Gráfico Renko: o que é e como usar no day trade

Você sabe o que é o gráfico Renko e como ele pode ser usado nas operações de day trade?

Todo trader e investidor, especialmente aqueles que realizam operações diárias, precisam conhecer e saber trabalhar com gráficos em suas análises. Dentre todos os gráficos usados em uma análise técnica, um dos mais conhecidos é o candlestick.

Embora o gráfico de velas seja excelente para analisar um ativo e formular estratégias, existe outro gráfico muito interessante para os day traders: o gráfico Renko, que pode entregar até 150% a mais de resultados nas estratégias de um operador.

Então, vamos aprender como usá-lo em suas operações? 👇

O que é o Gráfico Renko?

O Renko é um gráfico para análise e formulação de estratégias de day trading e investimentos da bolsa que se destaca no mercado. O gráfico renko trata-se de uma ferramenta para a análise de ativos na bolsa de valores de uma forma mais objetiva.

O Renko é um tipo de gráfico que desconsidera totalmente o volume de negociações do ativo e o tempo. Diferente de outros tipos de gráfico na análise técnica de ativos, o gráfico renko considera única e exclusivamente a variação do preço dos ativos analisados.

Graficamente, o gráfico renko não possui sombras, pavios… Nada disso.

Inclusive, a forma em que o Renko é demonstrado graficamente mais parece blocos de tijolos. Cada um desses tijolos também é chamado de pips” ou “pontos e marca o preço do ativo em cada momento da análise.

O termo Renko vem da palavra “Renga”, que significa tijolo na língua japonesa. Hoje, o gráfico renko é um dos mais utilizados por traders, principalmente aqueles que trabalham com day trade.

Como funciona o Gráfico Renko?

O gráfico Renko é um dos gráficos mais simples em seu funcionamento e uso em uma plataforma.

A primeira coisa que todo trader precisa compreender são as cores utilizadas no gráfico. Nesse quesito, o Renko é bem parecido com o gráfico de velas, a cor verde nos tijolos reflete altas dos preços e a vermelha reflete queda no valor do ativo.

No gráfico Renko também é possível identificar a existência de tijolos pretos em alguns pontos. Eles funcionam como demonstrativos de gaps de alta ou de baixa no preço da ação analisada.

Na plataforma, é preciso primeiro estabelecer o número de pips por tijolo no gráfico Renko. A estruturação com que cada tijolo vai aparecer dependerá do momento em que o ativo alcançar uma variação estabelecida na mínima ou na máxima dos tijolos anteriores do gráfico.

Quando o preço de um ativo simplesmente anda de lado ele não gera nenhuma caixa no gráfico renko.

Saiba mais sobre os gráficos no trading no vídeo abaixo:

Como calcular os pips ou pontos no gráfico Renko

A matemática para fazer o cálculo de pips ou pontos no gráfico Renko é muito mais simples que em outros tipos de gráficos, como o candlestick. O trader só precisa saber o que é o tick, que nada mais é do que a menor variação no preço de cada ativo analisado no gráfico.

Então, para calcular o tamanho do Renko “tijolo” no gráfico temos o seguinte:

Tamanho do Renko = (Número que antecede o R x Tick do ativo) – Tick do Ativo

Vamos para um exemplo de Renko para o dólar, cujo tick é 0,5 pontos.

Um gráfico de 40R do dólar terá cada um de seus tijolos com o tamanho de 19,5. No cálculo temos o seguinte:

Tamanho do Renko = (40 x 0,5) – 0,5 = 20 – 0,5 = 19,5

Pronto, agora você sabe como fazer o cálculo do tamanho dos tijolos no gráfico Renko.

Qual a diferença entre Candle e Renko?

Visualmente, o gráfico de candles e o Renko são muito parecidos. As velas são bem semelhantes aos tijolos, mas suas similaridades param por aí.

As diferenças entre o gráfico de velas (candlestick) e o gráfico Renko vão muito além do fato de que o Renko é um gráfico atemporal, que não considera nem o tempo e nem o volume de negociações do ativo em sua análise e apresentação.

O gráfico de velas apresenta candles que podem variar de tamanho e não apenas de tendência. Além disso, o gráfico candlestick é temporal, pois leva em consideração a variação do valor do ativo analisado em relação a um determinado período de tempo. A cada intervalo de tempo alcançado um novo candle com a oscilação do preço do ativo aparece no gráfico.

Já no gráfico Renko, as caixas ou tijolos sempre terão o mesmo tamanho ao longo do gráfico. Você nunca verá um gráfico Renko com um bloco maior do que o outro. A análise do trader sempre será feita pela posição do tijolo ao longo do gráfico.

