Pregão da Bolsa: o que é e como alavancar seus ganhos

Ao longo das próximas linhas, você entenderá de uma vez por todas que o pregão da bolsa não é nenhum bicho de sete cabeças.  

O pregão ainda é um assunto um pouco difícil para muitos investidores iniciantes na Bolsa de Valores. Especialmente quando o investidor tenta aprender e precisa lidar com muita informação de uma só vez. 

Conhecer ao máximo a Bolsa de Valores é, certamente, uma das formas mais seguras de operar como investidor ou trader. Quanto mais você a conhece, maior será a facilidade de tomar decisões e operar na B3. 

Por isso, preparamos esse conteúdo sobre o tema, trazendo dicas de como melhorar seus ganhos durante o pregão. Então vem com a gente! ⬇️ 

O que é o Pregão da Bolsa de Valores? 

Pregão da bolsa pode ser considerado como o horário comercial da Bolsa de Valores. É o período em que as negociações de diversos ativos, seja para compra ou venda, ocorrem.  

Entre os papéis negociados durante um pregão da bolsa de valores estão: 

Ou seja, o pregão é o momento em que o leilão de ativos está aberto para todas as pessoas, físicas e jurídicas, que queiram negociar seus papéis.  

Durante um pregão da bolsa, o valor de todos os ativos oscila conforme o mercado. É o momento em que os investidores de longo prazo e traders analisam o comportamento do mercado e encontram boas oportunidades de negócio. 

A seguir, explicaremos como funciona a Bolsa de Valores. Se você quer começar a operar no mercado, confira um vídeo completo com tudo que você precisa saber sobre o tema! 👇 

https://www.youtube.com/watch?v=U4aCVxdH8ic

Como funciona a Bolsa de Valores? 

Agora que você já sabe o que é o pregão da bolsa, nada mais óbvio que dar o próximo passo, certo? Isto é, conhecer bem como a Bolsa de Valores funciona na prática durante um pregão

Vale pontuar que cada bolsa de valores ao redor do mundo tem suas particularidades. Assim, Nasdaq, Bolsa de Nova York (NYSE), Bolsa de Xangai (SSE), Bolsa de Tóquio (TSE), Euronext e, claro, a B3, possuem suas semelhanças e diferenças. 

Como estamos falando da Bolsa de Valores brasileira, vamos focar em entender o funcionamento da B3, a Bolsa do Brasil. Normalmente, o horário de pregão da B3 é das 10h até às 17h, e ele funciona em cinco etapas: 

  • Cancelamento de ofertas; 
  • Pré-abertura de mercado; 
  • Negociação; 
  • Call de Fechamento; 
  • After Market. 

Contudo, também é importante saber que há uma sazonalidade alinhada ao fim do horário de verão dos Estados Unidos em que o pregão da bolsa ocorre até as 17h55 horas — de novembro até março. Portanto, quando há o horário de verão americano, de março até novembro, as operações acontecem até as 17h. 

Essa é uma mudança rotineira, principalmente porque a bolsa de valores no Brasil é muito influenciada transações dos EUA.  

Além disso, as negociações de contratos futuros de índice e dólar ocorrem das 9h até as 18h25, diferentemente das ações

Continue lendo e saiba mais detalhes sobre cada etapa!  

Cancelamento de ofertas 

O pregão da bolsa começa com a etapa de cancelamento das ofertas do dia anterior. Todos os dias, entre às 9h30 e 9h45 da manhã, todas as ofertas de compra e de venda que sobraram do pregão anterior são canceladas. 

Veja um exemplo: um investidor não conseguiu executar uma ordem de compra de 1000 ações do Banco Itaú (ITUB3) em um pregão. No próximo pregão, essa mesma ordem não será realizada automaticamente, e sim cancelada. 

É importante sempre considerar a etapa de cancelamento de ofertas ao iniciar ou terminar suas operações em um pregão da bolsa independentemente se você é um investidor de longo prazo, ou um trader fazendo suas operações de curto prazo. 

Pré-abertura de mercado 

Depois do cancelamento de ofertas, a próxima etapa antes de iniciar o pregão da bolsa é a pré-abertura de mercado. 

Essa etapa acontece nos quinze minutos que antecedem o início do pregão, das 9h45 às 10h da manhã. 

Durante a pré-abertura do mercado, a B3 registra em seu sistema todas as ordens de compra e de venda de investidores e traders. Porém, nenhuma ordem é de fato realizada antes da abertura do pregão.

A imagem mostra um homem sentado de frente para um notebook e uma tela de computador que mostra um gráfico do mercado financeiro em referência ao momento do pregão na bolsa.

Negociação  

Vamos ao grande momento do pregão da bolsa de valores, a etapa de negociação. 

