Sabemos que quem opera na Bolsa de Valores está sempre buscando formas estratégicas de otimizar seus lucros. Não seria excelente comprar uma ação por um preço e vendê-la no mesmo dia por um valor, digamos, 10% mais alto? O day trade traz, de fato, esta possibilidade.
Mas, será que o day trade vale a pena? Essa modalidade de investimentos traz diferentes vantagens e estratégias para os investidores.
Nesse conteúdo, explicaremos o que é day trade e listamos alguns motivos para você começar a operar no trading, bem como os riscos de se tornar um trader. Confira a seguir! ⤵️
O que é Day Trade?
Toda operação de compra e/ou de venda de ativos da Bolsa de Valores em curto prazo leva o nome de trade. Nesse contexto, existem basicamente duas grandes categorias relacionadas com o tempo de duração da operação: o swing trade e o day trade.
O primeiro refere-se à negociação que tende a acontecer em alguns dias, ou mesmo em semanas.
E o que significa day trade? Como o próprio nome indica, day trade é a negociação de compra ou de venda de ativos da Bolsa que acontece no mesmo dia.
Tanto as operações de swing trade como de day trade são realizadas por meio de um Home Broker de uma corretora de valores ou por meio de uma plataforma de negociação.
Para operar no day trade é preciso depositar um valor na sua conta da sua corretora para abrir posições no mercado financeiro.
É importante pontuar que o day trade pode trazer excelentes resultados no mesmo dia em que a operação é realizada, como também pode trazer perdas.
Portanto, é preciso dominar este tipo de operação, estar bem informado, utilizar as ferramentas disponíveis e contar com a assessoria de analistas experientes, sobretudo no caso de traders iniciantes.
Veja os motivos para começar a operar Day Trade
O day trade vale a pena? Veja porque mais e mais pessoas estão se tornando traders. Seguem seis motivos para começar a operar.
1. Chance de ganhos altos a curto prazo
É claro que não há garantia alguma, mesmo porque a alta volatilidade é uma das principais características do mercado de ações, mas é possível, sim, ganhar um bom dinheiro operando no day trade.
Quando uma operação de day trade é bem-sucedida, o trader recebe seu ganho imediatamente (Ações D+2 e futuros D+1). Não é preciso esperar para colocar a mão no dinheiro e fazer com ele o que bem entender (inclusive reinvestir).
2. Controle do prejuízo
Por meio de técnicas como o stop loss, por exemplo, quem opera na modalidade day trade pode controlar o prejuízo de uma operação. Contar com uma base de controle de risco ao negociar com renda variável é sempre importante e útil.
3. Agilidade na negociação
A operação no day trade é muito ágil e acontece dentro do mesmo pregão (das 9h às 18h) horas. Isso significa que o trader não precisa esperar vários dias para encerrar a operação como no caso de outras modalidades de investimentos.
E o day trade também exclui o risco de dormir posicionado, por exemplo, quem estava comprado em VALE3, durante o final de semana que aconteceu a tragédia de Brumadinho, – que a bolsa estava fechada – sofreu um GAP de baixa com a abertura da Bolsa na segunda-feira.
4. Ganhar com a queda do preço das ações
Quando pensamos em lucro no mercado de ações, logo imaginamos a valorização do papel, certo? Mas no day trade e no swing trade, o trader pode ganhar com a queda da ação, bastando vendê-las em alta e recomprá-las em baixa.
Day Trade vale a pena?
Se você pensar que por meio de uma operação day trade é possível obter lucro de um dia para o outro, fica claro que vale a pena, e muito! Mas é um erro imaginar que existe apenas o lucro e ignorar os riscos.
Para operar no day trade, o trader precisa estar bem informado e atento, utilizar as ferramentas disponíveis, e, sobretudo, não se deixar levar pelo emocional.
Uma perda instantânea pode abalar qualquer um e desestabilizar o mais experiente trader. Portanto, é preciso cautela e sabedoria. Se você conhece bem o seu perfil, tem consciência de suas limitações e sabe quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo, operar no day trade pode, sim, ser uma excelente opção.
Quais são os riscos de operar day trade?
Como tudo nesta vida, o day trade tem vantagens e riscos. O maior risco da operação é, claro, a geração de grandes e imediatas perdas.
É preciso entender este risco e estar constantemente consciente dele.
Outra questão a ser considerada no day trade é que será preciso monitorar o movimento da Bolsa o dia inteiro. Só assim é possível identificar o melhor momento para comprar ou vender os papéis. Ou seja, a dedicação deve ser grande e toma tempo.
Clique aqui e leia mais sobre Gerenciamento de Riscos
Diversifique suas operações com o trading
Agora que você já conhece tanto as oportunidades quanto os riscos que o day trade pode oferecer, cabe uma reflexão se essa modalidade de investimento encaixa com seu perfil e expectativas.
De todo modo, quanto mais se conhece sobre as possibilidades da Bolsa de Valores, maiores as chances de sucesso de quem nela opera, seja um trader ou um investidor convencional.
Por esses e outros fatores, recomendamos a diversificação de investimentos. Isso porque, quando se atua com consciência e cautela em mais de uma frente, como day trade e investimentos a longo prazo, sua segurança tende a aumentar ao passo que seu capital não está inteiramente sujeito às mesmas variáveis.
Sendo assim, seja como trader, investidor convencional ou ambos, convidamos você a começar a operar na Bolsa. Reiteramos que qualquer pessoa que se interesse pelo tema e, a partir disso, passe a se informar sobre ele, está apta a realizar operações. A rentabilidade vem junto com a busca por informações e estamos aqui para auxiliar nesse processo. 🚀