Position Trade: aprenda como funciona esse tipo de operação

Position Trade: aprenda como funciona esse tipo de operação

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

30/03/2022 • Atualizado: 30/03/2022

5 minutos

Compartilhar:

Se você está interessado em começar a investir na Bolsa de Valores e não sabe qual modalidade escolher, a primeira coisa a fazer é analisar o seu perfil de risco.  

Entender quanto tempo e dinheiro você está disposto a investir para depois escolher o estilo de operação que melhor se encaixa no seu perfil é uma maneira muito mais fluida de entrar no mundo dos negócios 

Mas, entre tantas opções disponíveis no mercado, o Position Trade se destaca para quem visa o médio e o longo prazo. Essa modalidade pode durar de semanas até anos, dependendo do objetivo final e do ganho desejado.  

Por isso ela é indicada para pessoas que não têm tempo de acompanhar todos os dias o movimento da bolsa e preferem ter uma baixa margem de risco de prejuízo. 

Se interessou? Confira o conteúdo completo que separamos para você e fique por dentro do Position Trade! 😉 

Position Trade: Como investir?

Antes de começarmos, a escolha da empresa que será alvo do investimento é um ponto primordial no Position Trade, já que algumas companhias apresentam boas projeções no curto prazo, enquanto outras só manifestam tendências lucrativas em meses e até mesmo anos.  

Portanto, analise bem o capital que será aplicado e em quanto tempo deseja ver o lucro esperado. Cada detalhe deve ser observado e considerado antes de fazer a aquisição, evitando possíveis frustrações. 

Ainda que o Position Trade seja uma boa opção para quem não tem tempo de acompanhar a bolsa todos os dias, o ideal é verificar a operação pelo menos uma vez por semana.  

A observação do desempenho da empresa e a conferência dos gráficos do mercado financeiro são indispensáveis para identificar possíveis mudanças nos rumos da organização que possam indicar a necessidade de rever a estratégia. 

Por isso, fique de olho! 👀 

Outro ponto que você deve ficar atento são as notícias sobre a empresa, tendências do mercado, andamento dos lucros, tamanho das despesas e demais informações.  

A análise fundamentalista costuma ser uma grande aliada dos investidores, pois oferece referências reais e palpáveis, que podem ser averiguadas de forma prática e com segurança.  

Dessa forma, a leitura dos cenários irá ajudar a identificar a hora certa de vender os ativos e realizar o lucro. Só sucesso, não é mesmo? ⭐ 

Na Clear você conta com corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.

Riscos do Position Trade

Assim como qualquer operação de renda variável, o risco de prejuízo sempre existe. Mas, nesse caso, em comparação com modalidades como o Day Trade e o Swing Trade, as chances de perdas são menores. 

Com o Position Trade você estabelece um objetivo e seu investimento continua em ação até que esse lucro seja alcançado. 

Position Trade x Buy and Hold

O Position Trade e o chamado Buy and Hold são operações muito semelhantes e que acabam sendo confundidas. A principal diferença é que no Buy and Hold a pessoa investe em uma empresa que tem expectativa de lucros futuros, com prazos que podem durar décadas.  

No Buy and Hold é criada uma mentalidade de sociedade na empresa, pois a ação é comprada e mantida. Já no Position Trade, quando o objetivo almejado é alcançado, a ação já é vendida e o lucro obtido.  

É uma ótima opção caso você deseje ver seu lucro mais rapidamente, em um período de semanas ou meses, sem precisar analisar os gráficos do mercado financeiro diariamente. 

Quais são os conhecimentos que um Position Trader precisa ter?

Embora seja uma operação que não demande tanto estudo e dedicação quanto outras, ainda assim é importante dedicar algumas horas na semana para análise e especialização na área, lembrando que quanto mais tempo dedicado, maiores as chances de sucesso. 

No Position Trade, o investidor vai fazer uso das análises técnica e fundamentalista e, se não houver um conhecimento prévio, a chance de se perder nas informações e ter prejuízo é muito grande. 

Qual a diferença entre análise técnica e fundamentalista?

A análise técnica é basicamente o estudo dos gráficos diários, semanais e mensais da Bolsa de Valores. Já a análise fundamentalista se baseia nas informações sobre a situação atual da empresa, perfil da gestão, resultados financeiros e etc. 

Alguns investidores costumam se especializar em apenas uma dessas análises, mas é importante lembrar que quanto maior o conhecimento, maior a possibilidade de altos lucros. 

Vantagens do Position Trader

Como vimos até aqui, o Position Trade possui diversas vantagens. Algumas das que mais chamam atenção são: 👇 

Baixo custo

Por ser uma operação de longo médio a longo prazo, as taxas são menores e, consequentemente, haverá economia por parte do investidor; 

Menor risco

Essa modalidade não demanda uma antecipação dos movimentos do mercado, ou seja, você pode esperar a confirmação da projeção para depois realizar a ação desejada; 

Menos tempo dedicado

Diferentemente do Day Trade, você não precisa acompanhar diariamente as tendências do Mercado Financeiro, o que o torna uma ótima opção para quem não pode dedicar muito tempo à observação e ainda assim quer se tornar um investidor; 

Oscilações diárias não afetam

Por ser uma operação mais longa, as ações adquiridas não são afetadas pelos ruídos do mercado, pelo contrário, você só realiza a venda quando vir uma projeção favorável ao seu bolso. 

Com isso, vemos que o Position Trade é uma ótima opção para quem deseja fazer um investimento de médio a longo prazo com risco reduzido e sem necessidade de dedicar tempo diariamente ao estudo e acompanhamento do mercado. 

Quer investir utilizando Position Trade? Abra sua conta na Clear! Você não paga nada e tem taxa zero de corretagem para todos os nossos produtos. Aproveite!