Plataforma trader: Conheça a ideal para o seu perfil trader

Plataforma trader: Conheça a ideal para o seu perfil trader

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

13/01/2021 • Atualizado: 28/06/2022

13 minutos

Compartilhar:

Uma plataforma trader abre um mundo de oportunidades para operar na bolsa de valores, comprando e vendendo ações e lucrando com isso. 

Embora esse tipo de ferramenta pareça igual, não se engane: cada uma tem suas características e funções que atendem melhor a diferentes tipos de perfil de investidor e seus objetivos. 

Em uma analogia de fácil entendimento, seria mais ou menos como os carros. 🚘 

Há os econômicos, sem muitos opcionais e que por isso são mais indicados para motoristas iniciantes. 

E há as versões top de linha, com motores mais potentes e mais confortáveis, sendo por isso adequados para os mais experientes ou com maior poder aquisitivo. 

O mesmo raciocínio se aplica na hora de comparar as diferentes plataformas para negociar ativos financeiros de renda variável

Neste conteúdo, vamos destacar as principais delas, então, continue sua leitura e fique bem informado antes de negociar na bolsa. 😉 

Tipos de plataforma trader

Para começar, imagine que você está começando agora, tem curiosidade sobre tape reading, mas não sabe bem como fazer na prática. 

Nesse caso, seria de muita utilidade usar uma plataforma que facilitasse esse tipo de estratégia de negociação, certo? 

Sendo assim, para cada perfil e interesse, será indicado um tipo de plataforma que atenda às suas necessidades mais específicas, conforme seus objetivos e nível de experiência. 

O primeiro passo para uma escolha acertada é conhecer os diferentes tipos de trader para, depois, entender qual plataforma mais se ajusta ao seu próprio perfil. 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Day Traders e Swing Traders (gráficos)

Quando já se tem alguma experiência com renda variável, é natural que o próximo passo seja operar no chamado day trade, quando negociações de compra e venda de ativos ocorrem no mesmo dia. 

Outra opção é transacionar ativos no swing trade, cuja diferença está no período dedicado às negociações. Nessa estratégia, as operações são abertas em um pregão para serem encerradas um dia depois ou mais. 

Portanto, plataformas para esse tipo de investidor precisam ter baixa latência, oferecer leitura simples de gráficos e de um book de ofertas sempre atualizado. 

Boas plataformas trader são: 👇 

Scalper Traders (fluxo) 

A estratégia conhecida como scalping consiste em abrir e fechar posições em um mesmo dia, tirando de cada uma delas lucros pequenos, mas regulares. 

Logo, o trader que negociar por essa linha de atuação precisa de recursos um pouco mais avançados e que permitam, por exemplo, fazer tape reading com precisão. 

É por isso que, para os scalpers, a recomendação é para investir em plataformas como: 👇 

Operadores remotos 

O uso de robôs para fazer trading não chega a ser uma novidade. Mas, o que talvez nem todos saibam é que esse recurso não dispensa a atuação do trader, que continua a ser, de fato, quem toma as decisões. 

Portanto, um robô nada mais é do que uma facilidade para investidores que precisam de máxima performance em uma plataforma, inclusive para elaborar estratégias. 👀 

Nesse caso, uma boa opção é a SmarttBot, plataforma oferecida pela Clear a um custo imbatível. 

Plataforma Trader: Como avaliar a ideal em 3 passos!

Antes de qualquer coisa, conhecer o perfil de investidor é fundamental, mas não é tudo quando se trata de escolher uma plataforma de negociação. Há fatores tão importantes quanto esse que precisam ser considerados antes de decidir. 

Afinal, nem tudo se resume a uma questão de “fit” à plataforma, não é mesmo? 

Pode ser, por exemplo, que você seja um trader avançado, mas que não esteja disposto a investir pesado na contratação desse serviço. 

Ou pode ser que você esteja interessado em negociar no day trade e, por isso, recursos como Times and Trades e fazer leituras de fluxos sejam alternativas a se considerar. 

Vamos ver o que você precisa saber para avaliar bem uma plataforma. 👇 

#01 – Preços

Quem está dando os primeiros passos em renda variável, via de regra, tem pouco dinheiro para investir. 

Já o pessoal mais experiente, até por já ter obtido resultados mais robustos, sabe melhor o que esperar de uma plataforma e, por isso, buscam por soluções mais completas. 

Seja iniciante ou expert, o fato é que o fator preço sempre deverá ser considerado, até porque ele é essencial para calcular o custo-benefício. 💰 

Dessa forma, o que se sugere é que, no caso dos iniciantes, pode ser interessante começar experimentando plataformas sem custos, até para que se sintam mais à vontade. 