Pontualmente, às 10 horas, todos os mercados que operam na B3 estão oficialmente abertos para as negociações de compra e venda. 

É nesta etapa que os day traders fazem suas operações usando a alavancagem financeira em busca das melhores oportunidades para lucrar rapidamente. Também é o momento onde os adeptos dos dividendos e do Value Investing, compram suas ações e fundos para acúmulo de patrimônio.  

Enfim, a etapa de negociação é onde todas as operações são realizadas e os preços dos ativos flutuam de acordo com o mercado. Esse período se encerra em todo pregão da B3 às 16h55 — antes de seu fechamento. 📈 

Call de Fechamento 

A call de fechamento acontece depois do pregão da bolsa ser encerrado. Em geral, ela é realizada entre às 17h00 e 17h15. 

Essa etapa é utilizada para determinar o preço de fechamento do dia para cada ação listada na Bolsa, bem como o valor de fechamento de todos os demais ativos que são negociados na B3. 

Também se determina na call de fechamento os preços dos ativos que compõem o IBOV, o Ibovespa

After Market  

A última etapa de cada pregão realizado na Bolsa de Valores é chamada de After Market. 

No after market, investidores ou traders que não conseguiram concluir todas as suas operações durante o horário de pregão têm mais uma chance de operar. Essa etapa acontece, normalmente, das 17h30 às 18h00.  

⚠️ Mas atenção: existem algumas regras para que essas operações sejam realizadas.  

Primeiro, as ações que podem ser negociadas durante o after market são restritas àquelas que fazem parte do Ibovespa ou do Índice Brasil, e que devem ter sido transacionadas durante a etapa de negociação. 

Além disso, existem outras regras que precisam ser respeitadas

  • O preço dos ativos negociados no after market não pode variar em mais de 2% em relação ao preço da call de fechamento; 
  • O limite de operação é de R$ 900 mil por CPF;  
  • Os ativos só podem ser negociados à vista durante o after market. 

No After Market também existem as etapas de cancelamento de ofertas e negociação, que duram até o horário oficial de encerramento do pregão da bolsa. 

Como participar do pregão? 

Se antigamente você precisava ligar para corretores na B3 e solicitar suas ordens de compra e venda, hoje é muito mais fácil participar do pregão

👉 Você pode participar de um pregão de modo totalmente digital, através da plataforma da sua corretora de valores (Home Broker).  

Desse modo, você realiza suas ordens de compra e venda por meio de um dispositivo como seu computador, tablet ou celular. Basta estar conectado à internet durante o horário do pregão da bolsa. 

Mesmo assim, os corretores ainda são responsáveis por executar as ordens de compra e venda dos ativos. 

Quando um investidor define um valor de venda de ativo pelo mesmo preço de uma ordem e compra, o negócio é fechado durante o período em que o pregão está em funcionamento.  

No mercado à vista, a operação é liquidada com a entrega das ações e do valor acordado no segundo dia útil após a transação (D+2). 

Conheça mais detalhes do Home Broker da Clear Corretora no vídeo abaixo:  

Como a tecnologia pode potencializar os ganhos durante o pregão da bolsa? 

Do mesmo modo que a tecnologia permitiu diversos avanços e vantagens para a sociedade, isso também é refletido no mercado financeiro. Existem várias tecnologias que surgiram nas últimas décadas para facilitar as operações no mercado.  

Um exemplo disso são inovações e recursos que podem ajudar os traders, que buscam lucrar com operações de curto prazo, a potencializarem seus ganhos. 

Uma dessas tecnologias é a AIA, a Assistente de Inteligência Artificial para traders, exclusiva da corretora Clear. Essa ferramenta foi desenvolvida a partir da união da inteligência de dados junto ao conhecimento de especialistas experientes do mercado de renda variável. 

A AIA é uma plataforma que reúne um conjunto de ferramentas baseadas em Inteligência Artificial que funciona como uma Personal Trader. Sabemos que as operações de day trade demandam muito conhecimento, técnica e controle emocional. Por isso, uma tecnologia que atua com o objetivo de melhorar a disciplina do trader e auxiliar no emocional é essencial. 

A Assistente de Inteligência Artificial para traders identifica padrões comportamentais que podem estar comprometendo seus trades. A partir disso, ela gera relatórios de performance e fornece indicações que podem alavancar seus ganhos. 💸   

Para usar a AIA, basta ter uma conta cadastrada na Clear e operar através da corretora durante o pregão na bolsa.  

Conclusão 

Você acabou de aprender o que é o pregão da bolsa de valores, como ele funciona, quais são as suas etapas, como participar e de que modo a tecnologia potencializa seus ganhos durante as negociações. 

E aí? Quer realizar seus trades com o apoio da plataforma AIA e assim melhorar seu desempenho? Vem pra Clear! 🚀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *