[xp_hellobar][/xp_hellobar]

Tipos de trader: descubra com qual você mais se identifica

Tipos de trader: descubra com qual você mais se identifica

Navegue por assunto


Saiba qual escola e metodologia de operação mais se encaixa no seu perfil de investidor e conheça os tipos de trader

tipos de trader

Decidir se tornar um trader é apenas a primeira das muitas escolhas que você fará antes de começar a lucrar na Bolsa de Valores. Se você é iniciante, precisará estudar algumas coisas antes de sair comprando e vendendo ações.

Nessa fase, é muito comum se questionar sobre quais ativos comprar, por que e quando. Outra dúvida frequente é sobre qual método de análise você deve usar para montar sua estratégia. Muitas dessas respostas virão por meio do autoconhecimento, pois compreender os tipos de trader é um ponto chave para fazer as melhores escolhas. Porém, também é fundamental estar a par das alternativas disponíveis e, por isso, irei abordá-las neste artigo.

Conheça as principais escolas de estudo

O mundo dos traders está repleto de estratégias e, para ganhar dinheiro no pregão, você precisará dominar técnicas diferenciadas. Há diversas escolas de estudo que podem ser adotadas para auxiliar na tomada de decisão. Entre as principais, podemos destacar o Tape Reading, a Análise Técnica e o Price Action.

Tape Reading

O Tape Reading, também conhecido como Leitura ou Análise de Fluxo de Ordens, é uma técnica que permite identificar a movimentação dos preços (o fluxo) por meio da análise das ordens de compra e venda no mercado. Esse método atrai cada vez mais a atenção dos traders por se apresentar como uma ótima ferramenta para fisgar boas oportunidades.

Nesse tipo de estudo, os investidores fazem a leitura dos negócios fechados (Times and Trades) e da dinâmica do Book de Ofertas, com o objetivo de identificar mudanças criadas pelos grandes players nos movimentos dos preços e de se posicionar na mesma direção. Usar o Tape Reading é como surfar na mesma onda dos investidores de peso seguindo os seus movimentos no mercado.

O Tape Reading é excelente para identificar o que chamamos de Momentum, situações bem rápidas (segundos ou minutos) que representam oportunidades no mercado. Por isso, é uma técnica muito usada por quem prefere operações mais curtas.

Por se basear em uma análise em tempo real do que está acontecendo no mercado, o Tape Reading traz um grande volume de informações importantes para aumentar a taxa de acerto nas operações, ajudando o trader a definir o ponto exato de entrada, por exemplo. Porém, se você pretende adotar esta técnica, saiba que é preciso estudo e tempo para alcançar os resultados esperados.

Além disso, a efetividade da Leitura de Fluxo também está relacionada a um home broker estável, um computador robusto e internet rápida para garantir que nenhuma informação do mercado seja perdida.

Análise Técnica

A Análise Técnica estuda os movimentos do mercado por meio de gráficos. Com ela, o investidor busca identificar situações que aconteceram no passado e que podem se repetir no presente.  São utilizados setups que representam a força do mercado, volatilidade e sinais de compra e venda. Sua base gráfica dos preços sinaliza os pontos de resistência, suporte e tendência. Por ser bem intuitiva, essa escola de estudo costuma ser recomendada para traders iniciantes.

A Análise Técnica pode ser adotada em qualquer mercado para prever o cenário mais provável para um ativo. É uma estratégia muito apropriada para identificar quando o preço vai subir, cair ou se manter para quem busca boas oportunidades no dia, na semana ou precisam se desfazer rapidamente de uma posição.

O aprendizado da Análise Técnica é diferente do Tape Reading. É possível aprender os padrões sem estar operando de fato, pois há uma literatura muito grande sobre esta escola de estudo, diferentemente da Leitura de Fluxo.

Quer operar na Bolsa de Valores e não gastar R$ 1,00 com corretagem? Abra sua conta na Clear!

Price Action

Também chamado de Naked Trading, o Price Action é um tipo de Análise Técnica que não utiliza indicadores. Podemos considerá-lo como um conjunto de conhecimentos sobre os movimentos ilustrados no gráfico à medida que o preço se move. Esses movimentos representam pistas das intenções dos operadores, proporcionando perspectivas de movimentos futuros.

As decisões dos investidores farão o preço se movimentar, criando uma trilha no gráfico sob a forma de candles, representações gráficas da queda de braço entre comprados e vendidos. Esses desenhos revelam a disposição do mercado para continuar derrubando ou aumentando os preços. Portanto, Price Action é tomar decisões de compra e de venda baseadas somente no movimento realizado pelo preço.

Quem opta por esta escola de estudo aponta a limpeza do gráfico como sua principal vantagem em comparação com a Análise Técnica, afirmando que é possível ter menos informações na tela e mais qualidade na informação.

Tipos de trader

Agora você já conhece as principais escolas de estudos utilizadas pelos traders. Ao escolher ou combinar as estratégias que mais se adaptam ao seu perfil, fica mais fácil optar pela metodologia que você irá utilizar para operar na Bolsa. São duas as principais: você pode ser um Scalper ou um trader Seguidor de Tendência.

Ser um Scalper significa que você irá visar fazer operações bem curtas, que duram segundos ou poucos minutos, e buscam alvos menores. Esse é um estilo operacional que procura encontrar oportunidades de dinheiro rápido com maior quantidade de operações diárias. Para ser um bom Scalper, é preciso dominar a arte da leitura dos períodos curtos. Com uma boa estratégia, alguns segundos são suficientes para um movimento lucrativo.

Reconhecer a atuação dos grandes players por meio do Tape Reading pode ser uma ferramenta valiosa para detectar uma oportunidade real no curtíssimo prazo. Uma das vantagens do Scalp é que, por se tratar de uma operação muito rápida, o tédio de segurar o papel até atingir a projeção esperada não é um problema nessa estratégia.

Os Seguidores de Tendência, como o nome diz, procuram tendências de preços já iniciadas e operam levando em conta esse movimento.  O trader Seguidor de Tendência busca alvos maiores e, consequentemente, fica mais tempo posicionado no mercado. Ele decide o melhor ponto para comprar ou vender um ativo de acordo com a tendência do dia.

Muitas vezes, os Seguidores de Tendência utilizam ferramentas da Análise Técnica para escolher os pontos de compra e venda dos ativos, e uma vez definidos os critérios, eles são seguidos à risca. Essa estratégia exige que o investidor tenha uma forte disciplina para respeitar regras precisas e acompanhar as tendências com segurança e tranquilidade.

A escolha é sua

Escolher a escola de estudo e a metodologia de trade ideal depende exclusivamente do que faz sentido para cada um. É importante estar ciente que nenhuma estratégia dá dinheiro fácil.

Agora que você já conhece os tipos de trader e sabe qual te representa, lembre-se: todo trader precisa de uma gestão de risco eficiente, pois nenhuma técnica é capaz de prever de fato o mercado. É necessário saber trabalhar com probabilidades. O tempo que você tem disponível, seu grau de ansiedade e perfil de risco são fatores que devem ser levados em consideração. Forçar uma técnica ou outra simplesmente não funciona. O que vale é o que dá certo para você.

Agora que você já sabe qual o seu tipo de trader, abra sua conta e opere com corretagem ZERO na Clear!