
Você já ouviu falar em commodities? Frequentemente, os noticiários costumam trazer informações sobre altas e baixas das commodities que impactam no mercado global e na Bolsa de Valores.
As commodities estão presentes no nosso cotidiano, servem de base para a indústria do mundo todo e são muito relevantes no universo dos investimentos.
O investimento em commodities representa uma das formas de diversificar seu portfólio, além de oferecer proteção contra a inflação, pois seus preços tendem a subir nesse tipo de situação.
Neste artigo, você irá aprender o que são commodities, quais são os tipos, as principais vantagens e como investir. Bora lá? 🚀
O que são commodities?
As commodities são matérias-primas produzidas em larga escala, com baixo grau de industrialização, sem diferenciação de marca, que podem ser estocadas por um grande período sem perder a qualidade.
A palavra commodity vem do inglês e significa mercadoria.
Muitas das commodities são mercadorias do nosso dia a dia, como: café, petróleo, soja, milho e boi gordo.
Quais são os tipos de commodities?
Existem 5 tipos de commodities principais: agrícolas, ambientais, financeiras, energéticas e minerais.
As commodities agrícolas se enquadram nos produtos cultivados no agronegócio, como soja, açúcar, trigo e suco de laranja, entre outros.
As commodities ambientais são recursos naturais que têm importância para o setor agrícola e industrial, como, por exemplo: água, energia e madeira.
Quanto às commodities financeiras são moedas negociadas em diversos mercados e títulos do governo, como dólar, euro e títulos do Governo Federal.
São consideradas commodities energéticas, aquelas diretamente relacionadas à produção e consumo de energia, como: petróleo, gás natural e carvão.
Por fim, as commodities minerais são recursos minerais extraídos do solo, como metais preciosos, metais industriais e outros minerais. São exemplos: ouro, ferro e minério de ferro.
Investir em ouro vale a pena? Conheça 3 formas de investir | Master Clear
Como funcionam as commodities?
Na Bolsa de Valores, as commodities funcionam pela relação de oferta e demanda no mercado global. Essa relação pode ser influenciada por uma série de fatores, incluindo condições econômicas, desenvolvimentos tecnológicos e questões geopolíticas.
Assim, como as commodities são consumidas em larga escala e possuem uma variação de preços considerável, elas também são vistas como uma forma de investimento.
As negociações de commodities na Bolsa de Valores se dão por meio de contratos no mercado futuro.
Os contratos futuros referem-se a compra e venda no qual ambas partes estabelecem um preço para entrega e pagamento em uma data futura, servindo como uma garantia contra as variações nos valores das commodities.
Dessa maneira, o produtor consegue travar o preço do produto e reduzir riscos de perda, caso o preço caia no período e o comprador pode lucrar caso o preço suba.
Vale lembrar que não há uma transferência real de produtos negociados.
Sendo assim, ao negociar um contrato futuro de milho, por exemplo, não implica em receber sacas desse produto.
O intuito é obter lucro ou fazer hedge por meio de projeções quanto aos preços das commodities. O lucro vem justamente da variação do preço negociado previamente no contrato futuro.
Nas negociações, os contratos de commodities são identificados por letras que correspondem à commodity desejada, mês e ano de vencimento do contrato. Veja na tabela a seguir:
| Commodity | Sigla | Data de vencimento |
| Milho | CCM | Dia 15 dos meses de janeiro (F), março (H), maio (K), julho (N), agosto (Q), setembro (U) e novembro (X). |
| Soja | SOY | 16° dia do mês anterior ao mês de referência. Caso não haja sessão de negociação, a data de vencimento será a próxima sessão de negociação. |
| Café arábica 4/5 | ICF | 6º dia útil anterior ao último dia útil dos meses de março (H), maio (K), julho (N), setembro (U) e dezembro (Z). |
| Etanol hidratado | ETH | Vencimento liquidado no último dia útil anterior ao mês de vencimento. |
| Boi gordo | BGI | Todos os meses do ano. |
| Ouro | OZ1 | Vencimento liquidado no último dia útil anterior ao mês de vencimento. |
Fonte: B3
Assim, o código ICFK24, corresponde a um contrato futuro de Café arábica com vencimento em maio de 2024.
Quais commodities o Brasil produz?
As principais commodities produzidas no Brasil são: minério de ferro, petróleo, açúcar, soja, milho, boi gordo, café e alumínio.
Devido à abundância de recursos naturais e à vasta extensão territorial, o Brasil está entre os principais players mundiais do mercado de commodities, como uma forte potência na produção e exportação desses produtos.
Com isso, as variações nas suas cotações têm grande impacto na nossa economia, visto que as commodities são responsáveis por 69% do valor das exportações brasileiras.
Para entender mais sobre commodities, acesse o site da CNA.
O fato de o Brasil ser um importante produtor e exportador de commodities, acaba movimentando esse mercado no país e oferecendo boas oportunidades para investidores.
Quais as vantagens de investir em commodities?
Confira abaixo as principais vantagens de investir em commodities:
- Alavancagem: em contratos futuros, é possível operar grandes volumes sem precisar ter todo o capital. Ou seja, com pouco dinheiro você pode ter resultados sobre uma quantidade muito maior, basta apresentar uma margem de garantia, que pode ser em ações, títulos de renda fixa e outros ativos;
- Volume e liquidez: contratos futuros de dólar, minidólar, boi gordo, café arábica e milho possuem maior liquidez. Como as commodities movimentam bilhões pelo mundo, as possibilidades de lucro podem ocorrer tanto na alta como na baixa;
- Diversificação: investir em commodities pode ser uma ótima oportunidade para diversificar sua carteira, uma vez que existem diversos tipos disponíveis para negociação.
💡 Dica: umas das melhores operações do mercado futuro são realizadas em contratos e mini contratos de dólar, que apresentam bastante liquidez e respeitam os padrões da análise técnica.
Como investir em commodities?
Para investir em commodities, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores. Veja 5 passos simples para começar:
- Abra sua conta em uma corretora;
- Transfira o dinheiro para sua conta;
- Selecione qual tipo de commodity deseja investir;
- Escolha a data de vencimento do contrato futuro;
- Invista e acompanhe os resultados.
O investimento pode ser feito via:
- Home broker da Clear e Clear PRO;
- Plataforma Profit, desenvolvida pela Nelogica, nas versões: Profit Trader Clear, Profit PRO e Profit Plus.
Além de ser o caminho para você aplicar o seu capital, você terá acesso a profissionais experientes que te orientarão sobre a oscilação dos preços e melhores produtos.
De qualquer forma, antes de investir em commodities, é fundamental que você entenda sobre seu funcionamento na Bolsa de Valores e como funcionam os contratos no mercado futuro.
O mercado futuro não é indicado para iniciantes. É preciso estudar e praticar bastante.
👉 Investimentos para iniciantes: por onde começar? | Master Clear
Não esqueça que estamos falando de renda variável, onde as oscilações são constantes e imprevisíveis, podendo acarretar ótimos ganhos e graves prejuízos.
Além disso, se você deseja investir em commodities, acompanhe as notícias e eventos nacionais e internacionais, pois como se trata de produtos negociados globalmente, é comum serem afetados por conflitos comerciais e mudanças legislativas de outros países.
Já possui conta na Clear? Ainda não? Então abra sua conta, e invista com corretagem zero na especialista da Bolsa. 📈