E para os mais rodados, as plataformas pagas e mais completas são a melhor escolha por oferecerem recursos avançados e dados estratégicos. 

#02 – Frequência das operações

Quem pretende operar day trade ou fazendo scalping terá uma demanda maior do que quem vai operar no swing trade. 

Nós vimos anteriormente que, no primeiro caso, as operações são abertas e fechadas em um mesmo pregão, o que faz com que o número de negócios seja bem maior em um mesmo dia. 

Por isso, ao escolher uma plataforma para negociar no day trade, prefira as que têm baixa latência, ou seja, que permitam fazer operações com mais rapidez. #ficaadica 😉 

#03 – Número de transações 

Por fim, em alguns casos, não é tanto a frequência das operações, mas a quantidade de posições abertas o fator a se considerar. 

O mais indicado é você observar se a plataforma oferece uma leitura clara dos gráficos e que permita, por exemplo, acessar diversas posições em uma mesma tela. 

Também vale, nesse caso, contar com recursos que permitam fazer análises gráficas mais elaboradas para embasar melhor a tomada de decisão. 

Aproveite e dê um play no vídeo abaixo, que traz mais dicas para escolher a melhor plataforma trade. 👇 

Comparativo Plataformas Trader 

Ainda em dúvida sobre as plataformas? Sem problemas! Como vimos, cada uma tem características e pontos fortes distintos, que precisam ser colocados na balança. 

No comparativo abaixo, você conhece todas as plataformas da Clear e o que elas oferecem de melhor. 

Plataforma Para que serve Pontos fortes 
FlashTrader Tape Reading ●  Leitura de tape reading ●  Criação de books customizados ●  Posição de players em tempo real 
MetaTrader 5 (gratuita) Leitura de gráficos e algoritmos ●  Mais de 80 indicadores exclusivos para análise técnica ●  Envio de ordens pelo gráfico 
ProfitPro Leitura de gráficos e tape reading ●  Ferramentas operacionais como Trailing Stop, AutoBreakeven, Cross Order, entre outras  ●  Leitura de Times & Trades 
ProfitPlus Leitura de gráficos ●  Plataforma robusta que permite criar estratégias avançadas ●  Matriz de operações  ●  Indicadores e estudos técnicos 
ProTrader Desktop Leitura de gráficos e tape reading ●  Ferramentas avançadas como profundidade do mercado, tempo & cotação, scalper e opção master ●  Gráficos avançados 
TradeZone Leitura de gráficos ●  Permite a entrada de ordens pelo livro de ofertas ●  Indicadores exclusivos da metodologia PhiCube 
Tryd Pro Leitura de gráficos e tape reading ●  Identifica padrões de comportamento de um ativo ●  Visualização de todos os negócios que ocorreram com um determinado ativo  ●  Cesta de ordens (útil para quem negocia os mesmos ativos com frequência) 
Tryd Trader Leitura de gráficos e tape reading ●  Replay de mercado/simulador para testar as estratégias de operações em diferentes dias ●  Monitor de cotações 
Smarttbot Operações automatizadas ●  Conferência de ordens enviadas pelo robô ●  Gráficos de acompanhamento  ●  Estratégias customizáveis 
Profit Trader Clear Leitura de gráficos ●  Simulador para testar estratégias sem arriscar o capital ●  Replay de mercado para testar estratégias  ●  Compilação de dados do trading 
Flash Chart Leitura de gráficos ●  Ideal para scalping ●  Book de ofertas agregado por preço na vertical ●  Gráficos de Candle, Barra, Linha, Área e gráfico de Renko 

Melhor plataforma trader com corretagem zero

Outro aspecto muito importante a ser destacado, principalmente para investidores iniciantes, é que, ao começar, ter um simulador faz toda a diferença. É por ele que você terá os primeiros contatos com o mercado, aprendendo na prática e de forma simulada, como funciona um pregão. 

Nesse aspecto, a plataforma Profit Trader Clear tem tudo para ser uma ótima escolha. 

Com ela, você tem acesso a um ambiente de negociação simulado e o exclusivo replay do mercado, no qual um pregão passado pode ser repetido. Isso é ótimo para testar estratégias, ver o que funciona e o que deve ser evitado, deixando você muito mais treinado para operar. 

Quando esse momento chegar, conte com a corretagem zero da Clear, válida para rigorosamente todos os nossos produtos financeiros em renda variável. 

Ainda não é cliente? Abra sua conta agora mesmo. É grátis! 

Funcionalidades da Plataforma Trader Clear 

Além de todas as opções que você acabou de conhecer, a Clear oferece o Clear Pro. 

Veja, na sequência, as principais funções das nossas plataformas e que vantagens elas trazem para as suas transações. 

Simulador

Função em que você opera com o simulador da Profit Trader Clear para testar suas estratégias sem arriscar o seu dinheiro. 

Ideal para quem está começando ou quer conhecer as funções da plataforma. 

Replay de mercado

Já pensou se seu time do coração pudesse jogar novamente, conhecendo os rumos da partida? Seria imbatível, certo? 🤔 

Essa é a ideia do Replay de Mercado, em que você simula pregões anteriores para testar suas estratégias e aumentar as chances de vitória. 

Chart Trading

No mercado de renda variável, não há como operar sem fazer a leitura dos gráficos das ações e outros ativos financeiros. 

Com o Chart Trading da Clear, você realiza suas operações diretamente por um gráfico avançado e, ao mesmo tempo, de fácil interpretação. 

Acompanhamento das operações 

Para saber se você está evoluindo ou não, é preciso mais do que apenas um saldo positivo na conta. 

Afinal, por trás de uma estratégia aparentemente lucrativa, podem estar riscos que você não vai ver se não estudar mais a fundo o seu histórico de operações. 

Esse é um recurso da plataforma Clear, que permite que você evolua com uma compilação de dados do seu trading. 

Módulo de estratégia 

Outra função essencial para traders, especialmente os mais avançados, é o recurso que permite elaborar novas estratégias. 

Nela, você desenvolve seu setup em ambiente avançado para obter os melhores resultados. 

Área de valor

Pela área de valor, o investidor acompanha trades efetivados dentro das grandes corporações. 

Ao mesmo tempo, verifica os níveis de preços com volumes diferenciados de negócios, além de visualizar o volume do dia anterior, semanal e mensal. 

Book de ofertas 

Outro recurso indispensável para negociar é o acesso ao book de ofertas. 📚 

Nele, o trader localiza e acompanha todas as ofertas do mercado, identificando liquidez e a robustez de cada preço. 

Times and Trades 

Para finalizar, acompanhe em tempo real e de forma contínua todos os detalhes da atuação dos players e reaja às ações dos principais participantes do mercado. 

Plataforma Zero

Muito bem, depois de todos esses pontos conseguimos perceber que encontrar a plataforma ideal para o seu perfil é fundamental. Portanto, para facilitar e encorajar isso, surgiu a campanha de Plataforma Zero. 

Mas como você pode aproveitar isso? 🤔 É simples, basta a realização de, no mínimo, um minicontrato, seja ele de índice ou dólar, com RLP ativo dentro do mês de contratação. 

Pronto, sem segredos, só sucesso! 

Mas, vale ressaltar que, caso a operação não seja elegível para a campanha (ou seja, se, no mês de contratação, não for realizada uma operação de um minicontrato com RLP ativo), o valor integral da plataforma será cobrado no quinto dia útil do mês subsequente.  

Algumas das plataformas que se aplicam são: 

  • Profit Pro; 
  • Tryd Pro; 
  • FlashChart. 

Além de muitas outras. 

Importante: A gratuidade é válida somente para uma plataforma, no caso, a de maior valor. 

Não deixe essa oportunidade passar, aproveite agora mesmo! A campanha irá durar 12 meses, podendo ser cancelada a qualquer momento com aviso prévio de 30 dias. 

Bora pra cima com a Clear! 🚀 

Por que investir com a Clear?

Seja qual for o seu perfil e objetivos, temos certeza de que investir na bolsa pode ser para você. Para isso, conte com a Clear, nossas ferramentas, nossas mídias e canais educativos. 

Não basta apenas negociar: é preciso conhecer o mercado e isso, para nós, não é apenas para os que têm mais recursos ou estudaram nas melhores escolas. 

Tudo isso está ao seu alcance agora, com taxa de corretagem zero e plataformas modernas, seguras e intuitivas. 😉 

Conclusão

Você viu neste conteúdo o que é uma plataforma trader e dicas para escolher aquela que melhor combina com seu perfil e objetivos. 

Coloque o que aprendeu em prática para maximizar seus ganhos e alcançar todas as suas metas que dependem de dinheiro. 

Agora, você está a um passo de investir em ações com os melhores profissionais. 

Seja Clear, abra sua conta e diga adeus às taxas em seus investimentos! 🚀