Trailing Stop: o que é e como funciona?

Operar na Bolsa de Valores (B3) requer o mínimo de conhecimento para que o trader conheça os tipos de ordem disponíveis que podem ajudar na sua estratégia. Uma das ordens é o Trailing Stop que pode ser muito interessante para acompanhar as oscilações do mercado. 

Todas essas ferramentas e tipos de ordem, como o Trailing Stop tem o objetivo de melhorar a experiência do trader com a Bolsa de Valores, para que as perdas sejam minimizadas e os lucros maximizados.  

Se você tem interesse em começar a operar na Bolsa de Valores ou precisa começar a entender melhor as ferramentas para melhorar seus resultados, vamos explicar tudo sobre Trailing Stop.  

Acompanhe! 👊 

O que é Trailing Stop?

Duas pessoas em uma praça em frente ao computador aprendendo sobre trailing stop com a Clear.

O Trailing Stop é um tipo de ordem que tem como objetivo encerrar a operação em uma provável reversão do mercado.  

Esse tipo de tecnologia ajuda traders na gestão de risco de suas operações para melhorar seus resultados. Quem opera na bolsa sabe que existe a opção de stop loss, onde a operação é encerrada em determinado valor estipulado pelo trader. 

Quando o preço anda a favor da operação e o trader deseja alongar ao máximo sua saída final, neste caso sem utilizar um alvo final, o Trailing Stop pode ser a melhor estratégia, ele é reconhecido como um Stop Loss dinâmico, já que ele automaticamente ou manualmente muda o valor de encerramento de acordo com as oscilações do mercado. 

O Trailing Stop, então, vai acompanhar o aumento do preço dos ativos, tanto na compra (long), quanto na venda (short), com uma distância pré-definida pelo usuário. A partir disso, o valor de encerramento é atualizado automaticamente conforme a posição no mercado e oscilações. 

Então, se o preço do ativo começar a subir, o Trailing Stop irá seguir de forma automática a direção do preço, sem encerrar a posição. Caso aconteça o contrário e o preço comece a cair, a posição será encerrada antes que haja prejuízo, de forma a garantir alguma percentagem de lucros. 

Portanto, a função do Trailing Stop é garantir a maximização dos lucros caso o mercado suba mais do que o esperado, bem como evitar grandes perdas se houver uma reversão dessa tendência.  

Por isso, esse tipo de ordem pode ser essencial para o trader que não consegue monitorar todas as posições e precisa deixar as operações no modo automático. 

Como o Trailing Stop funciona?

O Trailing Stop funciona de forma a seguir o movimento que o mercado faz e, consequentemente, os preços em tempo real. Uma de suas características principais de quem usa o trailing stop é encerrar a posição do investidor quando a tendência de mercado se altera.  

Vamos entender abaixo como funciona nos dois casos, posição de compra e posição de venda.  

Trailing Stop – Quando o trader está comprado

A ordem trailing stop vai subir de acordo com o movimento do mercado, mas caso haja uma queda, a posição se encerra automaticamente, quando atingido o nível definido pelo investidor. 

Dessa forma, o Trailing Stop é feito quando o preço-alvo for atingido e é aí que a operação é encerrada e os lucros são realizados. 

Toda a operação é realizada pelo home broker ou plataforma de negociação da corretora utilizada pelo trader. Nessa hora, é importante garantir que seja uma boa plataforma e, de preferência, com taxas de corretagem zeradas, como a Clear, para a obtenção de lucros maiores com diversas operações, sem preocupação de custos. 

Trailing Stop – Quando o trader está vendido

A ordem trailing stop irá seguir o movimento de queda do preço, mas pode encerrar a operação. Se a tendência alterar e o preço começar a subir, também a um valor definido previamente. 

Diferença entre Stop Loss e Trailing Stop?

É comum que investidores iniciantes confundam os termos Stop Loss com Trailing Stop. No entanto, eles são um pouco diferentes, embora o Trailing Stop tenha algumas características do Stop Loss. 

O Trailing Stop é um tipo de ordem que possui Stop Loss, embora ele não funcione da mesma forma. No caso do Trailing Stop, o Stop Loss pode ser dinâmico caso o mercado esteja seguindo a tendência pretendida.  

É por isso que o Trailing Stop também pode ser conhecido como Stop Loss Dinâmico, já que ele tende a se alterar para permitir que o trader obtenha melhores lucros caso o mercado esteja a seu favor.  

Já o Stop Loss é uma ordem contraria a posição do trader que é acionada em caso de reversão de tendência, o Stop Loss serve para limitar as perdas.  

Então, o Trailing Stop se movimenta junto com o preço do mercado quando ele está a favor do investidor. Já o Stop Loss é fixado para ambos os lados, limitando tanto a perda quanto os ganhos do investidor.  

Por isso, o Trailing Stop acaba sendo uma boa opção para aumentar a possibilidade de geração de lucros. 

Essa é a principal diferença entre esses dois tipos de operações na Bolsa de Valores (B3)

Como calcular os Pips do Trailing Stop?

 Duas pessoas em uma praça em frente ao computador aprendendo sobre traililng stop (stop loss dinâmico)  com a Clear.

Chamamos de tick, a variação mínima de um ativo. Por exemplo, em ações 1 tick equivale a R$ 0,01 (variação mínima), no mini índice 1 tick equivale a 5 pontos (se movimenta de 5 em 5 pontos), e para o mini dólar 1 tick é igual a 0,5 ponto. 

Dessa forma, é preciso colocar as configurações certas para o Trailing Stop seguir a tendência. 

Uma das formas de fazer isso é pelo indicador ATR, o qual veremos a seguir.  

Indicador ATR

O indicador ART ou Average True Range é um indicador que vai refletir a volatilidade de um ativo. Então, quando houver maior volatilidade do mercado, a ordem Trailing Stop vai se distanciar mais do preço, mas se a volatilidade for reduzida, o nível de Trailing Stop se aproxima do preço de mercado. 

No caso do investidor que está fazendo Day Trading e Swing Trading,  uma das formas de calcular os PIPs para definir a sua ordem Trailing Stop pode ser interessante multiplicar o número de PIPs indicado pelo indicador ATR por 2. 

 Dessa forma, o trader consegue capturar movimentos maiores no mercado, bem como é capaz de resistir a recuos um pouco maiores. 

Vantagens do Trailing Stop

As ordens Trailing Stop possuem muitas vantagens para os traders que desejam operar na Bolsa de Valores (B3) e ter melhores resultados. 

Vamos ver alguns dos benefícios mais importantes. 

Gestão de Risco

O Trailing Stop é uma ótima estratégia para gestão de risco nas operações de trading. Com esse tipo de operação é possível maximizar os lucros com o acompanhamento das tendências do mercado, bem como reduzir o prejuízo aplicando um Stop Loss caso haja reversão dessa tendência. 

Garantia de Lucro

Com a ordem acompanhando a tendência do mercado, a maximização do lucro pela operação é muito maior, já que é possível fazer melhores negócios caso o mercado esteja a favor do trader. Então, essa é uma ordem que aumenta o limite de venda (ou compra) para melhorar os resultados. 

Dinamismo

O Trailing Stop tem sua evolução de limite de preço espontaneamente de acordo com as oscilações do mercado e em tempo real para melhorar as oportunidades para a sua posição. 

Essa possibilidade de dinamizar o preço de saída (ou entrada) na posição é o que garante melhores resultados na estratégia de trading, então essa é uma grande vantagem desse tipo de operação. 

Economia de tempo

Com as operações de Trailing Stop o investidor não precisa ficar em cima do home broker ou plataforma o tempo inteiro para tomar decisões, já que uma vez configurada, a operação acompanha a oscilação do mercado a favor do trader. 

Assistente de Inteligência Artificial: utilize a tecnologia para aprimorar sua análise gráfica

A fim de minimizar as perdas durante as operações de Day Trade, a AIA (assistente de inteligência artificial para traders), é essencial para desenvolver suas habilidades e conhecimentos.  

A ferramenta atua como uma espécie de personal trader, exclusiva apenas para clientes Clear, que auxilia em diversos aspectos relevantes para suas operações.   

Desse modo, nossos traders podem avaliar seu desempenho e identificar o que deve ser melhorado.   

Tendo ao seu lado uma ferramenta de alta tecnologia que conta com recursos que orientam os investidores a atingirem os seus objetivos, por meio de relatórios precisos, que auxiliam a garantir uma boa performance nas operações. 

Assim, a AIA envia dicas em momentos importantes das operações. São eles:   

Durante o pregão: em que é possível receber as dicas via WhatsApp com avisos e alertas devidamente personalizados.   

  • Após o pregão: a AIA analisa padrões e avalia os comportamentos nocivos do trader por meio de números e pontuações.    
  • AIA Score (relatório de performance): score que analisa o que está prejudicando as operações, com o objetivo de educar o usuário e minimizar os riscos.  

Além disso, a Clear Corretora oferece diversas vantagens para nossos traders como corretagem zero, plataforma zero e sala de análise.  

E aí, vai ficar de fora dessa? 😎 

Para saber mais, solicite uma demonstração hoje mesmo dessa ferramenta exclusiva e aumente os seus resultados no mundo do trade.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *