Scalper Trader: como investir fazendo scalping

Scalper Trader: como investir fazendo scalping

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

10/09/2020 • Atualizado: 28/06/2022

7 minutos

Compartilhar:

Conheça o profissional que busca lucrar com movimentos rápidos e curtos do mercado

Se você investe em renda variável talvez já tenha ouvido falar no termo scalper trader. Ele tem referência ao investidor que busca ganhos com variações mínimas da cotação de preço das ações ou minicontratos de dólar e índice.

A expressão vem do inglês e scalper, na tradução, significa cambista – fazendo alusão ao risco e agressividade desse tipo de estratégia no mundo dos investimentos. Portanto, para ser um scalper trader é necessário ter um perfil de investidor arrojado.

O scalping pode ser uma boa alternativa para quem não quer ficar tão dependente dos movimentos do mercado em geral – e sim, operar no curto prazo.

Ficou interessado? Saiba como essa estratégia funciona, as vantagens e os riscos de fazer scalping.

O que é scalper trader?

O scalper trader é o trader que opera na Bolsa de Valores por meio de scalping, que é a estratégia onde se busca lucrar com movimentos rápidos e curtos do mercado (muitas vezes de segundos ou minutos), durante várias vezes em um dia só.

O objetivo do scalping é ganhar com uma grande quantidade de ações ou contratos futuros, mesmo que os ganhos sejam pequenos.

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Day Trade X Scalping

Para ficar um pouco mais fácil de entender, vamos mostrar a diferença de uma operação com day trade e ela feita com a estratégia de scalping.

Nesse exemplo, os dois investidores irão operar com o índice futuro. O investidor que opera em day trade vai entrar em uma única operação visando 300 pontos. Já o scalper trader vai fazer 10 operações, de maneira rápida ao longo do mesmo dia, de 30 pontos cada uma.

Ou seja, os dois terão o mesmo resultado. Mas o investidor que opera com a estratégia de scalping realiza diversas operações curtas para alcançar o resultado.

Por conta dessas diferenças, enquanto que para o day trader a análise técnica, a estratégia operacional e o stop loss são ferramentas muito importantes para a realização dos investimentos, o scalper trader tem o foco no fluxo das ordens (Tape Reading) – para conseguir realizar as operações com velocidade rápida. Então, eles sempre estão analisando o book de ofertas.  Outra estratégia muito comum entre os sclapers é fazer operações de rompimento (de suporte ou resistência, ou então de máxima e mínima) utilizando a análise técnica.

Como investir como um scalper trader?

Para investir utilizando a estratégia de scalping o investidor deve contar, principalmente, com essas ferramentas de análise:

  • Análise técnica
  • Tape Reading
  • Volume Weighted Average Price (VWAP)

Análise técnica

A análise técnica ou análise gráfica ajuda o scalper a identificar tendências ou suportes e resistências dos preços. Por meio de indicadores e figuras a análise mostra um movimento provável de preço em um certo período.

Ela estuda a interação entre a oferta e procura dos ativos e a interação entre a força dos compradores e vendedores para identificar qual mais forte. Assim, o scalper identifica tendências e consegue tomar decisões em cima delas.

Tape Reading

O tape Reading é a análise do fluxo do mercado: os investidores acompanham a leitura dos negócios e a dinâmica do book de ofertas. Assim, conseguem identificar mudanças nos preços e fechar bons negócios.

Para o investidor que faz scalping, é importante identificar essas oscilações nos preços pois ele consegue se posicionar na mesma direção, seguindo o fluxo da movimentação de preços do momento.

Volume Weighted Average Price (VWAP)

Esse número é calculado com base nas ações negociadas em determinado período e o preço de cada uma delas dividido pelo volume total de ações.

VWAP = Número de ações negociadas X Preço / Volume total de ações

Comparar o VWAP de diferentes ativos pode ser mais um indicador para o scalper trader tomar sua decisão de compra ou venda.

Ser um scalper trader é bom? Conheça as vantagens do scalping

Toda estratégia tem vantagens e desvantagens. O mais importante é ele estar adequado aos seus objetivos e ao seu perfil de risco.

O scalping é uma estratégia para quem busca ganhos em escala e quer investir em um curtíssimo período de tempo. O ponto aqui é ganhar centavos (ou pontos) em um ativo, em um curto período, operando em grandes lotes e várias vezes no mesmo dia.

Dessa maneira, independentemente do cenário do mercado o investidor conseguirá aproveitar os movimentos dele para ter bons resultados. Mesmo se o mercado estiver em baixa, ainda sim é possível ter resultados positivos com o scalping.

Outro ponto positivo é que o scalper trader opera em curtos períodos. Ou seja, não é necessário esperar muito tempo para ver os resultados dos seus investimentos. Isso pode ser uma vantagem para quem quer resultados rápidos.

Desvantagens do Scalping

O ponto principal quando se fala nas desvantagens dessa estratégia é em relação aos custos das operações. Isso pois os custos com a corretagem e emolumentos da B3 podem atrapalhar bastante os ganhos do scalper trader.

Como esse investidor faz várias operações em um só dia, ele precisa pagar as taxas em todas essas operações. Portanto, é preciso saber o custo de todas as taxas envolvidas e escolher uma corretora de valores adequada para esse tipo de estratégia.

Por fim, é importante saber que para se tornar um scalper trader você precisará de tempo e muita dedicação. Essa técnica exige que o investidor fique de olho no mercado o tempo todo, estude bastante e conheça técnicas de análise para as tomadas de decisão.

Quem pode se tornar um scalper trader?

Não é todo tipo de investidor que pode se tornar um scalper trader. Primeiramente, é preciso ter o perfil de investidor agressivo, ou seja, o que tem mais tolerância ao risco. Esse perfil tem mais conhecimento do mercado e assume correr altos riscos em troca da possibilidade de conseguir grandes ganhos.

Geralmente, aplicam mais da metade de seu capital em ativos de renda variável. Por isso, ter equilíbrio emocional é importante para esse perfil, pois as chances de perdas são grandes.

Para ser um scalper trader, além de ser um investidor agressivo é aconselhável ter vasto conhecimento do mercado, de análise gráfica e de tape Reading. Quanto mais conhecimento, melhor.

Uma dica é procurar por cursos de scalper trader para aperfeiçoar seus conhecimentos e aprender mais sobre a estratégia.

Por que investir com a Clear Corretora?

A Clear é a primeira corretora do Brasil com corretagem zero. Para o investidor que vai se aventurar na estratégia de scalping esse é um fator muito importante: como fará muitas operações em um mesmo dia, a taxa de corretagem é um dos fatores que pode se tornar uma desvantagem.

Investindo como um scalper trader na Clear você não paga taxa de corretagem* e tem mais chances de obter bons resultados em suas operações.

Lembre-se: diversifique suas estratégias

Por fim, é importante lembrar que diversificação é palavra chave para uma boa carteira de investimentos. Portanto, não invista todo o seu capital em apenas um ativo ou utilizando apenas uma estratégia.

O scalping pode fazer parte da sua carteira, mas não é recomendado investir todo seu dinheiro nessa estratégia. Diversifique seus investimentos para ter possibilidade de ganhos de diferentes tipos.

*Algumas operações estão sujeitas a cobranças. Confira nossos custos em: clear.com.br/site/custos