6 Melhores ações para day trade: como escolher e analisar

Os traders que operam no mercado financeiro sempre estão buscando as melhores ações para day trade hoje, não é mesmo? Afinal, desejamos investir nas opções mais favoráveis. 🤑

No entanto, se você já ouviu falar em Day Trade, provavelmente, ficou sabendo dos riscos de entrar nesse mercado. Da mesma forma que as operações no curto e curtíssimo prazo podem oferecer ganhos muito atrativos, os prejuízos também podem ser impactantes.

Por isso, para ter sucesso, uma das estratégias mais indicadas é ter muita atenção na escolha dos ativos. No caso das ações para day trade, a liquidez é um requisito fundamental.

No caso das ações, a liquidez é um requisito muito importante. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre como esse fator influencia suas operações e conhecerá as 6 melhores ações para day trade.

Boa leitura! 😉

Como funciona o Day Trade?

O day trade é uma modalidade de investimento indicada para investidores com perfil mais agressivo, que busca ganhos rápidos através da compra e venda de ativos no mesmo dia.

O objetivo da estratégia é aproveitar a alta volatilidade do mercado de ações para identificar oportunidades de lucros em operações de curtíssimo prazo.

Dessa forma, é fundamental utilizar os diferentes métodos de análise para encontrar as melhores ações para o Day Trade, como:

Essas estratégias são essenciais na hora de identificar de pontos de entrada e saída mais precisos, aumentando a chance obter operações bem sucedidas.

Liquidez no Day Trade: qual a importância?

A liquidez no day trade é a capacidade de negociar um ativo rapidamente, comprando ou vendendo sem causar grandes variações em seu preço. Para os traders, entender e priorizar ativos com alta liquidez não é apenas importante, é indispensável.

Imagine tentar lucrar com pequenas oscilações de preço, mas não conseguir sair da sua posição no momento exato que deseja. Com baixa liquidez, você corre o risco de não encontrar compradores (ou vendedores) na hora de zerar a operação, o que pode transformar um lucro potencial em prejuízo.

Ainda que em mercados com menor liquidez se possa observar maiores distorções de preços, o ideal é evitar a escolha de ações com menor liquidez para o Day Trade por conta de questões como:

  • Maior exposição a manipulações de mercado;
  • Um spread (diferença entre o preço de compra e venda) mais alto;
  • Dificuldade no uso de alavancagem.

👉 Ao considerar a análise da liquidez das ações, você minimiza riscos e aumenta as possibilidades de retorno nesse tipo de investimento.

Para avaliar a liquidez no day trade, você pode observar o volume de negócios e o volume financeiro do ativo — através, por exemplo, dos indicadores de volume disponíveis em plataformas de gráficos, como volume em quantidade de negócios e volume financeiro.

Ações de grandes empresas, como Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3), geralmente possuem alta liquidez, oferecendo mais segurança para as operações de curto prazo.

Saiba tudo sobre volume financeiro no vídeo a seguir:

🔹Alavancagem financeira: potencialize ganhos no day trade

Como escolher as melhores ações para day trade

Saber como escolher ações para day trade é uma habilidade fundamental. Uma boa ação para a modalidade não é necessariamente uma “boa empresa”, e sim uma que oferece as condições ideais para operar.

Para saber se um ativo é ideal para operar no momento, considere:

  • Tem liquidez? Essa é a regra de ouro. Você precisa conseguir entrar e sair da operação na hora que quiser, sem ficar “preso” no papel. Pense na liquidez como a porta de entrada e saída do seu trade: ela precisa estar sempre aberta;
  • Tem volatilidade? É a oscilação de preços que cria as oportunidades. Um ativo parado não gera lucro. Mas cuidado: volatilidade demais pode te tirar do jogo em segundos. O ideal é encontrar um equilíbrio.
  • Quais são os custos? Fique de olho nas taxas de corretagem e emolumentos. Elas são como pequenos vazamentos que, no fim do dia, podem afundar seu resultado. Ativos como minicontratos, por exemplo, costumam ter custos mais baixos.
  • Entenda o que move o ativo: acompanhe as notícias que influenciam seus ativos preferidos. O preço do petróleo afeta a Petrobras, o minério de ferro afeta a Vale. Saber disso te ajuda a não ser pego de surpresa.

💡Dica: em vez de tentar acompanhar dezenas de ações, muitos traders de sucesso se especializam em poucos ativos. Assim, eles aprendem a “ler” seus movimentos e padrões.

A importância do gerenciamento de risco

O que é gerenciamento de risco no Day Trade? (Guia completo)

Pode anotar: nenhum setup mágico ou ativo da moda vai te salvar se você não tiver um gerenciamento de risco sólido. É isso que separa quem tem consistência de quem quebra a conta.

  • Defina seu Stop Loss: saiba exatamente quanto você pode perder no dia antes de começar a operar. Atingiu esse valor? Desligue a plataforma. Sem exceções. Amanhã é outro dia.
  • Saiba quando parar: a ganância é uma das maiores armadilhas. Bateu sua meta de ganho do dia? Considere encerrar as operações e proteger o que você já conquistou.
  • Tenha um plano: tenha regras claras de entrada e saída (seu setup) e siga-as à risca. Isso tira o “achismo” e a emoção da jogada.

Lembre-se sempre: o objetivo número um de um trader não é ganhar dinheiro, é proteger o capital. O lucro é a consequência de um bom trabalho, disciplina e controle emocional.

Quais as 6 melhores ações para day trade hoje?

Escolher as melhores ações para day trade depende de alta liquidez e volatilidade — ou seja, é uma análise contínua que deve ser feita, como através de uma carteira recomendada de ações.

Dessa forma, trazemos aqui algumas das ações mais populares e com características favoráveis para operações de curto prazo na B3:

  1. Petrobras (PETR4): uma das ações preferidas dos traders pela alta liquidez e volatilidade, além de ser influenciada pelo preço do petróleo e pelo cenário político e econômico;
  2. Vale (VALE3): líder global em minério de ferro, a Vale possui enorme volume de negócios diários;
  3. Klabin (KLBN4): possui boa liquidez e uma cotação influenciada pelo dólar e preços internacionais de papel e celulose;
  4. B3 (B3SA3): e ação da própria Bolsa de Valores possui uma performance ligada ao volume de negociações do mercado como um todo, o que a torna um excelente termômetro de otimismo ou pessimismo dos investidores;
  5. Magazine Luiza (MGLU3): no setor de varejo, é conhecida pela alta volatilidade;
  6. BDRs (ex: AMZO34, MELI34): os Brazilian Depositary Receipts permitem operar a variação de grandes empresas internacionais, como Amazon (AMZO34) ou Mercado Livre (MELI34).

🔍 Entenda o que são BDRs, como funcionam e como comprar!

Muitas das ações já mencionadas, como as da Petrobras e Vale, são exemplos de blue chips. Essa categoria representa empresas consolidadas e líderes em seus setores, cujo enorme volume de negociações diárias garante a liquidez que o trader precisa.

Esses papéis costumam ser muito negociados por conta da qualidade dos fundamentos das companhias.

⚠️ Lembre-se: os ativos mencionados não são uma recomendação de compra. É fundamental que você analise cada oportunidade para entender se ela se encaixa em sua estratégia e no momento de mercado.

A imagem mostra uma homem branco de óculos e barba com a mão no queixo olhando pensativo para a tela de um notebook que mostra um gráfico de ações em referência a escolha das melhores ações para day trade.

Disciplina e empenho

Lembre-se que a análise da liquidez dos papéis é apenas um dos fatores que contribuem para o sucesso nas operações de Day Trade.

Investir em conhecimento técnico, traçar metas realistas e garantir um bom gerenciamento de risco também são indispensáveis para um bom desempenho. Com disciplina, controle emocional e muito estudo, você aumenta as suas chances de lucrar no longo prazo.

Inteligência Artificial no Day Trade: como ela pode te ajudar?

Atualmente, existem diversas tecnologias que transformaram o mercado financeiro, digitalizando muitos processos — como o pregão da bolsa que passou a ser eletrônico desde 1997 — e potencializando os ganhos dos traders.

Uma delas é a Inteligência Artificial e, provavelmente, você já teve contato com ela. Essa ferramenta está em jogos de videogames, bancos, plataformas de entretenimento e até mesmo no dia a dia de traders profissionais.

Essas pessoas podem contar com a AIA, a Assistente de Inteligência Artificial da Clear, que funciona como uma Personal Trader, muito interessante não é mesmo? Mas como ela funciona? 🤔

A AIA analisa as suas operações durante o pregão, identifica potenciais vieses cognitivos (que já ocorreram ou que têm alta probabilidade de ocorrer em breve) e envia mensagens personalizadas.

Assim, é possível operar as melhores ações para day trade com maior eficiência e conquistar seus objetivos financeiros.

A AIA é uma ferramenta exclusiva para clientes Clear e faz parte do Combo Trader, um pacote que une plataforma profissional, corretagem zero e mais!

Pronto para operar com mais disciplina e tecnologia? Abra sua conta na Clear e experimente o poder de ter uma IA como sua aliada.

Bora pra cima! 🚀