Day Trade: 6 motivos para começar!

Day Trade: 6 motivos para começar!

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

25/05/2022 • Atualizado: 30/06/2022

7 minutos

Compartilhar:

Sabemos que quem opera na Bolsa de Valores está sempre buscando formas estratégicas de otimizar seu lucro. Não seria excelente comprar uma ação por um preço e vendê-la no mesmo dia por um valor, digamos, 10% mais alto? O day trade traz, de fato, esta possibilidade. 

Nesse conteúdo, explicaremos o que é day trade e quais são as condições envolvidas nele. Além disso, listamos seis bons motivos para você começar a operar no day trade, bem como os riscos de se tornar um trader, que é a pessoa que opera nessa modalidade. Aproveite e fique bem informado para melhorar e diversificar suas operações.  

Vamos lá? 😉 

O que é Day Trade? 

A operação de compra ou de venda de ativos da Bolsa de Valores em curto prazo leva o nome de trade. São dois os tipos de trades: o swing trade e o day trade. O primeiro se refere  à negociação que tende a  acontecer em alguns dias, ou mesmo em semanas.  

E o que significa day trade? Como o próprio nome indica, day trade é a negociação de compra ou de venda de ativos da Bolsa que acontece no mesmo dia. 

Tanto as operações de swing trade como de day trade são realizadas por meio de um Home Broker de uma corretora de valores. Quem quiser operar no day trade precisa depositar um valor na sua conta da sua corretora para abrir posições no mercado financeiro

É importante pontuar que o day trade tanto pode trazer excelentes resultados no mesmo dia em que a operação é realizada, como também pode trazer grandes perdas. Portanto, é preciso saber fazer este tipo de operação, estar bem informado, utilizar as ferramentas disponíveis e contar com a assessoria de analistas experientes, sobretudo no caso de traders iniciantes

A operação no day trade é relativamente simples. Veja um exemplo: 

👉 Às 10h30, o trader compra um determinado lote de ações a R$18,00 cada papel.  

👉 Três ou quatro horas depois, esta ação subiu para R$19,80, e, então, as ações são vendidas.  

👉 O lucro foi de 10% sobre cada papel negociado. O x da questão é saber o momento certo para comprar ou vender os ativos, dentro de um mesmo dia, a fim de obter lucro imediato. 😉 

O day trader, vale pontuar, é o profissional que opera no day trade. 

6 motivos para começar com Day Trade:

Dois homens sentados em frente a uma mesa, observando anotações em um caderno. Um deles segura um tablet exibindo gráficos de ações. À frente dos dois há um notebook exibindo outro gráfico.
Veja porque mais e mais pessoas estão se tornando traders.

Mas será que o day trade vale a pena? Apresentamos, agora, seis motivos para começar a operar . Ao final da leitura desses tópicos, você mesmo pode responder se vale a pena. 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

#01 Chance de ganhos altos a curto prazo 

É claro que não há garantia alguma, mesmo porque a alta volatilidade é uma das principais características do mercado de ações, mas é possível, sim, ganhar um bom dinheiro operando no day trade.  

Quando uma operação de day trade é bem-sucedida, o trader recebe seu ganho imediatamente. Não é preciso esperar dia algum para colocar a mão no dinheiro e fazer com ele o que bem entender (inclusive reinvestir). 

#02 Alta liquidez 

A alta liquidez é outra característica da Bolsa de Valores, e quem opta pelo day trade pode se beneficiar disso. As ações têm alta liquidez e dependendo das escolhas é possível negociá-las muito rapidamente. O lucro fica disponível de forma imediata. Portanto, no day trade é possível ganhar com a compra ou com a venda de ações, com alta liquidez. 

#03 Controle do prejuízo 

Por meio de técnicas como o stop loss, por exemplo, quem opera na modalidade day trade  pode controlar o prejuízo de uma operação. Contar com uma base de controle de risco ao negociar com renda variável é sempre importante e útil.  

#04 Agilidade na negociação 

A operação no day trade é muito ágil e acontece dentro de um espaço de 24 horas. Isso significa que o trader não precisa ter tanta paciência e precaução, diante de uma negociação que poderia levar vários dias no caso de outras modalidades de investimentos. 

#05 Possibilidade de fazer alavancagem 

Você sabe o que é alavancagem? É uma técnica utilizada no mercado financeiro que permite a realização da operação mesmo que o investidor ou trader não disponha do valor para a compra dos ativos. É possível fazer um empréstimo de ações, aumentando a rentabilidade, sem tirar um centavo do bolso. E caso a operação seja mal sucedida, o trader paga apenas pelas perdas aferidas. 

#06 Ganhar com a queda do preço das ações 

Quando pensamos em lucro no mercado de ações, logo imaginamos a valorização do papel, certo? Mas no day trade, o operador pode ganhar com a queda da ação, bastando vendê-las em alta e recomprá-las em baixa.

Day Trade vale a pena? 

Se você pensar que por meio de uma operação day trade é possível obter lucro de um dia para o outro, fica claro que vale a pena, e muito! Mas é um erro imaginar que existe apenas o lucro e ignorar os riscos. Todo cuidado é pouco! 🕵️ 

Para operar no day trade, o trader precisa estar bem informado e atento, utilizar as ferramentas disponíveis, e, sobretudo, não se deixar levar pelo emocional. É um jogo, e toda a concentração é necessária. 

Uma perda instantânea pode abalar qualquer um e desestabilizar o mais experiente trader. Portanto, é preciso cautela e sabedoria. Se você conhece bem o seu perfil, tem consciência de suas limitações e sabe quais são seus objetivos a curto, médio e longo prazo, operar no day trade pode, sim, ser uma excelente opção. 

Vale, aqui, uma dica que pode parecer bem óbvia, mas é tão óbvia quanto necessária: um dia de cada vez!

Quais são os riscos? 

Como tudo nesta vida, o day trade tem vantagens e riscos. O maior risco da operação é, claro, a geração de grandes e imediatas perdas. Assim como você pode faturar muito em apenas um dia, o que é maravilhoso, você também pode perder muito em 24 horas. É preciso entender este risco e estar constantemente consciente dele. 

Outra questão a ser considerada no day trade é que será preciso monitorar o movimento da Bolsa o dia inteiro. Só assim é possível  identificar o melhor momento para comprar ou vender os papéis. Ou seja, a dedicação deve ser grande e toma tempo. 

Diversifique suas possibilidades 

Agora que você já conhece tanto as oportunidades quanto os riscos que o day trade pode oferecer, cabe uma reflexão se essa modalidade de investimento encaixa com seu perfil e expectativas. De todo modo, quanto mais se conhece sobre as possibilidades da Bolsa de Valores, maiores as chances de sucesso de quem nela opera, seja um trader ou um investidor convencional. 

Por esses e outros fatores, recomendamos fortemente a diversificação de investimentos. Isso porque, quando se atua com consciência e cautela em mais de uma frente, como day trade e investimentos a longo prazo, sua segurança tende a aumentar ao passo que seu capital não está inteiramente sujeito às mesmas variáveis. 

Sendo assim, seja como trader, investidor convencional ou ambos, convidamos você a começar a operar na Bolsa. Reiteramos que qualquer pessoa que se interesse pelo tema e, a partir disso, passe a se informar sobre ele, está apta a realizar operações. A rentabilidade vem junto com a busca por informações e estamos aqui para auxiliar nesse processo. 🚀