Renda extra: como fazer render mais?

Renda extra: como fazer render mais?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

22/06/2022 • Atualizado: 22/06/2022

8 minutos

Compartilhar:

A gente sabe que poder contar com uma renda extra faz toda a diferença, seja no final do mês ou quando um imprevisto surge, por exemplo. 

Quando estamos com um dinheiro extra, podemos ficar tentados a colocá-lo em uma reforma, em um veículo novo, em uma viagem, um curso… Mas você já pensou em investir a sua renda extra? Afinal, investir no mercado financeiro é uma forma de adquirir renda passiva e, a depender do tipo de investimento escolhido, de ter mais ou menos rentabilidade nas suas aplicações. 

Além disso, se você já ouviu falar sobre operações trading, deve saber que operar na modalidade day trade, por exemplo, é uma das ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento muito faladas atualmente, né? 😉 

Enfim… Eis a questão: renda extra, investir ou não investir? O que considerar nessa decisão? Confira a seguir! 

Renda extra: devo investir?

A foto mostra uma mulher em frente a uma mesa. Ela segura notas de dinheiro enquanto organiza contas e papéis na mesa, em referência ao investimento da renda extra.

Em primeiro lugar: você mantém um planejamento financeiro? Ele inclui uma reserva de emergência? Se a resposta para ambas as questões for “sim”, você já tem um bom caminho andado! 

Depois, é importante compreender o que caracteriza a renda extra, e em que momento do seu planejamento ela entra. 👩‍🏫 

Renda extra é todo aquele dinheiro que você recebe “fora do seu expediente” – por exemplo, se você tem um contrato CLT, tem a garantia de receber um salário mensal; o dinheiro que você adquire além desse previsto (fazendo freela ou recebendo dividendos das suas aplicações, por exemplo) entrará como uma renda extra. 

A partir desse entendimento, é possível dar um destino mais adequado para o seu dinheiro extra, entendendo se há necessidades mais urgentes de utilização dessa renda, ou se ela pode permanecer rendendo na corretora – e quando, então, é hora de tirar o dinheiro da aplicação? 

Seja como for, essa é uma decisão particular, que depende de avaliar a sua própria realidade e de quais são suas prioridades. Pensando nisso, trouxemos algumas vantagens e desvantagens para considerar na hora de fazer essa autoavaliação. Segue 👇 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

3 vantagens de investir sua renda extra

Conheça as 3 principais vantagens de investir sua renda extra: 

1. Obter lucros

A foto mostra as mãos de uma pessoa segurando notas de dinheiro, enquanto faz contas em uma calculadora apoiada sobre uma mesa, em referência aos lucros que se pode obter investindo a renda extra

Quando você aplica os recursos da sua renda extra, pode fazer com que esse dinheiro cresça mais.  

O day trade, por exemplo, que mencionamos anteriormente, é uma operação de compra ou venda de ativos da Bolsa de Valores que acontece no período de um mesmo dia. Essa é uma forma de fazer uma renda extra da sua renda extra, pois as aplicações não exigem um valor mínimo para começar, e têm a possibilidade de trazer alta rentabilidade a curto prazo. 

Entretanto, é necessário sempre ter cautela. Para começar a operar em qualquer modalidade de trading, você deve estudá-las e praticá-las através de simulações em algum home broker, por exemplo. 🤓 

Além disso, procure não utilizar toda a sua renda extra em operações como essa, que apresentam alta volatilidade e exigem um bom controle emocional, além de serem próprias para pessoas com perfil investidor mais agressivo.

+Leia mais sobre vieses cognitivos e como afetam seus investimentos! 

2. Finalmente montar uma reserva de emergência

Se você ainda não conseguiu tirar a ideia da reserva de emergência do papel, com uma renda extra chegando, agora é a hora! 

A reserva serve para estarmos preparados para qualquer tipo de imprevisto — um vazamento, uma emergência médica ou veterinária, uma peça do carro quebrada… 🙁 

Assim, você pode destinar pelo menos uma parte da renda extra do mês à construção de uma reserva de emergência. E pode começar aos poucos, guardando sempre o mínimo que der.  

Se você quiser turbinar ainda mais a sua reserva de emergência, uma alternativa é investir o dinheiro em títulos como o Tesouro Direto, e em ações da Bolsa, por exemplo. 

+Quer saber mais? Veja tudo sobre onde investir sua Reserva de Emergência! 