Outra diferença entre o candlestick e o Renko é que neste o volume de negociações do ativo analisado é totalmente descartado. Isso porque o volume de negociação de um ativo não impacta de modo algum no surgimento dos tijolos.

👉 Candle martelo: o que é e como interpretá-lo

https://www.youtube.com/watch?v=v27ubE-24yg

Como interpretar o gráfico Renko no trading?

Ao fazer a leitura e interpretação do gráfico Renko, é essencial que o trader tenha em mente a principal função deste gráfico: analisar as tendências de mercado de um determinado ativo.

Para essa função o gráfico Renko é simplesmente perfeito. O trader consegue facilmente identificar o movimento dos preços e os pontos onde a reversão de uma tendência aconteceu.

A mudança de cor das caixas neste gráfico também pode indicar a reversão de tendência nos preços do ativo. O Renko também permite que o trader identifique onde estão os topos e fundos no gráfico.

Combinado com outros indicadores, o gráfico renko permite identificar os pontos de esgotamento de uma tendência do mercado. Ou seja, quando uma tendência de alta se esgota e começa a cair e vice-versa.

Osciladores e indicadores de tendência do gráfico Renko

Existem alguns indicadores e osciladores de tendência que podem ser utilizados no gráfico Renko. São eles:

IFR

O IFR é um oscilador que serve para identificar ativos que estão com seus preços sobre comprados ou sobre vendidos.

Ao utilizar as orientações do IFR, o trader pode operar contra a tendência de preços do mercado. Dependendo da situação, realizar este tipo de operações é bem vantajoso e lucrativo.

MACD

O Moving Average Convergence/Divergence, ou simplesmente MACD, é muito usado para fazer o acompanhamento das tendências do mercado. Ele utiliza uma média longa (exponencial de 26 dias do preço do ativo), uma média curta (exponencial de 12 dias do preço) e uma linha de sinalização com média exponencial de 9 dias dos preços do ativo.

Se o indicador MACD for maior que zero temos uma possível tendência de alta. Do contrário, então o indicador aponta para uma possível tendência de queda.

Estocástico

O estocástico é um oscilador utilizado para identificar se um ativo está sobrecomprado ou sobrevendido. Ele funciona da seguinte maneira:

  • Quando o ativo fica acima do indicador 80 ele está sobrecomprado;
  • Se está abaixo de 20, então o ativo está sobrevendido.

Quando um ativo está sobrecomprado, temos uma boa oportunidade de venda do ativo. Se ele está sobrevendido, temos uma excelente oportunidade de compra.

👉 Viver de Trader: Quanto ganha, 5 Dicas e Erros Comuns

A imagem mostra um homem branco, de barba e cabelo curto, de camisa social branca segurando um livro. Ele está sentado em uma cadeira de frente para uma mesa de escritório que contém um luminária, fone de ouvido e um computador, representando a ação de ler o que é gráfico renko.

Vantagens e desvantagens do Gráfico Renko

O gráfico Renko confere diversas vantagens e desvantagens para traders que desejam utilizar este gráfico em suas análises e operações na bolsa.

Vantagens

  • Facilita a análise de tendências e automatiza ordens como o stop de ações;
  • Traz maior objetividade para encontrar os melhores momentos de entrada no trade;
  • Ajuda o trader a focar a atenção na variação dos preços do ativo, independente da base histórica;
  • Ajuda na tomada de decisões mais assertivas, seguindo a estratégia de investimentos que o trader adota;
  • Reduz o ruído do mercado na ótica e análise do trader, diminuindo o risco de erros por ações mais emocionais.

Desvantagens

  • O trader deve escolher bem o tamanho do gráfico renko, precisando sempre considerar a volatilidade do ativo;
  • Pode causar certos momentos de ansiedade e tensão enquanto um novo tijolo se forma no gráfico;
  • Traz menores detalhes em relação a oscilação de preços comparados aos candlesticks;
  • Mais indicado para operações de curto prazo (day trade);
  • A entrada do trader na operação pode ter alguma imprecisão conforme a quantidade de tijolos que seguem a mesma direção.

Como operar usando Renko?

O principal sinal que é produzido pelo gráfico Renko para o trader é a mudança da cor do tijolo. Afinal, ela é que indica a mudança provável do mercado, se de alta ou de queda.

A partir daí o trader pode e deve usar o gráfico renko combinado a indicadores e osciladores que apresentamos acima para tomar suas decisões. Assim, é possível entrar ou sair de uma ação, índice ou qualquer outra classe de ativo com maior assertividade.🎯

Agora que você já sabe o que é o gráfico Renko e como usar ele nas suas operações de day trade, é hora de colocar a mão na massa e aplicar esse conhecimento para ganhar mais dinheiro.

Bora pra cima! 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *