RLP (Retail Liquidity Provider): saiba o que é e como funciona

RLP (Retail Liquidity Provider): saiba o que é e como funciona

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

20/08/2019 • Atualizado: 23/03/2022

4 minutos

Compartilhar:

Entenda no detalhe como funciona essa inovação disponibilizada para corretoras brasileiras

RLP: já ouviu falar?

Disponível desde o dia 5 de agosto de 2019, o RLP, em inglês Retail Liquidity Provider, é um novo tipo de oferta no sistema da B3 utilizada por corretoras e bancos de investimento.

Esse sistema permite que as corretoras negociem com as suas carteiras próprias, atuando efetivamente como contraparte de seus clientes pessoa física nas negociações de minicontratos de índice e dólar e algumas ações.

Desenvolvido para permitir que as instituições rentabilizem o fluxo de ofertas que seus clientes geram, a decisão de aderir ou não ao RLP é 100% do cliente e pode ser cancelada a qualquer momento.

RLP: o que é?

RLP é um serviço disponível no sistema da B3 e fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Com o objetivo de beneficiar os clientes buscando aumento de liquidez dos ativos negociados e melhora de preço de execução das ordens, as ofertas RLP foram autorizadas pela CVM.

Vale ressaltar que, embora autorizadas, nem todas corretoras e bancos de investimento do Brasil aderiram ao uso da oferta RLP.

A Clear está na lista das pioneiras a utilizarem esse benefício aos clientes, que embora novo no Brasil, é um modelo de negociação utilizado há anos pelas principais bolsas de valores do mundo, como a NYSE (Bolsa de Nova York).

“É um produto que se tornará popular no mercado brasileiro e nossos clientes não poderiam ficar de fora”, diz André Santos, Head de Electronic Trading da Clear.

Como funciona o RLP?

Parece difícil, mas é simples de entender: todos os negócios fechados via RLP terão como contraparte a corretora, ou seja, as operações são feitas “dentro de casa” com a carteira própria de clientes.

Em outras palavras, a instituição disponibiliza uma oferta, manifesta a sua intenção de compra ou venda de uma determinada quantidade e o preço deve ser o melhor disponível no mercado naquele momento.

Dessa forma, ao operar minicontratos de índice e dólar, o investidor pessoa física tem acesso aos ativos por um preço igual ou melhor ao preço disponível no livro de ofertas.

Para André, uma das principais vantagens para o investidor é o fato de melhorar o preço médio das execuções das ofertas que foram enviadas a mercado.

“Por exemplo, considerando que o investidor envie uma oferta de compra de 5 contratos onde, no livro temos apenas 2 contratos no primeiro nível, este investidor executaria 2 contratos no preço do primeiro nível e os 3 contratos restantes no segundo nível do livro fazendo um preço médio entre essas execuções. Com a RLP esta mesma oferta será executada totalmente no preço do primeiro nível do book, pois os 3 contratos remanescentes serão executados pelo RLP no mesmo preço do primeiro nível”, explica.

Apesar da corretora atuar diretamente nas operações, as mesmas continuam ligadas ao sistema de negociações da B3, chamado de PUMA Trading System.

Principais Vantagens

Performance

Esse novo sistema aumenta a liquidez nas operações de mini-índice e minidólar e das ações participantes.

Eficiência

Com essa ferramenta, a tendência é da execução de volumes maiores sem afundar o livro.

Preço

Com o RLP, as ordens serão sempre negociadas em um preço melhor ou igual ao do livro de ofertas.

Otimização

Atende todas as suas ordens a mercado no primeiro nível de preço.

Transparência

RLP é auditado pela CVM e todas as operações realizadas por meio dele são divulgadas mensalmente pela corretora.

RLP BOVESPA

A partir do dia 31/01/2022 o RLP passa a valer também para essas 20 ações listadas na Bolsa:

  1. PETR4
  2. ITUB4
  3. ABEV3
  4. VAMO3
  5. AGRO3
  6. CASH3
  7. RDOR3
  8. BMOB3
  9. DASA3
  10. APER3
  11. VALE3
  12. BBDC4
  13. BBSE3
  14. ARZZ3
  15. ROMI3
  16. BIDI4
  17. ASAI3
  18. MODL11
  19. BLAU3
  20. ALLD3

Importante: o RLP só poderá ser ativado em operações de day trade e lotes padrões. Ele funcionará do mesmo jeito que já explicamos no post.

Ou seja, acionar o RLP aumentará a liquidez e garantirá execução a preços iguais ou melhores do que os preços no livro de ofertas.

Como aderir a RLP?

Para clientes Clear a adesão é muito simples: basta acessar o pit de negociação, clicar no número da sua conta (no canto superior direito do navegador) e, em seguida, selecionar a opção RLP.