3. Acesso a uma renda passiva

Renda passiva é aquele dinheiro que você recebe sem fazer esforço, contrário do que é recebido por causa de um trabalho ativo. 

Uma das formas de ganhar dinheiro extra sem precisar se esforçar é através de investimentos em produtos financeiros.  

É importante, nesses casos, ter um prévio conhecimento sobre o mercado — assistir vídeos no Youtube em canais que explicam sobre as oscilações da Bolsa, gerenciamento de risco e que explicam as diferenças entre os tipos de análise existentes, por exemplo, são um bom passo inicial. 

No vídeo abaixo, você entende um pouco mais sobre a jornada de autoconhecimento nos investimentos. Confira: 

Tudo isso vai servir como guia na hora de definir seus objetivos financeiros e de escolher o tipo de aplicação que mais se encaixa no seu perfil.  

Pode ser que você opte pelos fundos imobiliários, BDRs ou até mesmo ETFs. No final das contas, o que importa para ter uma renda passiva sem correr muitos riscos é manter a sua carteira diversificada. 😉  

E quanto às desvantagens? 

Assim como todas as coisas, existem vantagens e desvantagens em relação a investir sua renda extra.  

A principal desvantagem é não conseguir priorizar adequadamente o que fazer com esse dinheiro: Investir geralmente é uma excelente opção. Entretanto, em alguns casos, essa pode não ser uma ação prioritária. 

Se você está com uma dívida ativa, por exemplo, e estiver considerando aplicar sua renda extra em algum investimento que possibilita o resgate só daqui a 2 anos, que é seguro mas tem baixa rentabilidade, o mais indicado por especialistas é, primeiro, quitar a dívida com seu dinheiro extra. Caso ainda sobre um dinheirinho, aí sim, num segundo momento, pode fazer sentido investi-lo. 

Já deu pra perceber que isso depende muito de um planejamento financeiro, né? Além disso, é sempre bom ter em mente qual é o seu perfil investidor e quais investimentos cabem na sua carteira! 

Vai investir sua renda extra, mas onde?

Se você decidiu investir sua renda extra, e está atrás de uma boa rentabilidade, a questão agora é escolher como e onde investir. Olha algumas opções que separamos 👇 

Commodities 

Commodities correspondem a matérias-primas, produzidas em alta escala, e são um investimento de renda variável negociadas no mercado futuro.  

Quando se trata de contratos futuros, estamos falando de uma das ideias para ganhar dinheiro extra com pouco investimento, pois, aqui, é trabalhado o conceito de margem de garantia

Mas atenção: o mercado futuro é para quem já possui conhecimento prévio, não é indicado para iniciantes, ok? 😉 

Por fim, se você entendeu que tem o perfil ideal para investir em commodities, veja algumas dicas para otimizar sua performance:  

Tesouro Direto

Esse tipo de investimento é indicado para quem segue uma linha mais conservadora, por se tratar de uma aplicação segura e que pode ter alta liquidez

O Tesouro Direto é o agrupamento de uma série de títulos públicos, divididos em 3 categorias: Tesouro prefixado, Tesouro Selic e Tesouro IPCA+. Nesses casos, o Tesouro Nacional, garante a recompra diária de títulos públicos. 

Isso significa que você pode resgatar, todos os dias, os títulos adquiridos no Tesouro Direto, a preço de mercado

Quer saber como começar a investir no Tesouro Direto? Confira no vídeo abaixo: 

ETFs 

Os ETFs são fundos de investimento que replicam alguns dos principais índices mundiais, possuindo sua rentabilidade atrelada a eles, e são negociados na Bolsa de Valores. 

Eles são indicados para quem quer começar a investir na bolsa, mas ainda não sabe por onde. Um dos motivos é a facilidade de negociação e o acompanhamento do desempenho, que não precisa ser assíduo (ou seja, tem uma gestão passiva). 

Além disso, os ETFs são uma forma de aplicar sua renda extra diversificando sua carteira de investimentos, e sem precisar colocar uma grande quantia de dinheiro.  

Saiba como comprar ETFs no vídeo: 

Conclusão

Conseguiu decidir se vale a pena investir a sua renda extra? Lembre-se que, antes de fazer qualquer tipo de investimento, é preciso passar um bom tempo estudando e praticando com quantias menores. 

No final das contas, os investimentos são uma forma de fazer sua renda extra render ainda mais! 😄 

Decidiu investir? Vem pra Clear! 🚀