YoY: o que é e como utilizar para investir com sabedoria? 

YoY: o que é e como utilizar para investir com sabedoria? 

Navegue por assunto


Por: Time Master Clear

11/02/2022 • Atualizado: 03/05/2022

8 minutos

Compartilhar:

Você já deve saber que o mercado financeiro é regulado por diversas métricas e indicadores, usados tanto para determinar o valor de uma empresa na Bolsa de Valores quanto para mensurar o seu desempenho dentro de um determinado período. 

Dado o contexto, é muito importante que você saiba o que é YoY, como calculá-lo e de que forma esse indicador pode ser usado para investir com sabedoria. Por isso, a gente preparou esse conteúdo. 👇  

YoY: o que é? 

YoY é a sigla para Year-Over-Year (Ano Contra Ano), um termo comumente usado no mercado financeiro para se referir aos resultados divulgados pelas empresas de capital aberto na Bolsa de Valores, tratando-se de uma comparação dos valores de um ativo ou índice entre o ano anterior e o ano atual. 

Simplificadamente, YoY é um indicador cuja base de cálculo é usada para comparar os resultados obtidos de um determinado período em relação ao mesmo período do ano passado, possibilitando uma projeção a respeito desses valores.  

Dessa forma, é possível avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, isto é, se ela está estagnada, melhorando ou piorando. 

📘 Entenda o que é volatilidade das ações 

Quais comparações são usadas para calcular o YoY? 

Para avaliar o desempenho financeiro de uma organização e a performance dos investimentos, são usadas diversas comparações como base de cálculo para o YoY, especialmente no caso de eventos que podem ser mensurados devido ao fato de se repetirem todos os anos. 

O YoY é utilizado para realizar a comparação entre diversos tipos de séries financeiras e econômicas, medindo o desempenho mensal, trimestral e anual, tais como: 

  • Custo Ponderado de Capital (WACC); 
  • Despesas; 
  • Receitas; 
  • Lucro; 
  • Produto Interno Bruto (PIB); 
  • Índices de inflação (INPC, IGP-M, IPCA etc); 
  • Taxa de desemprego; 
  • Entre outros fatores. 

As mensurações do YoY facilitam o trabalho de comparação cruzada de diversas informações, ajudando quem é analista financeiro a compreender qual é a real situação de cada período de tempo. 

Como calcular YoY? 

O cálculo do YoY serve para fazer a comparação dos aspectos financeiros que variaram dentro do período de dois anos consecutivos. No caso da variação do faturamento de uma empresa, por exemplo, o Year-over-Year pode ajudar a saber qual valor ela faturou até um determinado mês do ano anterior e até o mesmo mês do ano seguinte. 

Sendo assim, a fórmula aplicada para descobrir qual foi a variação de um valor em uma comparação anual é a seguinte: 

  • YOY = (Valor do Ano Atual – Valor do Ano Anterior) / (Valor do Ano Anterior) 

Pense no caso de uma organização que faturou R$500 mil no mês de janeiro de 2020 e, em janeiro de 2021, faturou R$800 mil. Neste exemplo, pode-se afirmar que a arrecadação teve um aumento de 60%. 

Para chegar a essa conclusão utilizando a fórmula do YoY, o cálculo foi feito assim: 

  • (800.000 – 500.000)  / 500.000 = 0,60 

Ou seja, uma maneira de sabermos a real situação da economia de um país ou de uma empresa naquele momento é fazer a comparação anual, isto é, aplicar o cálculo de YoY. 

MoM, QoQ e YoY: qual a relação? 

A foto mostra uma mulher e um homem em um ambiente interno. Ela está sentada com uma xícara nas mãos, enquanto ele está em pé um pouco inclinado para baixo. Ambos olham para um notebook, que está um pouco abaixo do homem, em referência à pesquisa sobre yoy.
YoY, MoM e QoQ são siglas de indicadores utilizados para entender a performance de uma empresa em certos períodos de tempo

Uma análise mais detalhada sobre a performance de um ativo pode gerar informações cruciais na hora de descobrir se um determinado investimento atende ao seu perfil

Então, trouxemos, a seguir, um pouco sobre a relação entre os termos MoM, QoQ e YoY: 

Month Over Month (MoM) 

Month Over Month, ou Mês Contra Mês, é uma métrica usada para mensurar o desempenho de diversos aspectos em uma organização, desde a venda de produtos ou serviços, até a sua performance de marketing no mercado. 

Basicamente, é preciso analisar a relação entre Receitas e Despesas de um mês em relação ao mês anterior, identificar o progresso nas correções de problemas, solicitações de recursos, entre outras questões que envolvam o uso de capital. 

A premissa desse indicador é apresentar resultados financeiros precisos no curto prazo. À medida em que a duração do período aumenta, como com o crescimento YoY ou QoQ, os dados tornam-se mais relevantes, visto que o período abrange um desempenho histórico de maior confiabilidade. 

A principal vantagem de analisar o crescimento de mês a mês está no poder de capitalização da companhia. Ainda que seja um MoM pequeno, os benefícios da composição ficam mais claros e contribuem para o crescimento exponencial. 

Quarter Over Quarter (QoQ) 

Quarter Over Quarter, ou Semestre Contra Semestre, é uma métrica aplicada como medição do desempenho financeiro de uma empresa de um período trimestral em relação ao trimestre anterior. A aplicação do prazo é semelhante a como é feito no YoY.  

Ou seja, as informações obtidas a partir do QoQ permitem a analistas financeiros e pessoas investidoras terem uma perspectiva mais ampla sobre o crescimento da empresa a cada trimestre. 

Com a aplicação do QoQ, por exemplo, é possível monitorar as mudanças e o progresso de curto prazo de uma empresa em relação aos objetivos ou benchmarks definidos para o ano.  

Esse medidor pode ser usado, ainda, para fornecer dados valiosos sobre a performance de uma organização, de modo que as pessoas que investem na companhia conseguem acompanhar oscilações. 

Entre as vantagens do uso do indicador QoQ, podemos citar: 

  • O QoQ reflete as mudanças de curto prazo em diversas outras métricas e pode indicar o desempenho financeiro da empresa em dois trimestres; 
  • O QoQ é usado para comparar a mudança na performance entre um trimestre fiscal e o trimestre anterior;  
  • O YoY pode ser aplicado conjuntamente ao QoQ para identificar flutuações de receita ou ganhos de pico em períodos específicos, evidenciando quando tem alguma sazonalidade no resultado da companhia, de modo que quem investe pode se planejar melhor sobre como proceder com sua carteira de investimentos

Utilizando indicadores a seu favor 

A foto mostra uma mulher loira, sentada em um sofá com várias almofadas. Ela veste um fone e tem um notebook e um caderno no colo, e está escrevendo algo no caderno, em referência ao conhecimento sobre yoy.
Na hora de investir, é fundamental entender como esses cálculos são feitos, pois isso ajudará você a tomar decisões mais assertivas

Como a gente te contou, indicadores financeiros, como o YoY, o MoM e o QoQ, são métricas usadas para coletar dados e gerir informações consistentes sobre como uma empresa atua no mercado dentro de um determinado período. 

É fato que, para usar esses dados como base na hora de escolher onde investir seu capital, esses indicadores devem ser analisados com cautela, pois a ideia, normalmente, será utilizá-los para descobrir quais alternativas podem ser mais rentáveis no curto, médio e longo prazo.  

Assim, você pode escolher ativos, ações ou outros tipos de investimento que melhor atendam ao seu perfil de risco. 

Para complementar seus conhecimentos, também é interessante acompanhar as oscilações do mercado financeiro, entendendo de que forma elas impactam em seus investimentos.  

Aqui na Clear, temos uma websérie, com episódios diários, na qual o Rafa Ribeiro comenta sobre o Fechamento de Mercado. Confira o vídeo sobre fechamento de mercado e fique por dentro! 

Se você não sabe por onde começar a acompanhar o que acontece no mercado financeiro, a playlist pode ser um bom ponto de partida. 

Como começar a investir 

Depois de entender melhor o que é e para que serve o cálculo YoY, ficou com curiosidade pra começar a investir? 

Como dissemos lá em cima, o primeiro passo é descobrir qual é o seu perfil de risco e, depois, é essencial conhecer os tipos de investimentos disponíveis no mercado, tanto os de renda fixa quanto os de renda variável.  

📘 Investimentos para iniciantes: saiba por onde começar a investir 

A depender da categoria de investimento escolhida, você irá precisar abrir uma conta em uma corretora de valores, como a Clear, que conta com um home broker e também com um app de investimentos (e o melhor é que aqui na Clear, você investe na Bolsa de Valores e não paga taxa de corretagem). 

Abaixo, você pode conferir um vídeo que mostra as novas funcionalidades do nosso home broker –assim fica mais fácil começar a investir, né? 

📘 Clear PRO: Conheça as funcionalidade do nosso novo Home Broker! 

Bora começar sua jornada nos investimentos? 

Na Clear você tem corretagem zero nos melhores produtos do mercado. Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis.