6 Melhores ações para day trade

Os traders que operam no mercado financeiro sempre estão buscando as melhores ações para day trade, não é mesmo? Afinal, desejamos investir nas opções mais favoráveis. 🤑

No entanto, se você já ouviu falar em Day Trade, provavelmente, ficou sabendo dos riscos de entrar nesse mercado. Da mesma forma que as operações no curto e curtíssimo prazo podem oferecer ganhos muito atrativos, os prejuízos também podem ser impactantes.

Por isso, para ter sucesso no Day Trade, uma das estratégias mais indicadas é ter muita atenção na escolha dos ativos que serão negociados.

No caso das ações, a liquidez é um requisito muito importante. Neste artigo, você entenderá um pouco mais sobre como esse fator influencia suas operações e conhecerá as 6 melhores ações para day trade.

Boa leitura!😉

Como funciona o Day Trade?

Antes de abordar diretamente a questão da liquidez e citar as ações, vale a pena relembrar como é o funcionamento do Day Trade.

Indicado para investidores com perfil mais agressivo, essa modalidade de operação consiste na compra e venda de ativos realizadas em um mesmo dia.

O objetivo da estratégia é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações, identificando oportunidades para fazer transações rápidas e com boas probabilidades de acerto.

Existem diversas modalidades de análise que podem ser utilizadas para encontrar as melhores ações para o Day Trade. Entre as principais estão:

Entenda a relação entre day trade e liquidez

Entender o conceito de liquidez é fundamental para todos os investidores, mas é indispensável para os traders.

No mercado financeiro, esse termo está ligado à negociabilidade dos ativos e ao prazo para conseguir reaver o dinheiro investido. Sendo assim, a liquidez se apresenta como uma grande aliada da capacidade de entrar ou sair rapidamente de trades.

Em operações de curto prazo, essa é uma característica muito favorável. Se você possui uma ação com baixa liquidez, isso quer dizer que, em caso de querer ou precisar vender o papel, pode ter mais dificuldade para achar um comprador.

Como seria possível lucrar com as pequenas oscilações do mercado sem ter como negociar o ativo no momento desejado? Se o trader quer sair de uma posição, seja por estratégia ou por necessidade, e na hora de zerar há pouca ou nenhuma oferta na ponta contrária, ele não alcançará o objetivo desejado.

Ainda que em mercados com menor liquidez se possa observar maiores distorções de preços, o ideal é evitar a escolha de ações com menor liquidez para o Day Trade por conta de questões como maior risco de manipulação, super exposição do patrimônio e a alavancagem.

👉 Ao considerar a análise da liquidez das ações, você minimiza riscos e aumenta as possibilidades de retorno nesse tipo de investimento.

Uma das formas de avaliar a liquidez para trades é observar as negociações dos papéis e como eles performam em relação à quantidade de negócios. Outra maneira é utilizar os indicadores de volume disponíveis em plataformas de gráficos, como volume em quantidade de negócios e volume financeiro.

🔹Alavancagem financeira: potencialize ganhos no day trade

6 Melhores ações para day trade

Agora que você entende o que é day trade e sua relação com a liquidez, é hora de conhecer as melhores ações para day trade. São elas:

  1. Petrobras (PETR4);
  2. Via Varejo (VIIA3);
  3. WEGE3 (Weg);
  4. Itaú (ITUB4);
  5. Bradesco (BBDC4);
  6. Amazon (AMZN). 

Além disso, alguns exemplos de ações com alta liquidez, ou seja, que sempre têm pessoas querendo comprar ou vender, são as famosas blue chips, como a Petrobras (PETR4); Vale (VALE3); Ambev (ABEV3) e Itaú (ITUB3).

Esses papéis costumam ser muito negociados por conta da qualidade dos fundamentos das companhias.

A imagem mostra uma homem branco de óculos e barba com a mão no queixo olhando pensativo para a tela de um notebook que mostra um gráfico de ações em referência a escolha das melhores ações para day trade.

Disciplina e empenho

Lembre-se que a análise da liquidez dos papéis é apenas um dos fatores que contribuem para o sucesso nas operações de Day Trade.

Investir em conhecimento técnico, traçar metas realistas e garantir um bom gerenciamento de risco também são indispensáveis para um bom desempenho. Com disciplina, controle emocional e muito estudo, você aumenta as suas chances de lucrar no longo prazo.

Como a tecnologia pode auxiliar suas operações de day trade?

Atualmente, existem diversas tecnologias que transformaram o mercado financeiro, digitalizando muitos processos — como o pregão da bolsa que passou a ser eletrônico desde 1997 — e potencializando os ganhos dos traders.

Uma delas é a Inteligência Artificial e, provavelmente, você já teve contato com ela. Essa ferramenta está em jogos de videogames, bancos, plataformas de entretenimento e até mesmo no dia a dia de traders profissionais.

Essas pessoas podem contar com a AIA, a Assistente de Inteligência Artificial da Clear, que funciona como uma Personal Trader, muito interessante não é mesmo? Mas como ela funciona? 🤔

A AIA analisa as suas operações durante o pregão, identifica potenciais vieses cognitivos (que já ocorreram ou que têm alta probabilidade de ocorrer em breve) e envia mensagens personalizadas.

Assim, é possível operar as melhores ações para day trade com maior eficiência e conquistar seus objetivos financeiros.

Se você ainda não conhece a Personal Trader e como ela pode impactar positivamente suas operações, abra uma conta na Clear e experimente!

Bora pra cima! 🚀