Engolfo de alta: o que é e como identificar esse padrão

O engolfo de altaé um indicador muito importante para traders que analisam e operam através dos padrões de candlestick.

Como todo padrão de reversão no gráfico de candle, essa figura traz muitas oportunidades para o trader que sabe identificá-la. Usado corretamente, esse padrão possibilita obter excelentes resultados e lucros. 💰

Neste artigo, você aprenderá o que é o engolfo de alta, como identificá-lo gráfico e como usar esse padrão em suas operações. Boa leitura!

O que é engolfo de alta?

Engolfo de alta é um padrão de reversão que se forma a partir de dois candles seguidos. O primeiro candle apresenta um preço de fechamento negativo e o segundo um padrão positivo, que indica um possível movimento de baixa para alta.

Essa é uma das figuras mais utilizadas em uma análise gráfica. Nela, o tamanho do corpo de cada um dos candles será diferente e inverso — ambos terão cores diferentes. Normalmente, o candle com fechamento negativo será vermelho, e o candle positivo terá a cor verde.

Na imagem abaixo, temos um exemplo desse padrão em um gráfico candlestick.

Além do engolfo de alta, também existe o engolfo de baixa. Mais adiante neste conteúdo vamos explicar as diferenças entre cada um desses engolfos. Agora, o mais importante é que você, trader, aprenda como identificar um engolfo de alta no gráfico de velas. 👇

Abra sua conta na Clear e comece a operar na bolsa de valores com nossas plataformas!

Como identificar um engolfo de alta?

Para identificar um engolfo de alta, também conhecido pelo termo inglês Bullish Engulfing, é importante aprender o que ele representa. A seguir, citamos cada aspecto necessário para saber como identificar um engolfo de alta em em suas análises.

Características

Todo engolfo de alta possui algumas características essenciais que estão sempre presentes quando essa figura surge no gráfico. Veja:

  • O engolfo sempre será formado por dois candles seguidos com valores de fechamento opostos. No caso do engolfo de alta, o primeiro candle mostra queda do ativo e o segundo uma reversão de tendência de preços;
  • O corpo do primeiro candle terá uma cor negativa (preto, vermelho, etc) e o corpo do segundo candle terá uma cor positiva (branco, verde);
  • O 2° candle sempre irá encobrir o corpo do primeiro. Assim, é possível determinar que o preço de abertura do 2° candle é igual ou inferior ao preço de fechamento do primeiro e o preço de fechamento do 2° candle será superior ao de abertura do primeiro;
  • O 2° candle nem sempre precisará encobrir a sombra do 1° candle do engolfo de alta;
  • Sempre acontece em fundos de preço de um ativo.

Aspectos principais

O engolfo de alta também tem alguns aspectos importantes que devem ser conhecidos pelo trader que deseja usar esse padrão em suas operações, são eles:

  • O 1° candle do engolfo possui um corpo pequeno e é interpretado como um momento de indefinição dos investidores após uma queda nos preços. O 2° candle possui um corpo grande e mostra uma forte pressão compradora;
  • O corpo do 2° candle encobre mais de um dos anteriores;
  • Existe um alto volume na formação do 2°candle dessa formação;
  • O padrão sempre se formará dentro de uma tendência de alta nos preços do ativo, ou em uma área de suporte no gráfico.

Como usar o engolfo de alta nas operações?

Existem diversas maneiras de utilizar o engolfo de alta em suas operações de trade, principalmente, quando o operador escolhe realizar seus lucros a partir da especulação do preço dos ativos na bolsa.

No caso do engolfo de alta, onde o padrão de reversão se inicia a partir de um fundo de preços, o trader consegue comprar a ação pelo melhor preço. Com isso, é possível lucrar mais a frente com a venda do ativo depois que acontecer o engolfo de baixa — que gera reversão de preços para baixo.💸

👉 Day Trade: motivos para começar!

A imagem mostra um homem branco de camisa branca, calça preta e óculos. Ele está sentado em uma cadeira olhando para o celular em sua mão. Atrás dele temos uma mesa com notebooks e monitores que mostram vários gráficos de ações, em referência a análise do engolfo de alta.

Diferenças entre engolfo de alta e baixa

Apresentamos diversos aspectos sobre o engolfo de alta e como identificá-lo no gráfico, certo? Nesse sentido, também é importante compreender o seu oposto, o engolfo de baixa.

Enquanto o engolfo de alta serve para prever e antecipar reversão de preços para uma valorização do ativo, o engolfo de baixa é justamente o contrário. Ou seja, ele mostra uma reversão de preços no topo das cotações do ativo, que indica uma tendência de queda.

Importância do engolfo de alta e baixa na análise técnica

Os engolfos são muito importantes na análise técnica dos traders no mercado financeiro. Isso porque eles possibilitam que os operadores possam antecipar movimentos de ações, sejam de alta ou de baixa.

Nesse sentido, com base em um engolfo de alta é possível encontrar a melhor oportunidade de compra de um ativo para especulação. Já com o engolfo de baixa, o trader pode encontrar o melhor momento para comprar o ativo — visando o lucro da sua valorização, uma vez que o padrão se reverta.

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o engolfo de alta, é hora de colocar seus novos conhecimentos em prática. Afinal, não adianta nada conhecer esse padrão, saber como usar ele, e não testar em suas operações de day trade.

O melhor de tudo é que você não precisa arriscar o seu capital imediatamente para dominar o uso do engolfo de alta. É possível fazer testes muito realísticos dessas operações usando um simulador de day trade.

Pratique por alguns dias com essa ferramenta até que você tenha um total domínio de como operar usando o engolfo de alta. Uma vez que você ficou expert em utilizar esse padrão de reversão, é hora de ir para o mercado com dinheiro real.

Mas, você não precisa operar sozinho na bolsa de valores. Você pode contar com a ajuda e o suporte da AIA, a ferramenta de Inteligência Artificial para traders da corretora Clear.

Com ela, você terá dados completos para facilitar a sua tomada de decisão no mercado, além de receber dicas durante o pregão.

E aí, bora começar a investir? 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *