O que é gráfico de heikin-ashi, como funciona e como usar 

O gráfico heikin-ashi é uma ferramenta essencial na análise técnica que oferece uma perspectiva única sobre os movimentos de preços no mercado financeiro. 📈

Ele é adotado por traders por sua capacidade de criar uma representação visual precisa das tendências de preço de um ativo.

Neste artigo, você vai conhecer mais detalhes sobre o que é o gráfico heikin-ashi, qual é sua fórmula de cálculo e como os traders podem interpretá-lo para tomar decisões na hora de operar na bolsa de valores.

Segue a leitura!👇

O que é o gráfico heikin-ashi?

O gráfico heihin-ashi consiste em um modelo de visualização dos preços de ativos no mercado financeiro. Em japonês, heikin-ashi significa “barra média”, e essa tradução tem relação de como ele é projetado.

Diferente do gráfico de velas, o candlestick, que considera o preço de abertura e fechamento para formação das velas, o heikin-ashi leva em conta ainda o preço médio do ativo negociado no período da análise.

Ao ser projetado para uma análise do trader, o gráfico heikin-ashi tem a propriedade de suavizar a volatilidade exibida. Isso pode facilitar a vida do operador perante a identificação de tendências nos preços do ativo.

Vale ressaltar que o gráfico é muito antigo, tendo sido criado por Munehisa Homma, por volta de 1700.

Homem loiro de camiseta branca com uma camisa verde por cima tomando água em um copo e mexendo em um notebook em sua mesa em referência ao estudo sobre o que é o gráfico heikin-ashi.

Como funciona a fórmula do gráfico heikin-ashi?

Cada uma das velas (candles) do gráfico heikin-ashi é formada considerando os preços de abertura e fechamento do ativo. Tanto os do período atual como os do período anterior.

A sua formação é obtida a partir de uma fórmula que leva em conta quatro cálculos diferentes para cada vela do gráfico.

Primeiro, temos o fechamento da abertura (HAclose) obtido pela média de preços da máxima, mínima, fechamento e abertura do ativo durante o intervalo observado:

HAclose = Max + Min + Abertura + Fechamento / 4

Para abertura do HA, temos de calcular a média entre a abertura e fechamento da vela anterior:

HAopen = Abertura do HA anterior + Fechamento do HA anterior / 2

Ainda sobre o cálculo do HAclose, podemos identificar a máxima e a mínima com os seguintes dados:

  • Máxima: preço da máxima atual, preço da abertura do HA atual e preço do fechamento do HA atual do ativo;
  • Mínima:  preço da mínima atual, preço da abertura do HA atual e preço do fechamento do HA atual do ativo.

Como interpretar o gráfico heikin-ashi?

Saber como interpretar o gráfico heikin-ashi corretamente adiciona muito  valor para as operações dos traders que operam Forex e CFD. No entanto, sua interpretação também é útil para outros tipos de ativos.

O primeiro ponto que deve ser entendido por todo trader na hora de interpretar o heikin-ashi é a identificação das cores. Aqui, o gráfico segue a mesma representação de outros candlesticks:

  • Cores verde, azul, branca: alta no preço do ativo negociado;
  • Cores vermelha e preta: queda no preço do ativo negociado.

Após compreender o padrão de cores, é fácil interpretar movimentos como os seguintes:

  • Tendências de alta: essa tendência é indicada por candles de alta consecutivos, grandes e que não formem sombras inferiores no gráfico;
  • Tendências de queda: a tendência de queda é indicada por grandes candles de baixa consecutivos e sem sombras superiores;
  • Reversão de tendências: as velas começam a ficar lineares, formarem sombras no gráfico, e então começam o movimento de confirmação da reversão, seja para alta ou baixa.

A partir da interpretação do gráfico heikin-ashi, o trader consegue ter uma melhor visão dos movimentos do mercado, podendo antecipar eventos e operar na bolsa com mais assertividade.

Quais as vantagens do gráfico heikin-ashi?

Os traders que utilizam o heikin-ashi em sua análise técnica contam com vantagens importantes, que trazem uma maior precisão para sua interpretação dos movimentos do mercado e para aumentar suas taxas de acerto nas operações. 🤓

Conheça algumas das principais vantagens deste gráfico:

  • Acessibilidade: o gráfico não precisa ser instalado e é encontrado facilmente disponível na maioria das plataformas;
  • Tolerância com tempos gráficos: o heikin-ashi pode ser utilizado em qualquer tempo gráfico, quer seja diário, horário ou mensal. No entanto, é comprovado que ele apresenta informações mais confiáveis em gráficos com tempos maiores;
  • Legibilidade: as velas do heikin-ashi, ao serem comparadas com gráficos tradicionais, possuem leitura e interpretação mais fácil. Portanto, são mais precisas quando se necessita identificar padrões e reversões de tendências;
  • Filtragem de ruídos do mercado: o heikin-ashi filtra ruídos do mercado e apresenta sinais mais transparentes que outros gráficos. Essa propriedade facilita muito para traders a identificação de padrões e tendências;
  • Confiabilidade: o gráfico tem grande precisão e, por usar dados históricos alongados, oferece muita confiabilidade para a tomada de decisões.

Como utilizar o gráfico heikin-ashi no Day Trade?

É muito simples utilizar o gráfico heikin-ashi no day trade, especialmente quando o profissional entende que o maior trunfo dele é sua fácil interpretação.

Identificar onde começa um movimento de alta, de queda, uma reversão de tendência, é muito simples neste gráfico.

Velas verdes, brancas ou azuis, que possuem corpos longos e praticamente sem sombras superiores são indicativos de uma tendência de alta forte. O oposto, ou seja, velas vermelhas ou pretas, que possuem corpos também longos e sem sombras inferiores, são sinal de tendências de queda forte.

No gráfico, as reversões de tendências são indicadas por figuras parecidas com a Doji (estrela da manhã ou estrela da tarde). Elas possuem um corpo pequeno, com abertura e fechamento de preços quase coincidentes e longas sombras inferiores e superiores.

Considerando esses detalhes na análise do trader, ele consegue utilizar o heikin-ashi com facilidade e assertividade em seus trades.

 👉 Saiba mais: O que são as figuras gráficas na análise técnica?

Entenda a diferença entre heikin-ashi e gráfico Renko

Originários do gráfico de velas comuns, o heikin-ashi e o gráfico Renko possuem diferenças claras e fáceis de identificar.

O heikin-ashi apresenta um quadro gráfico suavizado usando os preços médios do ativo negociado. Com as velas variando de acordo com a movimentação do ativo em seu tamanho e orientação.

Enquanto isso, o Renko apresenta tijolos ou velas com mesmo tamanho e formato em seu gráfico, surgindo apenas nos momentos onde ocorre uma variação na cotação do ativo, que é dependente ainda de um percentual para aparecer.

Estratégias de negociação com base no gráfico heikin-ashi

É possível traçar muitas estratégias de operação na bolsa de valores a partir de sinais manifestados no heikin-ashi. A efetividade dessas estratégias depende, principalmente, da capacidade do trader de identificar esses sinais com precisão e interpretá-los corretamente.

Abaixo, você pode conferir algumas das estratégias possíveis a partir de determinados sinais:

Velas sem sombras

Quando o trader observa, no gráfico, que as velas não possuem sombras inferiores por um certo período, temos um sinal de forte tendência de alta em seu começo. Diante desse cenário, o trader pode começar a comprar mais do ativo para aproveitar a alta e realizar o lucro com a venda em preços mais elevados.

Estatisticamente, quanto maior a sequência de velas sem sombras, maior e mais forte é a tendência de alta.

Velas com corpos pequenos no gráfico

Quando as velas apresentarem corpos pequenos de forma consecutiva no gráfico, temos um sinal de que a tendência terá uma reversão ou pausa.

Diante desse cenário, o trader pode adotar a estratégia de fechar suas posições no ativo. Mas, ao mesmo tempo, abrir novas posições em relação à tendência que está sendo revertida.

Entretanto, vale ressaltar que mesmo diante desses sinais, os traders devem ter cautela. Pois, algumas vezes, a tendência vai estar apenas pausada, mas não terá uma reversão de fato.

É sempre importante que o operador espere um sinal mais contundente e que confirme a reversão.

Conclusão

Pronto, agora você já conhece o gráfico heikin-ashi, suas vantagens e como utilizar seus sinais em estratégias durantes as operações na bolsa. Agora, é hora de colocar esse conhecimento em prática para realizar negociações mais efetivas e lucrar mais.

No entanto, vale ressaltar que o heikin-ashi é um gráfico alternativo ao tradicional candlestick, e que não precisa ser o único a ser utilizado na análise de gráficos. Além disso, é sempre recomendado que o trader  aprofunde o seu conhecimento no heikin-ashi para melhorar suas operações e estratégias de investimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *