanando as suas dúvidas e interagindo.  

Conclusão  

A Inteligência Artificial já se tornou uma ferramenta importante no nosso dia a dia. Ela está presente em aplicativos, câmeras com reconhecimento facial, dispositivos domésticos e até mesmo nas operações de trade. 

A AIA é a ferramenta de inteligência artificial da Clear Corretora que vem para ajudar o trader a gerenciar comportamentos que podem prejudicar o investimento, bem como apresentar relatórios que servem para melhorar o seu desempenho de forma constante. 

Com dicas personalizadas por meio do WhatsApp e recursos importantes como o AIA Score, essa ferramenta é uma importante assistente virtual, a personal trader ideal para auxiliar os seus investimentos. 

Já pensou ter um personal trader para ajudar a tomar as melhores decisões em investimentos?  

Essa é a proposta que a AIA oferece. Para saber mais, solicite uma demonstração hoje mesmo dessa ferramenta exclusiva e aumente os seus resultados no mundo do trade.