Ombro cabeça ombro: OCO e OCOI na análise gráfica

A habilidade de analisar gráficos é uma das mais importantes a serem desenvolvidas por traders no mercado financeiro.

Conhecer padrões como Ombro cabeça ombro (OCO) e OCOI, que é sua versão invertida, pode trazer vantagens e ajudar o trader a tomar boas decisões de negociação na Bolsa.

Saber identificar e entender essas variações no gráfico são essenciais, já que elas fornecem informações sobre os ativos negociados. Com isso, os traders saberão reconhecer qual a melhor hora de entrar ou sair de uma posição para conseguir lucrar em uma negociação na Bolsa

Quer entender o que é o padrão Ombro cabeça ombro (OCO) e o padrão invertido OCOI? Abaixo falaremos dessas análises gráficas e o que pode ser feito nessas situações para obter boas vantagens e melhorar suas habilidades de trader na Bolsa.

Acompanhe! 👊

Ombro cabeça ombro (OCO): quais as principais características?

A imagem de um gráfico de análise na tela de um notebook em referência ao OCO (Ombro Cabeça Ombro).

O Ombro Cabeça Ombro é um padrão gráfico de oscilação de preços no mercado em que ocorre uma sequência de alta (topo é de alta) em que o segundo é maior que o primeiro e o último. Ele é representado como se fosse realmente a parte superior do corpo humano, onde a cabeça, que fica no meio, tem um nível mais alto que os ombros, nas laterais.

Nesse tipo de análise, os dois “ombros” não precisam ter a mesma altura e podem sofrer variações, mas o que caracteriza esse padrão gráfico é que esses dois topos (primeiro e último) nunca são maiores que o do meio, que no caso seria a cabeça da representação gráfica.

O padrão gráfico Ombro Cabeça Ombro, ou OCO, é hoje um dos mais confiáveis para análise técnica e pode ser considerado um indicativo da reversão de uma tendência de alta. Isso quer dizer que, quando ele sucede uma grande tendência de alta, é possível esperar uma correção do mercado.

A seguir explicaremos as características do padrão ombro cabeça ombro!

Tendência de alta

O padrão Ombro Cabeça Ombro (OCO) pode ser facilmente identificado após uma tendência de alta. Muitos operadores ficam satisfeitos quando o preço das ações está subindo, mas quem tem experiência no mercado sabe que sempre há uma correção de preços após uma grande valorização.

Uma das dificuldades do operador é conseguir identificar a hora de vender porque o preço vai começar a cair, já que a função do trader, na sua forma mais básica é comprar barato e vender caro.

É aí que entra a análise de padrões gráficos, em que o OCO pode ser um excelente indicativo de reversão de tendência.

Reversão de tendência: o que é? 

A reversão de tendência é quando um ativo, que está em uma certa direção, passa à sua direção oposta. Imagine que o ativo X está em tendência de alta e já subiu 32%, mas em algum momento, ele começa a perder força e não sobe tanto, até que para de subir e começa a cair.

O que vai acontecer é uma correção de preços do mercado. Talvez ele tenha subido por uma especulação, uma boa notícia para a empresa ou qualquer outro motivo, mas sempre chega a hora de “colocar os pés no chão” e dar ao ativo o seu devido valor. Essa é a hora em que pode acontecer uma reversão de tendência e o ativo pode vir a se desvalorizar.

Essa reversão de tendência pode ser antecipada caso os profissionais saibam fazer análise de padrões gráficos como o OCO. Com isso, é possível tomar decisões de compra e venda, para que seja possível lucrar mais ou até mesmo prevenir perdas.

Veja mais algumas características do padrão OCO abaixo.

Topos alternados

Uma das características do padrão gráfico OCO são os topos alternados com fundos. São três topos (Ombro Cabeça Ombro) alternados com fundos que chegam ao que chamamos de linha de pescoço.

Linha de pescoço

A linha de pescoço é a linha traçada nos pontos mais baixos do padrão OCO. Com ela é possível determinar o ponto de rompimento dos preços, que é a partir de onde o ativo não deve voltar mais a subir em um curto prazo, a não ser que aconteça um pullback.

Pullback (Potencial do Movimento de Retorno)

Um pullback é um pequeno movimento de alta em que o mercado testa a linha de pescoço por baixo, mas os preços voltam a ceder em seguida.

OCOI (ombro cabeça ombro invertido): o que é?

O Ombro Cabeça Ombro Invertido ou OCOI é o padrão gráfico que indica oscilação do mercado onde há a reversão de tendência de preços de baixa para alta, ou seja, o OCO Invertido. Ele é representado por três fundos com dois topos, que são utilizados agora para marcar a linha de pescoço.

Entender o OCOI a partir do OCO é muito simples.

Se o OCO representa o Ombro Cabeça Ombro, o invertido está, naturalmente, de cabeça para baixo e vai ser encontrado após uma tendência de baixa. Ele funciona como um sinal de freio para essa tendência que pode ser revertida em breve, fazendo os preços voltarem a subir.

Agora que você já entendeu um pouco sobre os padrões OCO e OCOI, vamos ver algumas estratégias para aproveitar essas habilidades e tirar proveito desses conhecimentos para tomar decisões com mais segurança.

Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis. Ao escolher a Clear você tem ao seu lado as maiores vantagens do mercado financeiro.

Estratégias para operar com o padrão ombro cabeça ombro (OCO)

Venda no rompimento

No mercado financeiro podemos comprar primeiro e vender depois esperando que o preço suba para ganharmos com a valorização. E também, podemos vender primeiro e comprar depois esperando que o preço caia para ganharmos com a desvalorização.

Então, uma vez identificado o OCO no topo de um movimento, você operar vendido no rompimento da linha de pescoço e projetar o tamanho da cabeça para baixo como alvo da operação.

Análise de volume

Fazer uma análise do volume de negociações é uma forma de confirmar a reversão de tendência. Dessa forma, é possível entender o que o mercado está realmente pensando sobre o ativo.

Encerramento de posição comprada

Se você comprou um ativo e ganhou com a sua valorização, uma boa estratégia é vender quando houver sinais de rompimento de acordo com a análise gráfica. O ponto de rompimento é aquele traçado pela linha de pescoço e pode ser uma ótima oportunidade de venda antes que o ativo comece a cair.

Se você estiver em uma posição comprada, este é o momento de encerrá-la, na linha de pescoço do 2º ombro, que é quando o ponto de rompimento pode indicar tendência de baixa à frente.

Como interpretar o gráfico Ombro Cabeça Ombro?

Como você pôde perceber, o padrão Ombro Cabeça Ombro e seu modelo invertido podem indicar importantes reversões de tendências e trazer informações que farão toda a diferença na hora da tomada de decisões nas negociações de compra e venda de algum ativo.

Todo trader precisa ter grande cuidado na hora de analisar o gráfico para fazer a confirmação desses padrões e não ser pego de surpresa. Embora esses sejam sinais importantes, é sempre necessário lembrar da imprevisibilidade do mercado na hora de fazer suas negociações.

Então, ao fazer a análise dos gráficos, é importante analisar o volume de negociações. Se o volume for muito baixo, talvez isso não seja algo relevante para o mercado, ou seja, algo que vá se sustentar e não sirva como confirmação para uma reversão de tendência. 

Também é importante prestar muita atenção no movimento de formação do topo central. Caso haja entrada de volume no início do movimento de queda, isso pode ser um sinal de que entraram novos vendedores nesse ponto.

Essas informações podem te ajudar a interpretar melhor os gráficos. Portanto, é importante, além de ficar atento, escutar a opinião de grandes analistas sobre as variações do mercado para entender melhor sobre análise e construir suas habilidades de entender melhor o que acontece nesses padrões gráficos.

A análise gráfica não é somente baseada nas linhas de sobe e desce, então é preciso analisar dados de volume e outras informações que estão compondo esses padrões.

Abra sua conta, é online, rápido e 100% grátis. Ao escolher a Clear você tem ao seu lado as maiores vantagens do mercado financeiro.

Estratégias para operar com o padrão ombro cabeça ombro invertido (OCOI)

Imagem de um gráfico de análise na tela de um notebook em referência ao OCO (Ombro Cabeça Ombro) e OCOI (Ombro Cabeça Ombro Invertido)

A seguir você poderá conferir algumas estratégias para operar com mais segurança e maior possibilidade de acerto.

Compra no rompimento

Quando traçada a linha de pescoço, a estratégia é se posicionar comprado no ponto de rompimento. Podem ser projetados stops e alvos de acordo com tamanho dos ombros, da cabeça ou conforme o seu gerenciamento de risco.

Análise de candle

Fazer uma análise de candles pode ser uma forma de confirmar essa reversão de tendência (de baixa para alta) para fazer melhores posições de compra.

Encerramento na posição vendida

Caso você esteja posicionado como vendido, essa é a hora de encerrar a posição, no nível da linha de pescoço, após o 2º ombro, que é quando o ponto de rompimento pode indicar tendência de alta à frente.

Assistente de Inteligência Artificial: utilize a tecnologia para aprimorar sua análise gráfica

A fim de minimizar as perdas durante as operações de Day Trade, a AIA (assistente de inteligência artificial para traders), é essencial para desenvolver suas habilidades e conhecimentos.

A ferramenta atua como uma espécie de personal trader, exclusiva apenas para clientes Clear, que auxilia em diversos aspectos relevantes para suas operações. 

Desse modo, nossos traders podem avaliar seu desempenho e identificar o que deve ser melhorado. 

Tendo ao seu lado uma ferramenta de alta tecnologia que conta com recursos que orientam os investidores a atingirem os seus objetivos, por meio de relatórios precisos, que auxiliam a garantir uma boa performance nas operações.

Assim, a AIA envia dicas em momentos importantes das operações. São eles: 

  • Durante o pregão: em que é possível receber as dicas via WhatsApp com avisos e alertas devidamente personalizados. 
  • Após o pregão: a AIA analisa padrões e avalia os comportamentos nocivos do trader por meio de números e pontuações.  
  • AIA Score (relatório de performance): score que analisa o que está prejudicando as operações, com o objetivo de educar o usuário e minimizar os riscos.

Além disso, a Clear Corretora oferece diversas vantagens para nossos traders como corretagem zero, plataforma zero e sala de análise. 

E aí, vai ficar de fora dessa?

Para saber mais, solicite uma demonstração hoje mesmo dessa ferramenta exclusiva e aumente os seus resultados no mundo do trade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *