Você sabe quais são as melhores ações para Day Trade?

Você sabe quais são as melhores ações para Day Trade?

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

19/08/2020 • Atualizado: 28/04/2022

4 minutos

Compartilhar:

Entenda como a liquidez pode ser sua aliada nessa modalidade de operação

Se você já ouviu falar em Day Trade, provavelmente ficou sabendo dos riscos de entrar nesse mercado.

Da mesma forma que as operações no curto e curtíssimo prazo podem oferecer ganhos muito atrativos, os prejuízos também podem ser impactantes. Por isso, para ter sucesso no Day Trade, uma das estratégias mais indicadas é ter muita atenção na escolha dos ativos que serão negociados.

No caso das ações, a liquidez é um requisito muito importante. Neste artigo, você irá descobrir como a liquidez influencia suas operações de Day Trade e quais são os melhores papéis para negociar. Boa leitura!

Como funciona o Day Trade?

Antes de abordar diretamente a questão da liquidez, vale a pena relembrar como é o funcionamento do Day Trade. Indicada para investidores com perfil mais agressivo, essa modalidade de operação consiste na compra e venda de ativos realizadas em um mesmo dia.

O objetivo da estratégia é aproveitar a grande volatilidade do mercado de ações, identificando oportunidades para fazer transações rápidas e com boas probabilidades de acerto. Existem diversas escolas de análise que podem ser utilizadas para te ajudar a encontrar as melhores ações para o Day Trade.

Entre as principais estão o Tape Reading, a Análise Técnica e o Price Action.

Day Trade e liquidez

Entender o conceito de liquidez é fundamental para todos os investidores, mas é imprescindível para os traders. No mercado financeiro, esse termo está ligado à negociabilidade dos ativos e ao prazo para conseguir reaver o dinheiro investido.

Sendo assim, a liquidez se apresenta como uma grande aliada da capacidade de entrar ou sair rapidamente de trades. Em operações de curto prazo, essa é uma característica muito favorável. Se você possui uma ação com baixa liquidez, isso quer dizer que, em caso de querer ou precisar vender o papel, pode ter mais dificuldade para achar um comprador.

Como seria possível lucrar com as pequenas oscilações do mercado sem ter como negociar o ativo no momento desejado? Se o trader quer sair de uma posição, seja por estratégia ou por necessidade, e na hora de zerar há pouca ou nenhuma oferta na ponta contrária, ele não alcançará o objetivo desejado.

Ainda que em mercados menos líquidos se possam observar maiores distorções de preços, o ideal é evitar a escolha de ações com menor liquidez para o Day Trade por conta de questões como maior risco de manipulação, super exposição do patrimônio e a alavancagem.

Ao considerar a análise da liquidez das ações, você minimiza riscos e aumenta as possibilidades de retorno nesse tipo de investimento. Uma das formas de avaliar a liquidez para trades é observar as negociações dos papéis e como eles performam em relação à quantidade de negócios. Outra maneira é utilizar os indicadores de volume disponíveis em plataformas de gráficos: volume em quantidade de negócios e volume financeiro.

Ações mais negociadas

Alguns exemplos de ações com alta liquidez, ou seja, que sempre têm pessoas querendo comprar ou vender, são as famosas blue chips, como Itaú (ITUB4), Petrobras (PETR4), Vale (VALE3), Bradesco (BBDC4), Suzano (SUZB3), Via Varejo (VVAR3) e outras. Esses papéis costumam ser muito negociados por conta da qualidade dos fundamentos das companhias.

A Via Varejo, por exemplo, com forte presença no e-commerce vem demonstrando desempenho acima da média nos últimos meses, devido ao crescimento das vendas online por conta do isolamento social da pandemia de Covid-19.

Por sua vez, a Suzano figurou como destaque entre os resultados corporativos positivos que estão contribuindo para o Ibovespa se manter no azul. Já a Petrobrás, vem apresentando um alto nível de volatilidade há anos, especialmente em função de fatores políticos, o que pode representar excelente oportunidade de ganhos para os traders.

Nesse caso, o ideal é que o stop loss seja um pouco maior, pois um stop curto pode resultar em operações perdedoras, já que quando o mercado está volátil ocorre uma maior divergência entre os players, o que faz com que o preço recue alguns centavos contra a sua posição antes de ganhar força.

Disciplina e empenho

Lembre-se que a análise da liquidez dos papéis é apenas um dos fatores que contribuem para o sucesso nas operações de Day Trade. Investir em conhecimento técnico, traçar metas realistas e garantir um bom gerenciamento de risco também são indispensáveis para um bom desempenho.

Com disciplina, controle emocional e muito estudo, você aumenta as suas chances de lucrar no longo prazo. Bons investimentos!