Como declarar tesouro direto no Imposto de Renda? Confira o passo a passo!

Como declarar tesouro direto no Imposto de Renda? Confira o passo a passo!

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

10/05/2022 • Atualizado: 10/05/2022

3 minutos

Compartilhar:

A declaração do IR é um assunto que pode gerar confusão em muitos, concorda? 🤔 Ainda mais quando pensamos em algo mais específico, como declarar tesouro direto no Imposto de Renda. 

Mas a Clear está aqui para te ajudar! Se você já conferiu um dos nossos conteúdos completos sobre o tema, sabe como funciona a tributação nos seus investimentos no Tesouro Direto. 

Muito bem, agora chegou a hora de saber como realizar a declaração desse ativo no Imposto de Renda. 😉 

Como declarar Tesouro Direto no Imposto de Renda?

Antes de descobrir como declarar tesouro direto no Imposto de Renda, você precisa saber que a declaração deve acontecer anualmente no período entre março e abril, e todo o processo é feito diretamente por meio do site ou aplicativo da Receita Federal. Em 2022 o prazo de entrega da declaração foi prorrogado para 31 de maio 2022. 

Por isso, fique de olho para não perder o prazo. 👀  

Caso você ainda não saiba se precisa declarar o IR, não precisa se preocupar! Confira nosso conteúdo completo sobre quem precisa declarar Imposto de Renda que separamos para você! 

Existe outro ponto importante que precisamos mencionar antes de começar a declaração do Imposto de Renda no tesouro direto: é essencial ter o seu informe de rendimentos em mãos. 

Esse é um documento importante, tendo em vista que ele garante que todas as informações solicitadas pela Receita Federal, se preenchidas de forma correta, sejam entregues como esperado. 

Já possui o informe? Muito bem, vamos conferir agora como declarar tesouro direto no Imposto de Renda!   

Passo a passo para declarar tesouro direto no Imposto de Renda 

O processo é simples e conta com 2 etapas para ser concluído. 👇 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Passo #01

Para começar, na ficha de declaração “Bens e Direitos”, você deverá clicar em “novo” e depois indicar o grupo 04 “Aplicações e Investimentos” e código 02, que corresponde aos “Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros)”. 

Passo #02

Após selecionar o código, insira na “discriminação” o CNPJ da XP, digite o nome do ativo e o seu vencimento e ao final o seu saldo em 31/12. 

Atenção: apesar dos ativos não serem emitidos pela XP, estamos considerando uma situação em que ela é responsável pela distribuição, custódia e informações tributárias do ativo, por isso o CNPJ da XP deverá ser utilizada declaração. Vale ressaltar que a Clear é uma marca da XP Corretora. 

Como preencher a declaração? 

Vale ressaltar que será necessário preencher a posição do Tesouro Direto, discriminando título por título caso tenha mais de um tipo de título ou vencimento. 

Mas, por outro lado, caso tenha várias compras do mesmo título e vencimento equivalente ao período, você irá agrupar 

Muito importante: o valor que deve ser preenchido é o da compra dos títulos, presente no informe de rendimentos, e não valor de mercado do dia 31 de dezembro. 

Como declarar os rendimentos de Tesouro Direto no IR 

Além disso, você também deve informar o rendimento líquido de IR do seu investimento durante o ano-calendário. 

O rendimento é proveniente de pagamento de cupons, para títulos com pagamento semestral, da venda antecipada ou vencimento. 

Este rendimento deve ser preenchido na ficha “Rendimentos Sujeitos à tributação Exclusiva/Definitivo” indicando o Tipo de Rendimento, código 06 “Rendimentos de aplicações financeiras”.  

O que achou? Agora você já sabe como declarar tesouro direto no Imposto de Renda e pode realizar o processo com mais tranquilidade e segurança!  

Confira outros conteúdos repletos de dicas e informações sobre o mundo financeiro no blog Master Clear. Te esperamos lá!  

Bora time! 🚀